Inclusão de alunos com Síndrome de Asperger no Ensino Básico : perceções e práticas dos docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Cláudia Regina da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7496
Resumo: No presente trabalho, dá-se a conhecer as perceções e as práticas pedagógicas dos docentes do ensino básico do Agrupamento de Escolas João Villaret, em Loures, no ano letivo de 2013/2014, face à inclusão de alunos com Síndrome de Asperger, aprofundando e ampliando, assim, os conhecimentos existentes acerca desta problemática. Os dados resultam de um inquérito composto por vinte itens, num total de cinquenta e cinco questões. Participaram neste inquérito cinquenta e seis docentes dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. Teve como objetivos perceber o que os docentes pensam sobre a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, e mais especificamente com Síndrome de Asperger, nas suas aulas, conhecer as medidas de diferenciação utilizadas pelos mesmos, assim como os aspetos facilitadores e os obstáculos identificados por estes professores no desenvolvimento do seu trabalho com esses alunos. Para isso, foi importante abordar outras questões como, por exemplo, a formação dos professores, a legislação de incidência na escolaridade de alunos com necessidades educativas especiais, o papel das TIC e dos diferentes intervenientes educativos. Em suma, pretendeu-se com este trabalho contribuir para um melhor ensino-aprendizagem numa escola que se pretende inclusiva.
id RCAP_f0c252b03a62fe767c348913f1699986
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7496
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inclusão de alunos com Síndrome de Asperger no Ensino Básico : perceções e práticas dos docentesMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOREDUCAÇÃO ESPECIALNECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISENSINO BÁSICOSÍNDROME DE ASPERGEREDUCAÇÃOSPECIAL EDUCATIONSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSPRIMARY EDUCATIONASPERGER'S SYNDROMEEDUCATIONNo presente trabalho, dá-se a conhecer as perceções e as práticas pedagógicas dos docentes do ensino básico do Agrupamento de Escolas João Villaret, em Loures, no ano letivo de 2013/2014, face à inclusão de alunos com Síndrome de Asperger, aprofundando e ampliando, assim, os conhecimentos existentes acerca desta problemática. Os dados resultam de um inquérito composto por vinte itens, num total de cinquenta e cinco questões. Participaram neste inquérito cinquenta e seis docentes dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. Teve como objetivos perceber o que os docentes pensam sobre a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, e mais especificamente com Síndrome de Asperger, nas suas aulas, conhecer as medidas de diferenciação utilizadas pelos mesmos, assim como os aspetos facilitadores e os obstáculos identificados por estes professores no desenvolvimento do seu trabalho com esses alunos. Para isso, foi importante abordar outras questões como, por exemplo, a formação dos professores, a legislação de incidência na escolaridade de alunos com necessidades educativas especiais, o papel das TIC e dos diferentes intervenientes educativos. Em suma, pretendeu-se com este trabalho contribuir para um melhor ensino-aprendizagem numa escola que se pretende inclusiva.In the present work, we get to know the perceptions and the pedagogical practices of teachers of basic education of the Agrupamento de Escolas João Villaret, in Loures, in the academic year 2013/2014, as regards the inclusion of students with Asperger's Syndrome, deepening and expanding, therefore, the existing knowledge about this issue. The data result from a survey composed of twenty items, in a total of fifty-five questions. Participated in this investigation fifty-six teachers of first, second and third cycles of basic education. The main objectives of this study were understand what the teachers think about the inclusion of students with special educational needs, and more specifically with Asperger's Syndrome, in their classes, as well as knowing the measures of differentiation used by them and the facilitator‟s aspects and obstacles identified by these teachers in the development of their work with these students. For this reason, it was important to address other issues such as, among others, the training of teachers, the legislation that concerns the education of students with special educational needs, the role of ICT and the participation of the various actors in the educational process. In short, it is intended with this work to contribute to a better learning and teaching at a school that should and must be inclusive.2016-12-27T12:03:46Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7496TID:201143305porFernandes, Cláudia Regina da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-21T01:30:36Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7496Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:16.822429Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão de alunos com Síndrome de Asperger no Ensino Básico : perceções e práticas dos docentes
title Inclusão de alunos com Síndrome de Asperger no Ensino Básico : perceções e práticas dos docentes
spellingShingle Inclusão de alunos com Síndrome de Asperger no Ensino Básico : perceções e práticas dos docentes
Fernandes, Cláudia Regina da Silva
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCAÇÃO ESPECIAL
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
ENSINO BÁSICO
SÍNDROME DE ASPERGER
EDUCAÇÃO
SPECIAL EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
PRIMARY EDUCATION
ASPERGER'S SYNDROME
EDUCATION
title_short Inclusão de alunos com Síndrome de Asperger no Ensino Básico : perceções e práticas dos docentes
title_full Inclusão de alunos com Síndrome de Asperger no Ensino Básico : perceções e práticas dos docentes
title_fullStr Inclusão de alunos com Síndrome de Asperger no Ensino Básico : perceções e práticas dos docentes
title_full_unstemmed Inclusão de alunos com Síndrome de Asperger no Ensino Básico : perceções e práticas dos docentes
title_sort Inclusão de alunos com Síndrome de Asperger no Ensino Básico : perceções e práticas dos docentes
author Fernandes, Cláudia Regina da Silva
author_facet Fernandes, Cláudia Regina da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Cláudia Regina da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCAÇÃO ESPECIAL
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
ENSINO BÁSICO
SÍNDROME DE ASPERGER
EDUCAÇÃO
SPECIAL EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
PRIMARY EDUCATION
ASPERGER'S SYNDROME
EDUCATION
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCAÇÃO ESPECIAL
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
ENSINO BÁSICO
SÍNDROME DE ASPERGER
EDUCAÇÃO
SPECIAL EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
PRIMARY EDUCATION
ASPERGER'S SYNDROME
EDUCATION
description No presente trabalho, dá-se a conhecer as perceções e as práticas pedagógicas dos docentes do ensino básico do Agrupamento de Escolas João Villaret, em Loures, no ano letivo de 2013/2014, face à inclusão de alunos com Síndrome de Asperger, aprofundando e ampliando, assim, os conhecimentos existentes acerca desta problemática. Os dados resultam de um inquérito composto por vinte itens, num total de cinquenta e cinco questões. Participaram neste inquérito cinquenta e seis docentes dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. Teve como objetivos perceber o que os docentes pensam sobre a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, e mais especificamente com Síndrome de Asperger, nas suas aulas, conhecer as medidas de diferenciação utilizadas pelos mesmos, assim como os aspetos facilitadores e os obstáculos identificados por estes professores no desenvolvimento do seu trabalho com esses alunos. Para isso, foi importante abordar outras questões como, por exemplo, a formação dos professores, a legislação de incidência na escolaridade de alunos com necessidades educativas especiais, o papel das TIC e dos diferentes intervenientes educativos. Em suma, pretendeu-se com este trabalho contribuir para um melhor ensino-aprendizagem numa escola que se pretende inclusiva.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2016-12-27T12:03:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/7496
TID:201143305
url http://hdl.handle.net/10437/7496
identifier_str_mv TID:201143305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131229875863552