Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, junto da turma do 10º B no ano letivo de 2018/2019

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, João Pedro Mendes Salgado
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93485
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_8930027d7fe49925460c8fea9826ae46
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93485
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, junto da turma do 10º B no ano letivo de 2018/2019Teacher Training Report developed at the Basic and Secondary School of Quinta das Flores, with the 10th B class in the leading year of 2018/2019Educação FísicaDocentePrática DesportivaProcesso de Ensino-aprendizagemReflexão.Physical EducationTeacherSports practiceTeaching-Learning ProcessReflectionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO relatório de estágio pedagógico é o culminar de um ano de trabalho e dedicação à arte de ensino. Este documento emerge da atuação junto de uma turma e da reflexão sobre essa prática por modo a alcançar o esplendor da educação. O estágio pedagógico foi o momento de aplicação, em contexto real, da teoria e metodologia apreendida durante a formação. Assim, representa um momento ímpar para a implementação de estratégias inovadoras, nas quais podemos e devemos correr riscos por forma a maximizar as aprendizagens, não só dos alunos, como de nós enquanto futuros docentes.Desta forma, o estágio pedagógico realizou-se na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, no ano letivo de 2018/2019, junto da turma do 10º B. Assim, foi com esta turma que as aprendizagens adquiridas ganharam forma e moldaram-se a este contexto específico.Durante todo o ano foram realizadas diversas tarefas de índole da docência que merecem reflexão e consequente avaliação da aplicação. Desta forma, o presente documento pretende expor, de forma sumária, as tarefas desenvolvidas no estágio. Como tal são reportadas as quatro grandes áreas do estágio: área 1) tarefas de ensino aprendizagem; área 2) tarefas de organização e gestão escolar; área 3) projeto e parcerias educativas e por fim, mas não menos importante, a área 4) atitude ético-profissional. É ainda apresentado o aprofundamento do tema-problema, no qual é realizado um estudo com o tema “Relação entre a prática de atividade físico-desportiva e o aproveitamento escolar dos alunos”, aplicado a uma população amostral da mesma escola.This report is the culmination of a year of work and dedication to the art of teaching. This document emerges from working along with a class and from the reflection about this practice in order to achieve the splendor of education.The teacher training was the moment of application, in real context, of the theory and methodology learned during academic formation. Therefore, it represents an unparalleled moment for the implementation of innovative strategies, in which we can and should take risks in order to maximize the learning, not only of the students, but also of us as future teachers.In this way, the pedagogical internship was carried out in the Basic and Secondary School of Quinta das Flores, in the 2018/2019 school year, along with the 10th B class. Thus, it was with this class that the acquired learning gained shape and mold itself to this specific context.Throughout the year several tasks of a teaching nature that deserve reflection and a consequent evaluation of the application were performed. In this way, the present document intends to expose, in a summary way, the tasks developed during the internship. As such, are reported the four major areas of the internship: area 1) learning-teaching tasks; area 2) school organization and management tasks; area 3) project and educational partnerships and last, but not least, area 4) ethical-professional attitude.It is also presented the deepening of the problem-theme, in which a study is carried out with the theme "Relationship between the practice of physical-sport activity and the academic achievement of the students", applied to a sample population of the same school.2019-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93485http://hdl.handle.net/10316/93485TID:202673502porMoreira, João Pedro Mendes Salgadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:50:17Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93485Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:24.600209Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, junto da turma do 10º B no ano letivo de 2018/2019
Teacher Training Report developed at the Basic and Secondary School of Quinta das Flores, with the 10th B class in the leading year of 2018/2019
title Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, junto da turma do 10º B no ano letivo de 2018/2019
spellingShingle Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, junto da turma do 10º B no ano letivo de 2018/2019
Moreira, João Pedro Mendes Salgado
Educação Física
Docente
Prática Desportiva
Processo de Ensino-aprendizagem
Reflexão.
Physical Education
Teacher
Sports practice
Teaching-Learning Process
Reflection
title_short Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, junto da turma do 10º B no ano letivo de 2018/2019
title_full Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, junto da turma do 10º B no ano letivo de 2018/2019
title_fullStr Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, junto da turma do 10º B no ano letivo de 2018/2019
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, junto da turma do 10º B no ano letivo de 2018/2019
title_sort Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, junto da turma do 10º B no ano letivo de 2018/2019
author Moreira, João Pedro Mendes Salgado
author_facet Moreira, João Pedro Mendes Salgado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, João Pedro Mendes Salgado
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Docente
Prática Desportiva
Processo de Ensino-aprendizagem
Reflexão.
Physical Education
Teacher
Sports practice
Teaching-Learning Process
Reflection
topic Educação Física
Docente
Prática Desportiva
Processo de Ensino-aprendizagem
Reflexão.
Physical Education
Teacher
Sports practice
Teaching-Learning Process
Reflection
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93485
http://hdl.handle.net/10316/93485
TID:202673502
url http://hdl.handle.net/10316/93485
identifier_str_mv TID:202673502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134019943661568