Volumes de sólidos geométricos: aprendizagens ativas com recurso a ferramentas digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Daniel Joaquim Carvalho
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/32734
Resumo: O presente trabalho propõe-se divulgar uma experiência didática, com recurso a ferramentas digitais, nomeadamente a plataforma Desmos, relativamente ao tema dos volumes de sólidos geométricos, do programa de matemática do 9.º ano de escolaridade, com alunos da Escola Portuguesa de Cabo Verde. O mundo atravessa um tempo de incerteza, ao qual a escola não é alheia. A situação pandémica, provocada pela Covid-19, obrigou a fechar as escolas e fez das casas dos alunos as salas de aula. Exige-se, por isso, que as aprendizagens sejam mais ativas, onde os alunos constroem o seu conhecimento, descobrindo e investigando, sendo o professor um mero facilitador das suas aprendizagens. O Desmos foi a plataforma escolhida para o desenvolvimento destas aprendizagens porque possui funcionalidades muito abrangentes que permitem diversificar metodologias e formas de avaliação. Pretende-se dar a conhecer um pouco do trabalho que é possível desenvolver na área da geometria, mas que pode ser muito ampliado, porque o ambiente de programação do Desmos, permite elevar a qualidade das atividades para um nível mais interessante e motivador para os alunos.
id RCAP_3a1fe63a282a6deb63989c89683621b3
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/32734
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Volumes de sólidos geométricos: aprendizagens ativas com recurso a ferramentas digitaisVolumesSólidos geométricosAprendizagens ativasFerramentas digitaisDesmosO presente trabalho propõe-se divulgar uma experiência didática, com recurso a ferramentas digitais, nomeadamente a plataforma Desmos, relativamente ao tema dos volumes de sólidos geométricos, do programa de matemática do 9.º ano de escolaridade, com alunos da Escola Portuguesa de Cabo Verde. O mundo atravessa um tempo de incerteza, ao qual a escola não é alheia. A situação pandémica, provocada pela Covid-19, obrigou a fechar as escolas e fez das casas dos alunos as salas de aula. Exige-se, por isso, que as aprendizagens sejam mais ativas, onde os alunos constroem o seu conhecimento, descobrindo e investigando, sendo o professor um mero facilitador das suas aprendizagens. O Desmos foi a plataforma escolhida para o desenvolvimento destas aprendizagens porque possui funcionalidades muito abrangentes que permitem diversificar metodologias e formas de avaliação. Pretende-se dar a conhecer um pouco do trabalho que é possível desenvolver na área da geometria, mas que pode ser muito ampliado, porque o ambiente de programação do Desmos, permite elevar a qualidade das atividades para um nível mais interessante e motivador para os alunos.The present work proposes to disseminate a didactic experience, using digital tools, namely the Desmos platform, on the theme of volumes of geometric solids, from the mathematics curriculum of the 9th year of schooling, with students from the Portuguese School of Cape Verde. The world is going through a time of uncertainty, to which the school is not alien. The pandemic situation caused by Covid-19 forced the closing of schools and made classrooms out of students' homes. Therefore, learning is required to be more active, where students build their knowledge, discovering and investigating, with the teacher being a mere facilitator of their learning. Desmos was the platform chosen for the development of these learning experiences because it has very different functionalities that allow us to diversify methodologies and forms of assessment. Our goal is to share a little what is possible to develop through Desmos in the field of geometry. Nevertheless, these possibilities can be greatly expanded, because the use of Desmos programming environment boosts the quality of activities making them more interesting and motivating for students.2021-12-14T10:47:19Z2021-07-07T00:00:00Z2021-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32734porMachado, Daniel Joaquim Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:02:58Zoai:ria.ua.pt:10773/32734Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:17.184700Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Volumes de sólidos geométricos: aprendizagens ativas com recurso a ferramentas digitais
title Volumes de sólidos geométricos: aprendizagens ativas com recurso a ferramentas digitais
spellingShingle Volumes de sólidos geométricos: aprendizagens ativas com recurso a ferramentas digitais
Machado, Daniel Joaquim Carvalho
Volumes
Sólidos geométricos
Aprendizagens ativas
Ferramentas digitais
Desmos
title_short Volumes de sólidos geométricos: aprendizagens ativas com recurso a ferramentas digitais
title_full Volumes de sólidos geométricos: aprendizagens ativas com recurso a ferramentas digitais
title_fullStr Volumes de sólidos geométricos: aprendizagens ativas com recurso a ferramentas digitais
title_full_unstemmed Volumes de sólidos geométricos: aprendizagens ativas com recurso a ferramentas digitais
title_sort Volumes de sólidos geométricos: aprendizagens ativas com recurso a ferramentas digitais
author Machado, Daniel Joaquim Carvalho
author_facet Machado, Daniel Joaquim Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Daniel Joaquim Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Volumes
Sólidos geométricos
Aprendizagens ativas
Ferramentas digitais
Desmos
topic Volumes
Sólidos geométricos
Aprendizagens ativas
Ferramentas digitais
Desmos
description O presente trabalho propõe-se divulgar uma experiência didática, com recurso a ferramentas digitais, nomeadamente a plataforma Desmos, relativamente ao tema dos volumes de sólidos geométricos, do programa de matemática do 9.º ano de escolaridade, com alunos da Escola Portuguesa de Cabo Verde. O mundo atravessa um tempo de incerteza, ao qual a escola não é alheia. A situação pandémica, provocada pela Covid-19, obrigou a fechar as escolas e fez das casas dos alunos as salas de aula. Exige-se, por isso, que as aprendizagens sejam mais ativas, onde os alunos constroem o seu conhecimento, descobrindo e investigando, sendo o professor um mero facilitador das suas aprendizagens. O Desmos foi a plataforma escolhida para o desenvolvimento destas aprendizagens porque possui funcionalidades muito abrangentes que permitem diversificar metodologias e formas de avaliação. Pretende-se dar a conhecer um pouco do trabalho que é possível desenvolver na área da geometria, mas que pode ser muito ampliado, porque o ambiente de programação do Desmos, permite elevar a qualidade das atividades para um nível mais interessante e motivador para os alunos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-14T10:47:19Z
2021-07-07T00:00:00Z
2021-07-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/32734
url http://hdl.handle.net/10773/32734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137698119680000