A autonomia curricular no 1º CEB: a prática na organização escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grangeia, Catarina Marçal
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10332
Resumo: Este trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre a autonomia e a organização escolar, tentando desmistificar o conceito de autonomia na gestão curricular. O estudo foca a particularidade do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ª CEB) através de um estudo de caso num agrupamento de escolas. Num primeiro momento, apresenta-se o enquadramento teórico, constituído pela abordagem dos conceitos de escola como organização, do currículo, da autonomia na escola, estabelecendo níveis de autonomia para análise. Num segundo momento, faz-se a descrição do estudo de caso, apresenta-se a análise documental dos documentos do agrupamento, assim como se exploram as entrevistas realizadas a informantes privilegiados, caracterizando o agrupamento em estudo. Na análise dos resultados, verifica-se que a autonomia ou ausência de autonomia dos docentes na gestão curricular do 1ºCEB foca várias dimensões (objetivos, planificação, conteúdos, manuais, atividades/recursos e avaliação), enquadradas perante as diretrizes do Ministério da Educação e do agrupamento de escolas. Além disso, salienta-se a responsabilidade, empenho e dedicação dos docentes na sua prática diária, visando o sucesso dos alunos.
id RCAP_3a229c8e90482a8f9f825a5bc456c099
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/10332
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A autonomia curricular no 1º CEB: a prática na organização escolarAdministração do ensinoAutonomia escolarDesenvolvimento dos currículosEnsino básico 1º cicloEste trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre a autonomia e a organização escolar, tentando desmistificar o conceito de autonomia na gestão curricular. O estudo foca a particularidade do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ª CEB) através de um estudo de caso num agrupamento de escolas. Num primeiro momento, apresenta-se o enquadramento teórico, constituído pela abordagem dos conceitos de escola como organização, do currículo, da autonomia na escola, estabelecendo níveis de autonomia para análise. Num segundo momento, faz-se a descrição do estudo de caso, apresenta-se a análise documental dos documentos do agrupamento, assim como se exploram as entrevistas realizadas a informantes privilegiados, caracterizando o agrupamento em estudo. Na análise dos resultados, verifica-se que a autonomia ou ausência de autonomia dos docentes na gestão curricular do 1ºCEB foca várias dimensões (objetivos, planificação, conteúdos, manuais, atividades/recursos e avaliação), enquadradas perante as diretrizes do Ministério da Educação e do agrupamento de escolas. Além disso, salienta-se a responsabilidade, empenho e dedicação dos docentes na sua prática diária, visando o sucesso dos alunos.This paper presents a revision on existing literature on autonomy and school organization, trying to demystify autonomy in curriculum management concept. This study focuses the particular of a primary school in a case study in a particularly grouping. At first there is the theoretical framework, formed by the approach of the concept of school as na organization, curriculum, school autonomy, establishing levels of autonomy for analysis. Secondly, there is a description of the study which presents the documentary analysis of the grouping documents, as well as the exploration of the interviews with keys informants, featuring the group under study. In the analysis of results, it appears that the autonomy of the teachers or lack of it in a primary school curriculum management focuses various dimensions (goals, planning, content, manuals, activities/resources and evaluation), framed against the guidelines of the Ministry of Education and groups of schools. Additionally it should be noted the responsability, commitment and dedication of teachers in their daily practice, aimed at the student sucess.Universidade de Aveiro2013-05-02T16:34:11Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10332porGrangeia, Catarina Marçalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:01Zoai:ria.ua.pt:10773/10332Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:57.758985Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A autonomia curricular no 1º CEB: a prática na organização escolar
title A autonomia curricular no 1º CEB: a prática na organização escolar
spellingShingle A autonomia curricular no 1º CEB: a prática na organização escolar
Grangeia, Catarina Marçal
Administração do ensino
Autonomia escolar
Desenvolvimento dos currículos
Ensino básico 1º ciclo
title_short A autonomia curricular no 1º CEB: a prática na organização escolar
title_full A autonomia curricular no 1º CEB: a prática na organização escolar
title_fullStr A autonomia curricular no 1º CEB: a prática na organização escolar
title_full_unstemmed A autonomia curricular no 1º CEB: a prática na organização escolar
title_sort A autonomia curricular no 1º CEB: a prática na organização escolar
author Grangeia, Catarina Marçal
author_facet Grangeia, Catarina Marçal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grangeia, Catarina Marçal
dc.subject.por.fl_str_mv Administração do ensino
Autonomia escolar
Desenvolvimento dos currículos
Ensino básico 1º ciclo
topic Administração do ensino
Autonomia escolar
Desenvolvimento dos currículos
Ensino básico 1º ciclo
description Este trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre a autonomia e a organização escolar, tentando desmistificar o conceito de autonomia na gestão curricular. O estudo foca a particularidade do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ª CEB) através de um estudo de caso num agrupamento de escolas. Num primeiro momento, apresenta-se o enquadramento teórico, constituído pela abordagem dos conceitos de escola como organização, do currículo, da autonomia na escola, estabelecendo níveis de autonomia para análise. Num segundo momento, faz-se a descrição do estudo de caso, apresenta-se a análise documental dos documentos do agrupamento, assim como se exploram as entrevistas realizadas a informantes privilegiados, caracterizando o agrupamento em estudo. Na análise dos resultados, verifica-se que a autonomia ou ausência de autonomia dos docentes na gestão curricular do 1ºCEB foca várias dimensões (objetivos, planificação, conteúdos, manuais, atividades/recursos e avaliação), enquadradas perante as diretrizes do Ministério da Educação e do agrupamento de escolas. Além disso, salienta-se a responsabilidade, empenho e dedicação dos docentes na sua prática diária, visando o sucesso dos alunos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-05-02T16:34:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/10332
url http://hdl.handle.net/10773/10332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137520901947392