Reconversão de zonas portuárias para uso público. Estudo de caso: Terminal de contentores de Alcântara, Lisboa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/12128 |
Resumo: | Mestrado em Arquitectura Paisagista - Instituto Superior de Agronomia - UL |
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Reconversão de zonas portuárias para uso público. Estudo de caso: Terminal de contentores de Alcântara, Lisboafrente de águareconversãozona portuáriaporto de LisboaAlcântaraMestrado em Arquitectura Paisagista - Instituto Superior de Agronomia - ULA presente dissertação pretende numa primeira fase, estudar a evolução dos portos urbanos a nível mundial e a sua relação com a cidade, analisando os fatores que levaram ao afastamento destes dois elementos, resultando na degradação da frente de água e concedendo a oportunidade de implantação de operações de reconversão urbana. Através da exposição de dois casos de estudo, Génova e Londres, em diferentes contextos, quer geográficos, quer de importância atribuída, pretende-se fazer uma reflexão relativamente aos objetivos delineados e às estratégias adotadas na intervenção destes espaços. Pretende-se com isto compreender os fatores a considerar na reconversão da frente de água, assim como os fatores negativos que possam eventualmente ser originados por estas operações. Numa segunda fase e com vista à realização de uma proposta final de intervenção, aborda-se a cidade de Lisboa através de uma análise e caracterização do seu desenvolvimento assim como o do seu porto. Nesta análise são consideradas a identidade, a história do “lugar”, os fatores sociais, através da descrição dos bairros portuários existentes, e os métodos e instrumentos de gestão adotados com vista à alteração dos padrões e usos atribuídos à frente de água. A fase final culmina com a proposta de intervenção para uma área densamente ocupada pela atividade portuária na cidade de Lisboa, atividade que tem sofrido um abrandamento ao longo dos anos, tornando possível o aparecimento de áreas obsoletas e abandonadas. Para contradizer esta situação que se têm tornado tendenciosa, é apresentada uma proposta para a Doca e Terminal de Contentores de Alcântara. Tem como objetivo a regeneração desta área de forma a atrair novos fatores económicos, socias, culturais e ambientais, promovendo a relação dos habitantes com o rio Tejo, tornando possível o seu usufruto num contexto portuário ativo, salvaguardando assim esta atividade e satisfazendo as necessidades sociais e ambientaisISA-ULRibeiro, Luís Paulo FariaRepositório da Universidade de LisboaSantos, Ricardo Nunes dos2016-09-19T13:25:07Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisimage/jpegapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfimage/jpegapplication/pdfimage/jpegapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/12128TID:201847809porSantos, R.N. - Reconversão de zonas portuárias para uso público. Estudo de caso: Terminal de contentores de Alcântara, Lisboa. Lisboa: ISA, 2016, 90 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:42:20Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/12128Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:58:18.928232Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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