Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, junto da turma do 10º B no ano letivo de 2018/2019
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/93485 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física |
id |
RCAP_8930027d7fe49925460c8fea9826ae46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/93485 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, junto da turma do 10º B no ano letivo de 2018/2019Teacher Training Report developed at the Basic and Secondary School of Quinta das Flores, with the 10th B class in the leading year of 2018/2019Educação FísicaDocentePrática DesportivaProcesso de Ensino-aprendizagemReflexão.Physical EducationTeacherSports practiceTeaching-Learning ProcessReflectionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO relatório de estágio pedagógico é o culminar de um ano de trabalho e dedicação à arte de ensino. Este documento emerge da atuação junto de uma turma e da reflexão sobre essa prática por modo a alcançar o esplendor da educação. O estágio pedagógico foi o momento de aplicação, em contexto real, da teoria e metodologia apreendida durante a formação. Assim, representa um momento ímpar para a implementação de estratégias inovadoras, nas quais podemos e devemos correr riscos por forma a maximizar as aprendizagens, não só dos alunos, como de nós enquanto futuros docentes.Desta forma, o estágio pedagógico realizou-se na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, no ano letivo de 2018/2019, junto da turma do 10º B. Assim, foi com esta turma que as aprendizagens adquiridas ganharam forma e moldaram-se a este contexto específico.Durante todo o ano foram realizadas diversas tarefas de índole da docência que merecem reflexão e consequente avaliação da aplicação. Desta forma, o presente documento pretende expor, de forma sumária, as tarefas desenvolvidas no estágio. Como tal são reportadas as quatro grandes áreas do estágio: área 1) tarefas de ensino aprendizagem; área 2) tarefas de organização e gestão escolar; área 3) projeto e parcerias educativas e por fim, mas não menos importante, a área 4) atitude ético-profissional. É ainda apresentado o aprofundamento do tema-problema, no qual é realizado um estudo com o tema “Relação entre a prática de atividade físico-desportiva e o aproveitamento escolar dos alunos”, aplicado a uma população amostral da mesma escola.This report is the culmination of a year of work and dedication to the art of teaching. This document emerges from working along with a class and from the reflection about this practice in order to achieve the splendor of education.The teacher training was the moment of application, in real context, of the theory and methodology learned during academic formation. Therefore, it represents an unparalleled moment for the implementation of innovative strategies, in which we can and should take risks in order to maximize the learning, not only of the students, but also of us as future teachers.In this way, the pedagogical internship was carried out in the Basic and Secondary School of Quinta das Flores, in the 2018/2019 school year, along with the 10th B class. Thus, it was with this class that the acquired learning gained shape and mold itself to this specific context.Throughout the year several tasks of a teaching nature that deserve reflection and a consequent evaluation of the application were performed. In this way, the present document intends to expose, in a summary way, the tasks developed during the internship. As such, are reported the four major areas of the internship: area 1) learning-teaching tasks; area 2) school organization and management tasks; area 3) project and educational partnerships and last, but not least, area 4) ethical-professional attitude.It is also presented the deepening of the problem-theme, in which a study is carried out with the theme "Relationship between the practice of physical-sport activity and the academic achievement of the students", applied to a sample population of the same school.2019-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93485http://hdl.handle.net/10316/93485TID:202673502porMoreira, João Pedro Mendes Salgadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:50:17Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93485Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:24.600209Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, junto da turma do 10º B no ano letivo de 2018/2019 Teacher Training Report developed at the Basic and Secondary School of Quinta das Flores, with the 10th B class in the leading year of 2018/2019 |
title |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, junto da turma do 10º B no ano letivo de 2018/2019 |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, junto da turma do 10º B no ano letivo de 2018/2019 Moreira, João Pedro Mendes Salgado Educação Física Docente Prática Desportiva Processo de Ensino-aprendizagem Reflexão. Physical Education Teacher Sports practice Teaching-Learning Process Reflection |
title_short |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, junto da turma do 10º B no ano letivo de 2018/2019 |
title_full |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, junto da turma do 10º B no ano letivo de 2018/2019 |
title_fullStr |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, junto da turma do 10º B no ano letivo de 2018/2019 |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, junto da turma do 10º B no ano letivo de 2018/2019 |
title_sort |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, junto da turma do 10º B no ano letivo de 2018/2019 |
author |
Moreira, João Pedro Mendes Salgado |
author_facet |
Moreira, João Pedro Mendes Salgado |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, João Pedro Mendes Salgado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Docente Prática Desportiva Processo de Ensino-aprendizagem Reflexão. Physical Education Teacher Sports practice Teaching-Learning Process Reflection |
topic |
Educação Física Docente Prática Desportiva Processo de Ensino-aprendizagem Reflexão. Physical Education Teacher Sports practice Teaching-Learning Process Reflection |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/93485 http://hdl.handle.net/10316/93485 TID:202673502 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/93485 |
identifier_str_mv |
TID:202673502 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134019943661568 |