A autonomia curricular no 1º CEB: a prática na organização escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/10332 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre a autonomia e a organização escolar, tentando desmistificar o conceito de autonomia na gestão curricular. O estudo foca a particularidade do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ª CEB) através de um estudo de caso num agrupamento de escolas. Num primeiro momento, apresenta-se o enquadramento teórico, constituído pela abordagem dos conceitos de escola como organização, do currículo, da autonomia na escola, estabelecendo níveis de autonomia para análise. Num segundo momento, faz-se a descrição do estudo de caso, apresenta-se a análise documental dos documentos do agrupamento, assim como se exploram as entrevistas realizadas a informantes privilegiados, caracterizando o agrupamento em estudo. Na análise dos resultados, verifica-se que a autonomia ou ausência de autonomia dos docentes na gestão curricular do 1ºCEB foca várias dimensões (objetivos, planificação, conteúdos, manuais, atividades/recursos e avaliação), enquadradas perante as diretrizes do Ministério da Educação e do agrupamento de escolas. Além disso, salienta-se a responsabilidade, empenho e dedicação dos docentes na sua prática diária, visando o sucesso dos alunos. |
id |
RCAP_3a229c8e90482a8f9f825a5bc456c099 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/10332 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A autonomia curricular no 1º CEB: a prática na organização escolarAdministração do ensinoAutonomia escolarDesenvolvimento dos currículosEnsino básico 1º cicloEste trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre a autonomia e a organização escolar, tentando desmistificar o conceito de autonomia na gestão curricular. O estudo foca a particularidade do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ª CEB) através de um estudo de caso num agrupamento de escolas. Num primeiro momento, apresenta-se o enquadramento teórico, constituído pela abordagem dos conceitos de escola como organização, do currículo, da autonomia na escola, estabelecendo níveis de autonomia para análise. Num segundo momento, faz-se a descrição do estudo de caso, apresenta-se a análise documental dos documentos do agrupamento, assim como se exploram as entrevistas realizadas a informantes privilegiados, caracterizando o agrupamento em estudo. Na análise dos resultados, verifica-se que a autonomia ou ausência de autonomia dos docentes na gestão curricular do 1ºCEB foca várias dimensões (objetivos, planificação, conteúdos, manuais, atividades/recursos e avaliação), enquadradas perante as diretrizes do Ministério da Educação e do agrupamento de escolas. Além disso, salienta-se a responsabilidade, empenho e dedicação dos docentes na sua prática diária, visando o sucesso dos alunos.This paper presents a revision on existing literature on autonomy and school organization, trying to demystify autonomy in curriculum management concept. This study focuses the particular of a primary school in a case study in a particularly grouping. At first there is the theoretical framework, formed by the approach of the concept of school as na organization, curriculum, school autonomy, establishing levels of autonomy for analysis. Secondly, there is a description of the study which presents the documentary analysis of the grouping documents, as well as the exploration of the interviews with keys informants, featuring the group under study. In the analysis of results, it appears that the autonomy of the teachers or lack of it in a primary school curriculum management focuses various dimensions (goals, planning, content, manuals, activities/resources and evaluation), framed against the guidelines of the Ministry of Education and groups of schools. Additionally it should be noted the responsability, commitment and dedication of teachers in their daily practice, aimed at the student sucess.Universidade de Aveiro2013-05-02T16:34:11Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10332porGrangeia, Catarina Marçalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:01Zoai:ria.ua.pt:10773/10332Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:57.758985Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A autonomia curricular no 1º CEB: a prática na organização escolar |
title |
A autonomia curricular no 1º CEB: a prática na organização escolar |
spellingShingle |
A autonomia curricular no 1º CEB: a prática na organização escolar Grangeia, Catarina Marçal Administração do ensino Autonomia escolar Desenvolvimento dos currículos Ensino básico 1º ciclo |
title_short |
A autonomia curricular no 1º CEB: a prática na organização escolar |
title_full |
A autonomia curricular no 1º CEB: a prática na organização escolar |
title_fullStr |
A autonomia curricular no 1º CEB: a prática na organização escolar |
title_full_unstemmed |
A autonomia curricular no 1º CEB: a prática na organização escolar |
title_sort |
A autonomia curricular no 1º CEB: a prática na organização escolar |
author |
Grangeia, Catarina Marçal |
author_facet |
Grangeia, Catarina Marçal |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grangeia, Catarina Marçal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração do ensino Autonomia escolar Desenvolvimento dos currículos Ensino básico 1º ciclo |
topic |
Administração do ensino Autonomia escolar Desenvolvimento dos currículos Ensino básico 1º ciclo |
description |
Este trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre a autonomia e a organização escolar, tentando desmistificar o conceito de autonomia na gestão curricular. O estudo foca a particularidade do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ª CEB) através de um estudo de caso num agrupamento de escolas. Num primeiro momento, apresenta-se o enquadramento teórico, constituído pela abordagem dos conceitos de escola como organização, do currículo, da autonomia na escola, estabelecendo níveis de autonomia para análise. Num segundo momento, faz-se a descrição do estudo de caso, apresenta-se a análise documental dos documentos do agrupamento, assim como se exploram as entrevistas realizadas a informantes privilegiados, caracterizando o agrupamento em estudo. Na análise dos resultados, verifica-se que a autonomia ou ausência de autonomia dos docentes na gestão curricular do 1ºCEB foca várias dimensões (objetivos, planificação, conteúdos, manuais, atividades/recursos e avaliação), enquadradas perante as diretrizes do Ministério da Educação e do agrupamento de escolas. Além disso, salienta-se a responsabilidade, empenho e dedicação dos docentes na sua prática diária, visando o sucesso dos alunos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2013-05-02T16:34:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/10332 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/10332 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137520901947392 |