Aprendizagens ativas nos domínios da estatística e das probabilidades com recurso a ferramentas digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Isabel Cristina Barbosa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/37341
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo o estudo dos módulos 3, 4 (Estatística) e 5 (Probabilidades) incluídos no programa da disciplina de Gestão e Modelação Matemática da Informação. Esta disciplina integra a componente científica do 10º ano do Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Nas sequências didáticas apresentadas são utilizadas as ferramentas digitais, Google Classroom, Google Forms para fornecer aos alunos as atividades a executar, Google Drive para guardar o trabalho em construção e Padlet para publicação do trabalho final. A folha de cálculo Excel e o software de geometria dinâmica GeoGebra foram os recursos digitais utilizados para dar resposta aos trabalhos solicitados e as plataformas Quizizz e Mentimeter serviram para consolidar os conhecimentos adquiridos. A utilização destas ferramentas, permitiu aos discentes desenvolver a autonomia, a motivação e a confiança, adquirindo os conceitos matemáticos envolvidos com sucesso.
id RCAP_7c6837c77d43b3328cfcd21c22dce965
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/37341
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagens ativas nos domínios da estatística e das probabilidades com recurso a ferramentas digitaisMatemáticaEnsino profissionalAprendizagens ativasEstatísticaProbabilidadesO presente trabalho teve como objetivo o estudo dos módulos 3, 4 (Estatística) e 5 (Probabilidades) incluídos no programa da disciplina de Gestão e Modelação Matemática da Informação. Esta disciplina integra a componente científica do 10º ano do Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Nas sequências didáticas apresentadas são utilizadas as ferramentas digitais, Google Classroom, Google Forms para fornecer aos alunos as atividades a executar, Google Drive para guardar o trabalho em construção e Padlet para publicação do trabalho final. A folha de cálculo Excel e o software de geometria dinâmica GeoGebra foram os recursos digitais utilizados para dar resposta aos trabalhos solicitados e as plataformas Quizizz e Mentimeter serviram para consolidar os conhecimentos adquiridos. A utilização destas ferramentas, permitiu aos discentes desenvolver a autonomia, a motivação e a confiança, adquirindo os conceitos matemáticos envolvidos com sucesso.The present work aimed to study modules 3, 4 (Statistics) and 5 (Probability) included in the program of the discipline Management and Mathematical Modeling of Information. This course integrates the scientific component of the 10th grade of Curso Professional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. In the presented didactic sequences, digital tools like Google Classroom, Google Forms are used to give students activities to do and Padlet to submit the final work. The Excel spreadsheet and the dinamyc geometry software GeoGebra, were digital resources used to give answers to the given works. The Quizizz and Mentimeter platforms were used to consolidate the acquired knowledge. The use of these tools allowed students to develop autonomy, motivation and confidence and, finally, successfully acquire the mathematical concepts involved.2023-04-26T08:43:04Z2022-12-16T00:00:00Z2022-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/37341porFerreira, Isabel Cristina Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:11:36Zoai:ria.ua.pt:10773/37341Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:46.625246Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagens ativas nos domínios da estatística e das probabilidades com recurso a ferramentas digitais
title Aprendizagens ativas nos domínios da estatística e das probabilidades com recurso a ferramentas digitais
spellingShingle Aprendizagens ativas nos domínios da estatística e das probabilidades com recurso a ferramentas digitais
Ferreira, Isabel Cristina Barbosa
Matemática
Ensino profissional
Aprendizagens ativas
Estatística
Probabilidades
title_short Aprendizagens ativas nos domínios da estatística e das probabilidades com recurso a ferramentas digitais
title_full Aprendizagens ativas nos domínios da estatística e das probabilidades com recurso a ferramentas digitais
title_fullStr Aprendizagens ativas nos domínios da estatística e das probabilidades com recurso a ferramentas digitais
title_full_unstemmed Aprendizagens ativas nos domínios da estatística e das probabilidades com recurso a ferramentas digitais
title_sort Aprendizagens ativas nos domínios da estatística e das probabilidades com recurso a ferramentas digitais
author Ferreira, Isabel Cristina Barbosa
author_facet Ferreira, Isabel Cristina Barbosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Isabel Cristina Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Ensino profissional
Aprendizagens ativas
Estatística
Probabilidades
topic Matemática
Ensino profissional
Aprendizagens ativas
Estatística
Probabilidades
description O presente trabalho teve como objetivo o estudo dos módulos 3, 4 (Estatística) e 5 (Probabilidades) incluídos no programa da disciplina de Gestão e Modelação Matemática da Informação. Esta disciplina integra a componente científica do 10º ano do Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Nas sequências didáticas apresentadas são utilizadas as ferramentas digitais, Google Classroom, Google Forms para fornecer aos alunos as atividades a executar, Google Drive para guardar o trabalho em construção e Padlet para publicação do trabalho final. A folha de cálculo Excel e o software de geometria dinâmica GeoGebra foram os recursos digitais utilizados para dar resposta aos trabalhos solicitados e as plataformas Quizizz e Mentimeter serviram para consolidar os conhecimentos adquiridos. A utilização destas ferramentas, permitiu aos discentes desenvolver a autonomia, a motivação e a confiança, adquirindo os conceitos matemáticos envolvidos com sucesso.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-16T00:00:00Z
2022-12-16
2023-04-26T08:43:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/37341
url http://hdl.handle.net/10773/37341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137731777921024