Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 10ºA no ano letivo 2018/2019

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Fábio Carvalho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93460
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_39e5507b1c27cf153aeaa8c48afac4d5
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93460
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 10ºA no ano letivo 2018/2019STAGE REPORT DEVOLEPED ALONG THE LAST ACADEMIC YEAR (2018/2019) DURING THE PEDAGOGICAL INTERNSHIP CARRIED OUT AT QUINTA DAS FLORES ElEMENTARY AND SECONDARY SCHOOL, WITH THE 10th A CLASSProcesso ensino aprendizagemSucesso educativoReflexãoAtividade físico-desportivaProfissionalismoTeaching-learning process;Educational successReflectionPhysical-sports activityProfessionalismRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaThe following internship report emerged in the context of the master’s degree in Physical Education Teaching in the Elementary and Secondary Cycles of the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra. The Pedagogical Internship is presented as the last stage of the physical education (PE) teacher, where the intern professor has the possibility to apply in real context all the knowledge acquired along his/her academic career, besides having the possibility to perform all the tasks that are inherent to the teaching process. Thereby, this report results from the work developed along the last academic year (2018/2019) during the Pedagogical Internship carried out at Quinta das Flores Elementary and Secondary School, with the 10th A class of the Science and Technology course. As mentioned before, the Pedagogical Internship is the last stage of the academic path related to the education of the PE teacher, intended to sharpen our knowledges and increased our range of skills, becoming crucial to deeply reflect on them. Therefore, the following report intends to describe all the activities and tasks performed, as well as make a reflection to present the lessons learned. Hence, this report is divided in three chapters. The first chapter introduces a practice contextualization, which includes a characterization of the school, the PE Disciplinary Group and the 10th class. The second part of this work subsists on a reflective analysis of the teaching-learning process management (acting in the dimensions of pedagogical intervention, evaluation process, etc.), as well as all the tasks performed throughout the internship. Finally, the third chapter explore the problematic of “The physical sports activity of parents and children and the achievement in Physical Education”.O presente Relatório de Estágio surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação de Física nos Ciclos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico apresenta-se como a última etapa de formação do docente de Educação Física (EF), onde o professor estagiário tem a possibilidade de aplicar em contexto real todos os conhecimentos adquiridos ao longo do seu percurso académico, exercendo todas as tarefas que são inerentes ao exercício da docência. O relatório apresentado deriva do trabalho desenvolvido ao longo do Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, no ano letivo 2018/2019, com a turma do 10ºA pertencente ao curso Científico Humanístico de Ciências e Tecnologias. Como referido anteriormente, o Estágio Pedagógico constitui a última etapa do percurso académico relativo à formação do professor de EF, onde aprendemos muito e aumentamos o nosso leque de competências, tornando-se crucial refletir de uma forma profunda acerca das mesmas. Assim, com este documento pretendo descrever todas as atividades e tarefas desenvolvidas, bem como efetuar uma reflexão acerca das mesmas de modo a apresentar as aprendizagens alcançadas. Este relatório encontra-se então dividido em três capítulos. O primeiro diz respeito a uma contextualização da prática, que engloba a caracterização da escola, do Grupo Disciplinar de Educação Física e da turma do 10ºA. O segundo subsiste na análise reflexiva da gestão efetuada em termos do processo ensino aprendizagem (atuação nas dimensões de intervenção pedagógica, processo avaliativo, etc), bem como de todas as tarefas efetuadas ao longo do estágio. Por último, o terceiro capítulo é o aprofundamento de um Tema-Problema, que consiste num estudo relativo à " prática de atividade físico-desportiva e ao aproveitamento em Educação Física”.2019-10-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93460http://hdl.handle.net/10316/93460TID:202673375porReis, Fábio Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:47:37Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93460Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:23.414341Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 10ºA no ano letivo 2018/2019
STAGE REPORT DEVOLEPED ALONG THE LAST ACADEMIC YEAR (2018/2019) DURING THE PEDAGOGICAL INTERNSHIP CARRIED OUT AT QUINTA DAS FLORES ElEMENTARY AND SECONDARY SCHOOL, WITH THE 10th A CLASS
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 10ºA no ano letivo 2018/2019
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 10ºA no ano letivo 2018/2019
Reis, Fábio Carvalho
Processo ensino aprendizagem
Sucesso educativo
Reflexão
Atividade físico-desportiva
Profissionalismo
Teaching-learning process;
Educational success
Reflection
Physical-sports activity
Professionalism
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 10ºA no ano letivo 2018/2019
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 10ºA no ano letivo 2018/2019
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 10ºA no ano letivo 2018/2019
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 10ºA no ano letivo 2018/2019
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 10ºA no ano letivo 2018/2019
author Reis, Fábio Carvalho
author_facet Reis, Fábio Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Fábio Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Processo ensino aprendizagem
Sucesso educativo
Reflexão
Atividade físico-desportiva
Profissionalismo
Teaching-learning process;
Educational success
Reflection
Physical-sports activity
Professionalism
topic Processo ensino aprendizagem
Sucesso educativo
Reflexão
Atividade físico-desportiva
Profissionalismo
Teaching-learning process;
Educational success
Reflection
Physical-sports activity
Professionalism
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93460
http://hdl.handle.net/10316/93460
TID:202673375
url http://hdl.handle.net/10316/93460
identifier_str_mv TID:202673375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134019885989888