Expetativas sobre as crianças com três anos de idade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Rita Alexandra Teixeira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15853
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_3a3c5e36b294a11e8c4d49fae2497637
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15853
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Expetativas sobre as crianças com três anos de idadeAprendizagem das criançasRelaçõesDesenvolvimentoExpetativasChildren´s learningRelationshipDevelopmentExpectationsRelatório de Prática de Ensino Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO vigente relatório retrata, de forma detalhada e pormenorizada, a passagem do meu estágio referente à Prática de Ensino Supervisionada II (PPS I). Assim, o presente relatório tem como base o portefólio elaborado no decurso do estágio, que se encontra em anexo (cf. Anexo A), onde estão incrementadas diversas informações relevantes para a temática por mim escolhida. Posto isto, o estágio, decorreu entre 17 de outubro e 18 de fevereiro e foi realizado na valência de jardim de infância numa organização socioeducativa da área metropolitana de Lisboa. O grupo de crianças encontrava-se na faixa etária dos 3 anos, sendo constituído por 23 crianças, onze do sexo feminino e doze do sexo masculino. Ao longo do estágio, não só me foi possível observar os vários interesses exteriorizados pelo grupo de crianças, como pude observar as relações entre o grupo de crianças e ainda, as fragilidades e dificuldades do grupo, nomeadamente, ao nível da linguagem, da alimentação e da higiene. Por ter sido um dos aspetos mais salientes no grupo de crianças observadas, decidi realizar um estudo de caso exploratório cujo tema compreende as expetativas sobre crianças com três anos de idade e o caminho decorrido da intervenção do/a educador/a, às famílias, às estratégias utilizadas e outros meios. Por isso, procurei também desenvolver atividades que englobassem o grupo de crianças e que criassem oportunidades de desenvolvimento nas áreas em que o grupo demonstrou ter mais dificuldade, tal como referido anteriormente. Por fim, e tendo em conta o título deste relatório, é apresentada uma revisão de literatura concernente ao tema em questão, assim como uma análise e conclusões das informações recolhidas durante o tempo de estágio, através de notas de campo.ABSTRACT The present report portrays, in a detail way, the passing of my internship, referent to supervised professional practice II (PPS II). There by, the present report has as base the portfolio elaborated during the internship, that is on the attachments, where are incremented several and relevant information for the theme chosen by me. Hereupon, the internship, occurred between 17 of october and 18 of february and was performed in kindergarten, in a socio-educational organization of Lisbon. The group of children was in the age group of three years old, being constituted by 23 children, twelve boys and eleven girls. Throughout the internship, I could observe the multiple interests of the children group and the relationship between them, and the weaknesses and difficulties of the group, namely, in terms of language, food and hygiene. For being one of the most salient aspects in the group of children, I decided to conduct a case study, whose subject understands the expectations about three years olds and the path taken by the educator, the families, the strategies used, among others. So, I decided to develop activities that encompassed the group of children and create opportunities for development in the areas in which the group has shown greater difficulty, as mentioned above. Finally, and taking in account the theme of this report, is presented a literature revision concerning the topic in question, as well as an analysis and conclusions of the information collected during the internship, through field notes.Sampaio, Maria FernandaRCIPLPassos, Rita Alexandra Teixeira2023-03-29T10:07:01Z2022-07-192022-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15853TID:203195043porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:51Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15853Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:27.199716Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Expetativas sobre as crianças com três anos de idade
title Expetativas sobre as crianças com três anos de idade
spellingShingle Expetativas sobre as crianças com três anos de idade
Passos, Rita Alexandra Teixeira
Aprendizagem das crianças
Relações
Desenvolvimento
Expetativas
Children´s learning
Relationship
Development
Expectations
title_short Expetativas sobre as crianças com três anos de idade
title_full Expetativas sobre as crianças com três anos de idade
title_fullStr Expetativas sobre as crianças com três anos de idade
title_full_unstemmed Expetativas sobre as crianças com três anos de idade
title_sort Expetativas sobre as crianças com três anos de idade
author Passos, Rita Alexandra Teixeira
author_facet Passos, Rita Alexandra Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sampaio, Maria Fernanda
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Rita Alexandra Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem das crianças
Relações
Desenvolvimento
Expetativas
Children´s learning
Relationship
Development
Expectations
topic Aprendizagem das crianças
Relações
Desenvolvimento
Expetativas
Children´s learning
Relationship
Development
Expectations
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-19
2022-07-19T00:00:00Z
2023-03-29T10:07:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15853
TID:203195043
url http://hdl.handle.net/10400.21/15853
identifier_str_mv TID:203195043
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133506964553728