Desocultando questões de género entre crianças pelo/no Teatro: uma intervenção pedagógica no 1.º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/12007 |
Resumo: | Numa sociedade como a portuguesa, que se proclama democrática e tem na igualdade de oportunidades um dos princípios fundadores da sua lei fundamental, a Constituição da República Portuguesa, as questões de género impõem-se no plano de ação da política institucional e como um dos aspetos essenciais a serem discutidos e trabalhados na escola. Apesar do caminho seguido em prol da igualdade de oportunidades, a realidade ainda é pautada por assimetrias de poder entre géneros, inclusive na escola. Neste texto, apresentamos o trabalho desenvolvido com crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em torno da identificação e do mapeamento de estereótipos de género, que envolveu o diálogo entre o Teatro e a Sociologia, realizado com um grupo de crianças de 4.º ano, que se consubstanciou, entre outras dimensões, na realização de três sessões de focus group, de quatro sessões de Teatro e na leitura de três obras de referência sobre género. Os dados relevam narrativas contrastantes das crianças. Se, por um lado, as crianças assumem, nos seus discursos, práticas assentes em masculinidades e feminilidades hegemónicas, por outro lado, a intervenção aponta para algumas mudanças nas suas narrativas e ações. |
id |
RCAP_3a1c41b97e3534a973a17cdc5a3ac797 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12007 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desocultando questões de género entre crianças pelo/no Teatro: uma intervenção pedagógica no 1.º CEBTeatro na educaçãoGéneroCriançasCurrículo1.º ciclo do ensino básicoNuma sociedade como a portuguesa, que se proclama democrática e tem na igualdade de oportunidades um dos princípios fundadores da sua lei fundamental, a Constituição da República Portuguesa, as questões de género impõem-se no plano de ação da política institucional e como um dos aspetos essenciais a serem discutidos e trabalhados na escola. Apesar do caminho seguido em prol da igualdade de oportunidades, a realidade ainda é pautada por assimetrias de poder entre géneros, inclusive na escola. Neste texto, apresentamos o trabalho desenvolvido com crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em torno da identificação e do mapeamento de estereótipos de género, que envolveu o diálogo entre o Teatro e a Sociologia, realizado com um grupo de crianças de 4.º ano, que se consubstanciou, entre outras dimensões, na realização de três sessões de focus group, de quatro sessões de Teatro e na leitura de três obras de referência sobre género. Os dados relevam narrativas contrastantes das crianças. Se, por um lado, as crianças assumem, nos seus discursos, práticas assentes em masculinidades e feminilidades hegemónicas, por outro lado, a intervenção aponta para algumas mudanças nas suas narrativas e ações.CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos EducacionaisRCIPLGlenda, NadineFalcão, MiguelTomás, Catarina2020-07-06T11:19:20Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12007porGlenda, N., Falcão, M., Tomás, C. (2017) Desocultando questões de género entre crianças pelo/no Teatro. Uma Intervenção Pedagógica no 1.º CEB in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (86-96) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais978-989-8912-00-8info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:04:04Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12007Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:10.866971Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desocultando questões de género entre crianças pelo/no Teatro: uma intervenção pedagógica no 1.º CEB |
title |
Desocultando questões de género entre crianças pelo/no Teatro: uma intervenção pedagógica no 1.º CEB |
spellingShingle |
Desocultando questões de género entre crianças pelo/no Teatro: uma intervenção pedagógica no 1.º CEB Glenda, Nadine Teatro na educação Género Crianças Currículo 1.º ciclo do ensino básico |
title_short |
Desocultando questões de género entre crianças pelo/no Teatro: uma intervenção pedagógica no 1.º CEB |
title_full |
Desocultando questões de género entre crianças pelo/no Teatro: uma intervenção pedagógica no 1.º CEB |
title_fullStr |
Desocultando questões de género entre crianças pelo/no Teatro: uma intervenção pedagógica no 1.º CEB |
title_full_unstemmed |
Desocultando questões de género entre crianças pelo/no Teatro: uma intervenção pedagógica no 1.º CEB |
title_sort |
Desocultando questões de género entre crianças pelo/no Teatro: uma intervenção pedagógica no 1.º CEB |
author |
Glenda, Nadine |
author_facet |
Glenda, Nadine Falcão, Miguel Tomás, Catarina |
author_role |
author |
author2 |
Falcão, Miguel Tomás, Catarina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Glenda, Nadine Falcão, Miguel Tomás, Catarina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro na educação Género Crianças Currículo 1.º ciclo do ensino básico |
topic |
Teatro na educação Género Crianças Currículo 1.º ciclo do ensino básico |
description |
Numa sociedade como a portuguesa, que se proclama democrática e tem na igualdade de oportunidades um dos princípios fundadores da sua lei fundamental, a Constituição da República Portuguesa, as questões de género impõem-se no plano de ação da política institucional e como um dos aspetos essenciais a serem discutidos e trabalhados na escola. Apesar do caminho seguido em prol da igualdade de oportunidades, a realidade ainda é pautada por assimetrias de poder entre géneros, inclusive na escola. Neste texto, apresentamos o trabalho desenvolvido com crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em torno da identificação e do mapeamento de estereótipos de género, que envolveu o diálogo entre o Teatro e a Sociologia, realizado com um grupo de crianças de 4.º ano, que se consubstanciou, entre outras dimensões, na realização de três sessões de focus group, de quatro sessões de Teatro e na leitura de três obras de referência sobre género. Os dados relevam narrativas contrastantes das crianças. Se, por um lado, as crianças assumem, nos seus discursos, práticas assentes em masculinidades e feminilidades hegemónicas, por outro lado, a intervenção aponta para algumas mudanças nas suas narrativas e ações. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2020-07-06T11:19:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/12007 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/12007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Glenda, N., Falcão, M., Tomás, C. (2017) Desocultando questões de género entre crianças pelo/no Teatro. Uma Intervenção Pedagógica no 1.º CEB in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (86-96) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais 978-989-8912-00-8 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133470155341824 |