Relatório de atividade profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Sandra Maria Bessa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/22994
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores (área de especialização em Biologia e Geologia)
id RCAP_a522c2b8a4e62f710919a14ac16deff9
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/22994
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de atividade profissional501:372.85372.85:501Dissertação de mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores (área de especialização em Biologia e Geologia)O objetivo deste relatório é apresentar a experiência profissional relevante (EPR) da autora, nas vertentes, entre outras, científica, pedagógica e nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), enquanto Professora de Biologia e Geologia, ao longo de 19 anos de serviço, por forma a obter o grau de Mestre em Ciências – Formação Contínua de Professores – Área de Especialização em Biologia e Geologia, ao abrigo do ponto 3, do Despacho RT- 38/2011. O método usado para evidenciar a EPR consistiu na apresentação de atividades, tais como, trabalhos práticos implementados com os alunos, ações de formação, efetuadas no âmbito da formação contínua e fora dela, quer como formanda, quer como formadora e trabalhos de natureza científica. Apresentaram-se 4 trabalhos práticos distintos, implementados com alunos, 63 ações de formação e 2 trabalhos de natureza científica, onde se inclui um artigo. Da atualização e aprofundamento na vertente científica destaca-se a escrita, em coautoria, do artigo ”The influence of humidity, temperature and oral contraceptive in tear” que permitiu o desenvolvimento da escrita científica e o aprofundamento de conhecimentos numa área importante para a lecionação de conteúdos, por exemplo, no âmbito do programa de Biologia de 12º ano (Unidade 1 - Reprodução e Manipulação da Fertilidade e Unidade 2 – Património Genético) e para a implementação dos Projetos de Educação para a Saúde/Educação Sexual. As ações de formação no âmbito das TIC permitiram a aquisição de competências que foram transportadas para a sala de aula e propiciaram aulas mais interativas e facilitadoras do ensino aprendizagem em Ciência. A autora conclui que a forma como superou os desafios enfrentados em 19 anos de carreira lhe permitiram adquirir competências que satisfazem os objetivos a atingir por um mestrando neste curso.This report aims at presenting the author’s relevant professional experience (RPE) at, among others, the scientific and pedagogical level, as well as the Information and Communication Technologies (ICT), as a Biology and Geology teacher, over a 19-year full career, having as a main purpose to obtain the Master Degree in Sciences – Teachers´ Continuing Formation, in the Area of Specialization in Biology and Geology, as referred to in section 3, Act RT- 38/2011. The method used to point out the RPE consisted of the presentation of activities, such as practical works implemented with students, continuing formation sessions, conducted within the continuing formation itself and even outside it, either as a teaching trainer or as a teacher trainee, as well as scientific works. Four distinct practical works were presented, implemented with students, 63 continuing formation sessions and 2 scientific works, where an article is included. From the upgrading and deepening in the scientific field, there should be emphasized the writing, as a co-author, of the article ”The influence of humidity, temperature and oral contraceptive in tear”, which allowed the development of scientific writing and the deepening of knowledge in an important area for content teaching, for example, for the 12th form Biology syllabus (Unit 1- Reproduction and Manipulation of Fertility and unit 2- Genetic Heritage), as well as the implementation of Sexual Education/Health Education Projects. The continuing formation sessions approaching the ICT enabled the acquisition of specific skills brought to the classroom, which provided more interactive lessons, making the Science teaching/learning process easier. The author concludes the way she overcame the challenges faced during a 19- year-career allowed her to acquire skills or competences which meet the aims to be reached by a graduate student in this course.Universidade do MinhoMoreira, Sandra Maria Bessa20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/vnd.ms-powerpointhttp://hdl.handle.net/1822/22994porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:29:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/22994Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:24:17.331401Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de atividade profissional
title Relatório de atividade profissional
spellingShingle Relatório de atividade profissional
Moreira, Sandra Maria Bessa
501:372.85
372.85:501
title_short Relatório de atividade profissional
title_full Relatório de atividade profissional
title_fullStr Relatório de atividade profissional
title_full_unstemmed Relatório de atividade profissional
title_sort Relatório de atividade profissional
author Moreira, Sandra Maria Bessa
author_facet Moreira, Sandra Maria Bessa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Sandra Maria Bessa
dc.subject.por.fl_str_mv 501:372.85
372.85:501
topic 501:372.85
372.85:501
description Dissertação de mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores (área de especialização em Biologia e Geologia)
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/22994
url http://hdl.handle.net/1822/22994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.ms-powerpoint
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132721237196800