A inclusão de alunos com síndrome de asperger: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/5920 |
Resumo: | A pesquisa destinou-se a avaliar a qualidade inclusiva de uma escola do ensino regular frequentada por um aluno com síndrome de asperger. Pretendeu-se compreender do ponto de vista de alunos e adultos significativos, de que forma e com que resultados estava a escola a incluir os seus alunos, em especial o aluno com síndrome de asperger. O estudo configurou uma metodologia de estudo de caso tendo envolvido a) 3 turmas do 3º ciclo, onde se inclui um aluno com síndrome de asperger, a quem demos o nome de Pedro e b) alguns adultos significativos no processo de inclusão do Pedro, a saber: psicóloga educacional, diretora de turma, a professora de educação especial e a mãe. A recolha de dados assentou fundamentalmente em questionário fechado (alunos), entrevistas semi-estruturadas (adultos e Pedro) e análise documental. Os resultados obtidos, por referência ao modelo de Ainscow & Booth (2002) permitem concluir que a maioria dos alunos avalia positivamente a qualidade inclusiva da sua escola, devendo sublinhar-se que tal não é a perspetiva do Pedro no que a si se refere, particularmente no que respeita à recetividade dos colegas. Os adultos, e em referência ao mesmo modelo, tendem a apresentar uma visão da qualidade inclusiva da escola mais positiva do que negativa. Os resultados mostram ainda, por referência às recomendações de Attwood (2000) que a escola não se apresenta suficientemente competente, e portanto inclusiva, no que respeita a uma resposta intencional, planeada e estruturada às necessidades educativas do Pedro. Deste modo a resposta à nossa questão geral não é linear, pois os resultados mostram indicadores melhor conseguidos, e outros menos conseguidos e alguma variedade na perspetiva dos participantes. |
id |
RCAP_3a14733e14d6ce44896ab138a9ca2351 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5920 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A inclusão de alunos com síndrome de asperger: um estudo de casoEDUCAÇÃOMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOREDUCAÇÃO ESPECIALINCLUSÃO ESCOLARSÍNDROME DE ASPERGERESTUDOS DE CASONECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONSCHOOL INCLUSIONASPERGER'S SYNDROMECASE STUDIESSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSA pesquisa destinou-se a avaliar a qualidade inclusiva de uma escola do ensino regular frequentada por um aluno com síndrome de asperger. Pretendeu-se compreender do ponto de vista de alunos e adultos significativos, de que forma e com que resultados estava a escola a incluir os seus alunos, em especial o aluno com síndrome de asperger. O estudo configurou uma metodologia de estudo de caso tendo envolvido a) 3 turmas do 3º ciclo, onde se inclui um aluno com síndrome de asperger, a quem demos o nome de Pedro e b) alguns adultos significativos no processo de inclusão do Pedro, a saber: psicóloga educacional, diretora de turma, a professora de educação especial e a mãe. A recolha de dados assentou fundamentalmente em questionário fechado (alunos), entrevistas semi-estruturadas (adultos e Pedro) e análise documental. Os resultados obtidos, por referência ao modelo de Ainscow & Booth (2002) permitem concluir que a maioria dos alunos avalia positivamente a qualidade inclusiva da sua escola, devendo sublinhar-se que tal não é a perspetiva do Pedro no que a si se refere, particularmente no que respeita à recetividade dos colegas. Os adultos, e em referência ao mesmo modelo, tendem a apresentar uma visão da qualidade inclusiva da escola mais positiva do que negativa. Os resultados mostram ainda, por referência às recomendações de Attwood (2000) que a escola não se apresenta suficientemente competente, e portanto inclusiva, no que respeita a uma resposta intencional, planeada e estruturada às necessidades educativas do Pedro. Deste modo a resposta à nossa questão geral não é linear, pois os resultados mostram indicadores melhor conseguidos, e outros menos conseguidos e alguma variedade na perspetiva dos participantes.The research was intended to assess the inclusiveness quality of a regular school, frequented by a student with asperger’s syndrome. With the research it was intended to understand from the point of view of students and significant adults, how and which results the school was including their students, especially the student with asperger’s syndrome. The study configured a case study methodology, involving a) 3 classes of Portuguese 3rd cycle grade, which includes a student with asperger’s syndrome, whom we named Pedro and b) some significant adults in the inclusion process of Pedro, namely: educational psychologist, director of class, the special education teacher and the mother. Data collection was based primarily on closed questionnaire (students), semi-structured interviews (adults and Peter) and in documentary analysis. The results obtained, by reference the Ainscow & Booth (2002) model, showed that the majority of students evaluates the inclusiveness quality of their school positively, should be noted that this is not the perspective of what Peter refers to himself particularly regarding the receptivity of colleagues. The adults, by the same model, tend to have a more positive than negative vision of inclusiveness quality of school. The results also show, by reference to the recommendations of Attwood (2000) that the school does not have sufficient competence, therefore inclusiveness, in order to offer an intentional response, planned and structured to meet the educational needs of Pedro. Thus, the answer to our general question is not linear, since were obtained more and less successful results, regarding its indicators; also, it was found some variation in the participants’ perspectives.2015-01-22T11:52:09Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5920TID:201255561porCarvalho, Cristiana Louret Ezequielinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-21T01:30:41Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5920Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:40.570191Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inclusão de alunos com síndrome de asperger: um estudo de caso |
title |
A inclusão de alunos com síndrome de asperger: um estudo de caso |
spellingShingle |
A inclusão de alunos com síndrome de asperger: um estudo de caso Carvalho, Cristiana Louret Ezequiel EDUCAÇÃO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSÃO ESCOLAR SÍNDROME DE ASPERGER ESTUDOS DE CASO NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS EDUCATION SPECIAL EDUCATION SCHOOL INCLUSION ASPERGER'S SYNDROME CASE STUDIES SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS |
title_short |
A inclusão de alunos com síndrome de asperger: um estudo de caso |
title_full |
A inclusão de alunos com síndrome de asperger: um estudo de caso |
title_fullStr |
A inclusão de alunos com síndrome de asperger: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A inclusão de alunos com síndrome de asperger: um estudo de caso |
title_sort |
A inclusão de alunos com síndrome de asperger: um estudo de caso |
author |
Carvalho, Cristiana Louret Ezequiel |
author_facet |
Carvalho, Cristiana Louret Ezequiel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Cristiana Louret Ezequiel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSÃO ESCOLAR SÍNDROME DE ASPERGER ESTUDOS DE CASO NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS EDUCATION SPECIAL EDUCATION SCHOOL INCLUSION ASPERGER'S SYNDROME CASE STUDIES SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS |
topic |
EDUCAÇÃO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSÃO ESCOLAR SÍNDROME DE ASPERGER ESTUDOS DE CASO NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS EDUCATION SPECIAL EDUCATION SCHOOL INCLUSION ASPERGER'S SYNDROME CASE STUDIES SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS |
description |
A pesquisa destinou-se a avaliar a qualidade inclusiva de uma escola do ensino regular frequentada por um aluno com síndrome de asperger. Pretendeu-se compreender do ponto de vista de alunos e adultos significativos, de que forma e com que resultados estava a escola a incluir os seus alunos, em especial o aluno com síndrome de asperger. O estudo configurou uma metodologia de estudo de caso tendo envolvido a) 3 turmas do 3º ciclo, onde se inclui um aluno com síndrome de asperger, a quem demos o nome de Pedro e b) alguns adultos significativos no processo de inclusão do Pedro, a saber: psicóloga educacional, diretora de turma, a professora de educação especial e a mãe. A recolha de dados assentou fundamentalmente em questionário fechado (alunos), entrevistas semi-estruturadas (adultos e Pedro) e análise documental. Os resultados obtidos, por referência ao modelo de Ainscow & Booth (2002) permitem concluir que a maioria dos alunos avalia positivamente a qualidade inclusiva da sua escola, devendo sublinhar-se que tal não é a perspetiva do Pedro no que a si se refere, particularmente no que respeita à recetividade dos colegas. Os adultos, e em referência ao mesmo modelo, tendem a apresentar uma visão da qualidade inclusiva da escola mais positiva do que negativa. Os resultados mostram ainda, por referência às recomendações de Attwood (2000) que a escola não se apresenta suficientemente competente, e portanto inclusiva, no que respeita a uma resposta intencional, planeada e estruturada às necessidades educativas do Pedro. Deste modo a resposta à nossa questão geral não é linear, pois os resultados mostram indicadores melhor conseguidos, e outros menos conseguidos e alguma variedade na perspetiva dos participantes. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2015-01-22T11:52:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/5920 TID:201255561 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/5920 |
identifier_str_mv |
TID:201255561 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131253550612480 |