Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 11ºA no ano letivo de 2016/2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Hélder Filipe Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/84021
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_40332fd1cb5ce980c1703610538379df
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/84021
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 11ºA no ano letivo de 2016/2017TEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED IN ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA QUINTA DAS FLORES, NEXT TO THE 11TH A CLASS IN THE SCHOOL YEAR 2016/2017Educação FísicaEstágio PedagógicoProcesso Ensino-AprendizagemReflexão da Prática PedagógicaIndisciplinaPhysical EducationTeacher TrainingTeaching-Learning ProcessPedagogical Practice ReflectionIndisciplineRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO Estágio Pedagógico é um momento fundamental na formação de novos professores, permitindo que estes experienciem o contexto escolar, na prática, aplicando os conhecimentos adquiridos previamente. Com o presente documento pretende-se descrever e refletir o trabalho desenvolvido no âmbito do Estagio Pedagógico, enquanto professor estagiário de Educação Física, na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores. Na primeira parte deste documento é contextualizada toda envolvência onde foi desenvolvido o Estágio Pedagógico, procurando descrever em que situação este ocorreu. Numa segunda fase, são descritas e refletidas as práticas pedagógicas utilizadas, bem como a análise de outras áreas de intervenção. São identificados os problemas e dúvidas que surgiram e as aprendizagens adquiridas, explicando a forma como tal decorreu. Por fim, o relatório é concluído com um tema-problema sobre “Reações dos professores perante comportamentos de indisciplina nas aulas de educação física”. A indisciplina é uma das principais preocupações dos professores em formação e, também, dos mais experientes, pelo impacto que tem na criação de um ambiente favorável à aprendizagem. Assim, foram analisadas as reações aos comportamentos de indisciplina nas aulas de EF, verificando qual a sua frequência e comparando professores estagiários e professores experientes. Os resultados mostram que os professores seguem as indicações expostas na bibliografia sobre esta problemática e que as diferenças significativas (p>0,05) entre os grupos analisados, encontram-se, apenas, em dois tipos de reação, nas situações de menor gravidade.The Teacher Training is an important moment in the education of new teachers, allowing them to experience the school context, in practice, applying the knowledge previously acquired. This report intends to describe and reflect the work developed as a trainee teacher of Physical Education in Escola Básica e Secundária Quinta das Flores. In the first part of this document is contextualized all the surroundings where the Teacher Training was developed, trying to describe in what situation this occurred. In a second phase, the pedagogical practices used, as well as the analysis of other areas of intervention, are described and reflected. The problems and doubts that have emerged and the acquired learning are clarified, explaining how they happened during this process. Finally, the report ends with a problem-theme on "Reactions of teachers to indiscipline behaviors in physical education classes". Discipline is one of the main concerns of teachers in internship, and also of the most experienced, for the impact it has on creating a learning-friendly environment. Thus, the reactions to the behaviors of indiscipline in the Physical Education classes were analyzed, checking their frequency and comparing intern teachers and experienced ones. The results show that teachers follow the indications presented in the bibliography about this problem and that the significant differences (p> 0.05) between the analyzed groups are only found in two types of reaction, in situations of lower gravity.2017-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84021http://hdl.handle.net/10316/84021TID:202145727porSantos, Hélder Filipe Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-15T14:23:58Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84021Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:40.878646Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 11ºA no ano letivo de 2016/2017
TEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED IN ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA QUINTA DAS FLORES, NEXT TO THE 11TH A CLASS IN THE SCHOOL YEAR 2016/2017
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 11ºA no ano letivo de 2016/2017
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 11ºA no ano letivo de 2016/2017
Santos, Hélder Filipe Rodrigues
Educação Física
Estágio Pedagógico
Processo Ensino-Aprendizagem
Reflexão da Prática Pedagógica
Indisciplina
Physical Education
Teacher Training
Teaching-Learning Process
Pedagogical Practice Reflection
Indiscipline
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 11ºA no ano letivo de 2016/2017
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 11ºA no ano letivo de 2016/2017
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 11ºA no ano letivo de 2016/2017
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 11ºA no ano letivo de 2016/2017
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 11ºA no ano letivo de 2016/2017
author Santos, Hélder Filipe Rodrigues
author_facet Santos, Hélder Filipe Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Hélder Filipe Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio Pedagógico
Processo Ensino-Aprendizagem
Reflexão da Prática Pedagógica
Indisciplina
Physical Education
Teacher Training
Teaching-Learning Process
Pedagogical Practice Reflection
Indiscipline
topic Educação Física
Estágio Pedagógico
Processo Ensino-Aprendizagem
Reflexão da Prática Pedagógica
Indisciplina
Physical Education
Teacher Training
Teaching-Learning Process
Pedagogical Practice Reflection
Indiscipline
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/84021
http://hdl.handle.net/10316/84021
TID:202145727
url http://hdl.handle.net/10316/84021
identifier_str_mv TID:202145727
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133947859304448