Volumes de sólidos geométricos: aprendizagens ativas com recurso a ferramentas digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/32734 |
Resumo: | O presente trabalho propõe-se divulgar uma experiência didática, com recurso a ferramentas digitais, nomeadamente a plataforma Desmos, relativamente ao tema dos volumes de sólidos geométricos, do programa de matemática do 9.º ano de escolaridade, com alunos da Escola Portuguesa de Cabo Verde. O mundo atravessa um tempo de incerteza, ao qual a escola não é alheia. A situação pandémica, provocada pela Covid-19, obrigou a fechar as escolas e fez das casas dos alunos as salas de aula. Exige-se, por isso, que as aprendizagens sejam mais ativas, onde os alunos constroem o seu conhecimento, descobrindo e investigando, sendo o professor um mero facilitador das suas aprendizagens. O Desmos foi a plataforma escolhida para o desenvolvimento destas aprendizagens porque possui funcionalidades muito abrangentes que permitem diversificar metodologias e formas de avaliação. Pretende-se dar a conhecer um pouco do trabalho que é possível desenvolver na área da geometria, mas que pode ser muito ampliado, porque o ambiente de programação do Desmos, permite elevar a qualidade das atividades para um nível mais interessante e motivador para os alunos. |
id |
RCAP_3a1fe63a282a6deb63989c89683621b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/32734 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Volumes de sólidos geométricos: aprendizagens ativas com recurso a ferramentas digitaisVolumesSólidos geométricosAprendizagens ativasFerramentas digitaisDesmosO presente trabalho propõe-se divulgar uma experiência didática, com recurso a ferramentas digitais, nomeadamente a plataforma Desmos, relativamente ao tema dos volumes de sólidos geométricos, do programa de matemática do 9.º ano de escolaridade, com alunos da Escola Portuguesa de Cabo Verde. O mundo atravessa um tempo de incerteza, ao qual a escola não é alheia. A situação pandémica, provocada pela Covid-19, obrigou a fechar as escolas e fez das casas dos alunos as salas de aula. Exige-se, por isso, que as aprendizagens sejam mais ativas, onde os alunos constroem o seu conhecimento, descobrindo e investigando, sendo o professor um mero facilitador das suas aprendizagens. O Desmos foi a plataforma escolhida para o desenvolvimento destas aprendizagens porque possui funcionalidades muito abrangentes que permitem diversificar metodologias e formas de avaliação. Pretende-se dar a conhecer um pouco do trabalho que é possível desenvolver na área da geometria, mas que pode ser muito ampliado, porque o ambiente de programação do Desmos, permite elevar a qualidade das atividades para um nível mais interessante e motivador para os alunos.The present work proposes to disseminate a didactic experience, using digital tools, namely the Desmos platform, on the theme of volumes of geometric solids, from the mathematics curriculum of the 9th year of schooling, with students from the Portuguese School of Cape Verde. The world is going through a time of uncertainty, to which the school is not alien. The pandemic situation caused by Covid-19 forced the closing of schools and made classrooms out of students' homes. Therefore, learning is required to be more active, where students build their knowledge, discovering and investigating, with the teacher being a mere facilitator of their learning. Desmos was the platform chosen for the development of these learning experiences because it has very different functionalities that allow us to diversify methodologies and forms of assessment. Our goal is to share a little what is possible to develop through Desmos in the field of geometry. Nevertheless, these possibilities can be greatly expanded, because the use of Desmos programming environment boosts the quality of activities making them more interesting and motivating for students.2021-12-14T10:47:19Z2021-07-07T00:00:00Z2021-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32734porMachado, Daniel Joaquim Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:02:58Zoai:ria.ua.pt:10773/32734Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:17.184700Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Volumes de sólidos geométricos: aprendizagens ativas com recurso a ferramentas digitais |
title |
Volumes de sólidos geométricos: aprendizagens ativas com recurso a ferramentas digitais |
spellingShingle |
Volumes de sólidos geométricos: aprendizagens ativas com recurso a ferramentas digitais Machado, Daniel Joaquim Carvalho Volumes Sólidos geométricos Aprendizagens ativas Ferramentas digitais Desmos |
title_short |
Volumes de sólidos geométricos: aprendizagens ativas com recurso a ferramentas digitais |
title_full |
Volumes de sólidos geométricos: aprendizagens ativas com recurso a ferramentas digitais |
title_fullStr |
Volumes de sólidos geométricos: aprendizagens ativas com recurso a ferramentas digitais |
title_full_unstemmed |
Volumes de sólidos geométricos: aprendizagens ativas com recurso a ferramentas digitais |
title_sort |
Volumes de sólidos geométricos: aprendizagens ativas com recurso a ferramentas digitais |
author |
Machado, Daniel Joaquim Carvalho |
author_facet |
Machado, Daniel Joaquim Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Daniel Joaquim Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Volumes Sólidos geométricos Aprendizagens ativas Ferramentas digitais Desmos |
topic |
Volumes Sólidos geométricos Aprendizagens ativas Ferramentas digitais Desmos |
description |
O presente trabalho propõe-se divulgar uma experiência didática, com recurso a ferramentas digitais, nomeadamente a plataforma Desmos, relativamente ao tema dos volumes de sólidos geométricos, do programa de matemática do 9.º ano de escolaridade, com alunos da Escola Portuguesa de Cabo Verde. O mundo atravessa um tempo de incerteza, ao qual a escola não é alheia. A situação pandémica, provocada pela Covid-19, obrigou a fechar as escolas e fez das casas dos alunos as salas de aula. Exige-se, por isso, que as aprendizagens sejam mais ativas, onde os alunos constroem o seu conhecimento, descobrindo e investigando, sendo o professor um mero facilitador das suas aprendizagens. O Desmos foi a plataforma escolhida para o desenvolvimento destas aprendizagens porque possui funcionalidades muito abrangentes que permitem diversificar metodologias e formas de avaliação. Pretende-se dar a conhecer um pouco do trabalho que é possível desenvolver na área da geometria, mas que pode ser muito ampliado, porque o ambiente de programação do Desmos, permite elevar a qualidade das atividades para um nível mais interessante e motivador para os alunos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-14T10:47:19Z 2021-07-07T00:00:00Z 2021-07-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/32734 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/32734 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137698119680000 |