Língua estrangeira para a terceira idade: uma reflexão sobre os manuais de ensino de FLE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30683 |
Resumo: | O presente estudo está ancorado na Linha de Pesquisa História, Política e Contato Linguístico, do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF). Neste trabalho, investiga-se o ensino de Francês como Língua Estrangeira (FLE) para alunos da terceira idade a partir da análise da representação (Moscovici, 2015) do idoso nos manuais de FLE Alter Ego + e Défi. Para tanto, a metodologia utilizada é de natureza qualitativa e o referencial teórico baseia-se em estudos da Linguística Aplicada, área que se destaca por sua transdisciplinaridade (Moita Lopes, 1988; Celani, 2013; Kleiman, 2013). A didática das línguas e seus estudos sobre a formação do professor e as diferentes abordagens também se fazem presentes a partir das contribuições de Leffa (1988), Puren (2012) e Almeida Filho (2015). Os resultados deste estudo revelam que os manuais de ensino de francês analisados apontam entre si mudanças significativas no que diz respeito à presença da figura idosa, entretanto, os aspectos estruturais e os recursos disponíveis não acompanham tais mudanças, não privilegiando, em muitos aspectos, os alunos da terceira idade. |
id |
UFF-2_f3499be2cb27de76692f66d7153a2d85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/30683 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Língua estrangeira para a terceira idade: uma reflexão sobre os manuais de ensino de FLEEnsino de línguas estrangeirasTerceira idadeFLEMaterial didáticoEnsino de língua estrangeiraIdosoMaterial didáticoTeaching foreing languageElderlyFrench as a foreign languageManualO presente estudo está ancorado na Linha de Pesquisa História, Política e Contato Linguístico, do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF). Neste trabalho, investiga-se o ensino de Francês como Língua Estrangeira (FLE) para alunos da terceira idade a partir da análise da representação (Moscovici, 2015) do idoso nos manuais de FLE Alter Ego + e Défi. Para tanto, a metodologia utilizada é de natureza qualitativa e o referencial teórico baseia-se em estudos da Linguística Aplicada, área que se destaca por sua transdisciplinaridade (Moita Lopes, 1988; Celani, 2013; Kleiman, 2013). A didática das línguas e seus estudos sobre a formação do professor e as diferentes abordagens também se fazem presentes a partir das contribuições de Leffa (1988), Puren (2012) e Almeida Filho (2015). Os resultados deste estudo revelam que os manuais de ensino de francês analisados apontam entre si mudanças significativas no que diz respeito à presença da figura idosa, entretanto, os aspectos estruturais e os recursos disponíveis não acompanham tais mudanças, não privilegiando, em muitos aspectos, os alunos da terceira idade.The present study is anchored in the recherch line History, Politics and Language Contact in language studies postgraduate program from Universidade Federal Fluminense of Institute of Letters. In this research, we investigate the teaching of French as a foreign language for seniors from the analysis of the representation (Moscovici, 2015) of the elderly in the manuals AlterEgo and Défi. For this, the methodology chosen is of a qualitative nature and the theoretical framework is based in the studies of Applied Linguistics, an area that stands out for this transdisciplinary nature (Moita Lopes, 1988; Celani, 2013; Kleiman, 2013). Language didactics and its studies on teacher education and the different approaches are also present from the contributions of Leffa (1988), Puren (2012) and Almeida Filho (2015). The results of this study show that the French teaching manuals analysed point to significant changes among themselves with regard to the presence of the elderly figure, however, the structural aspects and available resources do not accompany such changes, not privileging, in the many aspects, the seniors students.78 p.Pereira, Telma Cristina de Almeida SilvaGalli, Joice ArmaniSouza, Marina Mello de Menezes Felix deSouza, Bruna Lugatti de2023-10-02T14:02:04Z2023-10-02T14:02:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Bruna Lugatti de. Língua estrangeira para a terceira idade: uma reflexão sobre os manuais de ensino de FLE. 2022. 78 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30683CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-10-02T14:02:08Zoai:app.uff.br:1/30683Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:18:42.325102Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Língua estrangeira para a terceira idade: uma reflexão sobre os manuais de ensino de FLE |
title |
Língua estrangeira para a terceira idade: uma reflexão sobre os manuais de ensino de FLE |
spellingShingle |
Língua estrangeira para a terceira idade: uma reflexão sobre os manuais de ensino de FLE Souza, Bruna Lugatti de Ensino de línguas estrangeiras Terceira idade FLE Material didático Ensino de língua estrangeira Idoso Material didático Teaching foreing language Elderly French as a foreign language Manual |
title_short |
Língua estrangeira para a terceira idade: uma reflexão sobre os manuais de ensino de FLE |
title_full |
Língua estrangeira para a terceira idade: uma reflexão sobre os manuais de ensino de FLE |
title_fullStr |
Língua estrangeira para a terceira idade: uma reflexão sobre os manuais de ensino de FLE |
title_full_unstemmed |
Língua estrangeira para a terceira idade: uma reflexão sobre os manuais de ensino de FLE |
title_sort |
Língua estrangeira para a terceira idade: uma reflexão sobre os manuais de ensino de FLE |
author |
Souza, Bruna Lugatti de |
author_facet |
Souza, Bruna Lugatti de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Telma Cristina de Almeida Silva Galli, Joice Armani Souza, Marina Mello de Menezes Felix de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Bruna Lugatti de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de línguas estrangeiras Terceira idade FLE Material didático Ensino de língua estrangeira Idoso Material didático Teaching foreing language Elderly French as a foreign language Manual |
topic |
Ensino de línguas estrangeiras Terceira idade FLE Material didático Ensino de língua estrangeira Idoso Material didático Teaching foreing language Elderly French as a foreign language Manual |
description |
O presente estudo está ancorado na Linha de Pesquisa História, Política e Contato Linguístico, do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF). Neste trabalho, investiga-se o ensino de Francês como Língua Estrangeira (FLE) para alunos da terceira idade a partir da análise da representação (Moscovici, 2015) do idoso nos manuais de FLE Alter Ego + e Défi. Para tanto, a metodologia utilizada é de natureza qualitativa e o referencial teórico baseia-se em estudos da Linguística Aplicada, área que se destaca por sua transdisciplinaridade (Moita Lopes, 1988; Celani, 2013; Kleiman, 2013). A didática das línguas e seus estudos sobre a formação do professor e as diferentes abordagens também se fazem presentes a partir das contribuições de Leffa (1988), Puren (2012) e Almeida Filho (2015). Os resultados deste estudo revelam que os manuais de ensino de francês analisados apontam entre si mudanças significativas no que diz respeito à presença da figura idosa, entretanto, os aspectos estruturais e os recursos disponíveis não acompanham tais mudanças, não privilegiando, em muitos aspectos, os alunos da terceira idade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-02T14:02:04Z 2023-10-02T14:02:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Bruna Lugatti de. Língua estrangeira para a terceira idade: uma reflexão sobre os manuais de ensino de FLE. 2022. 78 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/30683 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Bruna Lugatti de. Língua estrangeira para a terceira idade: uma reflexão sobre os manuais de ensino de FLE. 2022. 78 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30683 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823719451983872 |