A influência das expetativas na aprendizagem das crianças: a perspetiva dos/as educadores/as e professores/as do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Inácio, Mariana Isabel da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/3462
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
id RCAP_9d70ad33bd76dcbd9bd3a7e1849304c9
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3462
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência das expetativas na aprendizagem das crianças: a perspetiva dos/as educadores/as e professores/as do 1º Ciclo do Ensino Básicorelação pedagógicaexpetativasaprendizagemmotivaçãoeducação de infância1º CEBpedagogical relationshipexpectationslearning processmotivationchildhood educationbasic educationMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), realizado na Escola Superior de Educação de Santarém. Este inicia-se com uma análise descritiva e reflexiva do percurso realizado nos estágios, em contexto de Creche, Jardim de Infância e 1ºCEB. Prossegue com o exercício investigativo de tipo qualitativo, através do qual se pretende conhecer as conceções sobre relação pedagógica, clarificar a influência das expetativas dos docentes no processo de aprendizagem das crianças, perceber como é que os profissionais gerem e comunicam as suas expetativas, e identificar exemplos de situações onde as expetativas tenham condicionado a aprendizagem das crianças. A recolha de dados foi realizada a partir de entrevistas semiestruturadas, a três educadoras e a três professoras do 1ºCEB, e de uma análise documental, que me possibilitou confrontar o discurso das entrevistadas com as opiniões dos autores estudados. Os principais resultados mostram que todos os participantes valorizam a relação pedagógica e indicam como fatores que a influenciam: condições institucionais, variáveis de natureza pessoal do aluno e professor e a motivação do docente; alguns dos docentes consideram que as expetativas positivas apresentam um efeito positivo e as expetativas negativas têm um efeito negativo, enquanto que a outra parte refere que a influência das expetativas é apenas positiva, uma vez que as expetativas dos professores, ainda que sejam importantes, não são encaradas como limitadoras do processo de ensino e aprendizagem dos alunos.The study emerged within the scope of the master's in Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) done at Escola Superior de Educação de Santarém. It begins with a descriptive and reflective analysis of the internships made in nursery, kindergarten and primary school. It proceeds with a qualitative investigative exercise, in which it is intended to study the conceptions of pedagogical relationship, to clarify the influence of the teachers’ expectations in the childrens learning process, to understand how they are implemented by professionals in the management and communication of expectations and to identify examples of situations where as expectations had an influence on children's learning. The data collection was carried out based on the semi-structured interview of three educators and three teachers, and a document analysis, which made it possible to compare the interviewees' discourse with the research of other authors. The main results presented that: all participants value the pedagogical relationship and defined it as an interaction between the teacher and the child, but indicate different factors that a influence it: institutional conditions, variables of a personal nature of the students and teacher and the motivation of the teacher; part of the teachers considers that positive expectations have a positive effect and negative expectations have a negative effect, while the other part considers that effects of expectations is only positive, since the expectations of teachers, even though they are important, are not they are seen as limiting the students’ learning process.Uva, MartaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémInácio, Mariana Isabel da Silva2021-04-25T17:55:28Z2021-04-082021-04-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3462TID:202698475por202698475202698475info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:35:17Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3462Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:14.386496Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência das expetativas na aprendizagem das crianças: a perspetiva dos/as educadores/as e professores/as do 1º Ciclo do Ensino Básico
title A influência das expetativas na aprendizagem das crianças: a perspetiva dos/as educadores/as e professores/as do 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle A influência das expetativas na aprendizagem das crianças: a perspetiva dos/as educadores/as e professores/as do 1º Ciclo do Ensino Básico
Inácio, Mariana Isabel da Silva
relação pedagógica
expetativas
aprendizagem
motivação
educação de infância
1º CEB
pedagogical relationship
expectations
learning process
motivation
childhood education
basic education
title_short A influência das expetativas na aprendizagem das crianças: a perspetiva dos/as educadores/as e professores/as do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full A influência das expetativas na aprendizagem das crianças: a perspetiva dos/as educadores/as e professores/as do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr A influência das expetativas na aprendizagem das crianças: a perspetiva dos/as educadores/as e professores/as do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed A influência das expetativas na aprendizagem das crianças: a perspetiva dos/as educadores/as e professores/as do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort A influência das expetativas na aprendizagem das crianças: a perspetiva dos/as educadores/as e professores/as do 1º Ciclo do Ensino Básico
author Inácio, Mariana Isabel da Silva
author_facet Inácio, Mariana Isabel da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Uva, Marta
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Inácio, Mariana Isabel da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv relação pedagógica
expetativas
aprendizagem
motivação
educação de infância
1º CEB
pedagogical relationship
expectations
learning process
motivation
childhood education
basic education
topic relação pedagógica
expetativas
aprendizagem
motivação
educação de infância
1º CEB
pedagogical relationship
expectations
learning process
motivation
childhood education
basic education
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-25T17:55:28Z
2021-04-08
2021-04-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/3462
TID:202698475
url http://hdl.handle.net/10400.15/3462
identifier_str_mv TID:202698475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202698475
202698475
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137041735221248