O ensino de português língua como língua estrangeira nos EUA: a oralidade na perspectiva do aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cobbs, Leticia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/26142
Resumo: O presente trabalho parte de um questionamento acerca da utilização do manual Novo Avenida Brasil 1 (NAB1) como material didático principal usado no ensino/aprendizado de Português como Língua Estrangeira (PLE) nos Estados Unidos. Partindo do pressuposto que compreender e falar são as habilidades linguísticas mais significativas no contexto de interação comunicativa, e tendo os alunos como objeto principal de interesse, este estudo objetivou: verificar se os exercícios propostos pelo material trabalham, na visão do aluno, a oralidade e assinalar as maiores dificuldades encaradas pelos alunos, quanto à oralidade, ao trabalhar com a proposta de ensino/aprendizado do livro. Com o propósito de apontar estes objetivos foi realizado um estudo de caso, onde os resultados aparentam apontar numa direção positiva quanto à abordagem do livro no tratamento da oralidade - na visão do aluno, uma abordagem favorável ao ensino/aprendizado de PLE
id RCAP_3a2383886d076710ba88b1e63d0d53f6
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/26142
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino de português língua como língua estrangeira nos EUA: a oralidade na perspectiva do alunoEnsinoPortuguês como Língua EstrangeiraEUAPortuguese as a Foreign LanguageTeaching/learningTeaching materialOralityEnsino/aprendizadoMaterial didáticoOralidadeDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO presente trabalho parte de um questionamento acerca da utilização do manual Novo Avenida Brasil 1 (NAB1) como material didático principal usado no ensino/aprendizado de Português como Língua Estrangeira (PLE) nos Estados Unidos. Partindo do pressuposto que compreender e falar são as habilidades linguísticas mais significativas no contexto de interação comunicativa, e tendo os alunos como objeto principal de interesse, este estudo objetivou: verificar se os exercícios propostos pelo material trabalham, na visão do aluno, a oralidade e assinalar as maiores dificuldades encaradas pelos alunos, quanto à oralidade, ao trabalhar com a proposta de ensino/aprendizado do livro. Com o propósito de apontar estes objetivos foi realizado um estudo de caso, onde os resultados aparentam apontar numa direção positiva quanto à abordagem do livro no tratamento da oralidade - na visão do aluno, uma abordagem favorável ao ensino/aprendizado de PLEThe present work rises from a question about the use of the book Novo Avenida Brasil 1 (NAB1) as main teaching material used for teaching/learning Portuguese as a Foreign Language (PFL) in the United States. Based on the assumption that understanding and speaking are the two most significant language skills in an interactive communication context, and having the students as the main object of interest, this study aimed the following: to verify if the exercises proposed by the book promote orality, and to point out the biggest difficulties faced by students, as to orality, when working with the book’s proposal. A case study was carried out in order to point out these objectives; the results appear to point in a positive direction regarding the book’s approach in the exploitation of orality - from the students’ view, a favorable approach to teaching/learning PFL.Gonçalves, Carolina Maria DiasSilva, Maria do Carmo Vieira daRUNCobbs, Leticia2017-12-04T15:32:40Z2017-11-062017-07-102017-11-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/26142TID:201751909porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:13:43Zoai:run.unl.pt:10362/26142Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:28:25.990538Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de português língua como língua estrangeira nos EUA: a oralidade na perspectiva do aluno
title O ensino de português língua como língua estrangeira nos EUA: a oralidade na perspectiva do aluno
spellingShingle O ensino de português língua como língua estrangeira nos EUA: a oralidade na perspectiva do aluno
Cobbs, Leticia
Ensino
Português como Língua Estrangeira
EUA
Portuguese as a Foreign Language
Teaching/learning
Teaching material
Orality
Ensino/aprendizado
Material didático
Oralidade
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short O ensino de português língua como língua estrangeira nos EUA: a oralidade na perspectiva do aluno
title_full O ensino de português língua como língua estrangeira nos EUA: a oralidade na perspectiva do aluno
title_fullStr O ensino de português língua como língua estrangeira nos EUA: a oralidade na perspectiva do aluno
title_full_unstemmed O ensino de português língua como língua estrangeira nos EUA: a oralidade na perspectiva do aluno
title_sort O ensino de português língua como língua estrangeira nos EUA: a oralidade na perspectiva do aluno
author Cobbs, Leticia
author_facet Cobbs, Leticia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Carolina Maria Dias
Silva, Maria do Carmo Vieira da
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Cobbs, Leticia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Português como Língua Estrangeira
EUA
Portuguese as a Foreign Language
Teaching/learning
Teaching material
Orality
Ensino/aprendizado
Material didático
Oralidade
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Ensino
Português como Língua Estrangeira
EUA
Portuguese as a Foreign Language
Teaching/learning
Teaching material
Orality
Ensino/aprendizado
Material didático
Oralidade
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description O presente trabalho parte de um questionamento acerca da utilização do manual Novo Avenida Brasil 1 (NAB1) como material didático principal usado no ensino/aprendizado de Português como Língua Estrangeira (PLE) nos Estados Unidos. Partindo do pressuposto que compreender e falar são as habilidades linguísticas mais significativas no contexto de interação comunicativa, e tendo os alunos como objeto principal de interesse, este estudo objetivou: verificar se os exercícios propostos pelo material trabalham, na visão do aluno, a oralidade e assinalar as maiores dificuldades encaradas pelos alunos, quanto à oralidade, ao trabalhar com a proposta de ensino/aprendizado do livro. Com o propósito de apontar estes objetivos foi realizado um estudo de caso, onde os resultados aparentam apontar numa direção positiva quanto à abordagem do livro no tratamento da oralidade - na visão do aluno, uma abordagem favorável ao ensino/aprendizado de PLE
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-04T15:32:40Z
2017-11-06
2017-07-10
2017-11-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/26142
TID:201751909
url http://hdl.handle.net/10362/26142
identifier_str_mv TID:201751909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137909778939904