Liberdade e determinismo pós-humano
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/2i.2669 |
Resumo: | O presente artigo examina processos, circunstâncias e contextos da obra da artista francesa contemporânea ORLAN. Privilegia-se aqui a hipótese de tratar-se de uma estética que se desenvolve a partir de matrizes convergentes com aquelas que forjam substancialmente o discurso pós-humanístico. Matrizes que, por um lado, se divorciam da normatividade em jogo na moralidade racional pós-humanística, mas que paradoxalmente a ela parecem se subordinar. Buscaremos compreender em que medida a força emancipatória de uma obra que critica as normas de gênero e identidade formais e estéticas se conecta, num certo momento, a um ideal edênico de pureza da corporeidade abstrata e bem-aventurada. |
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Liberdade e determinismo pós-humanoFreedom and determinism in posthumanismArtigosO presente artigo examina processos, circunstâncias e contextos da obra da artista francesa contemporânea ORLAN. Privilegia-se aqui a hipótese de tratar-se de uma estética que se desenvolve a partir de matrizes convergentes com aquelas que forjam substancialmente o discurso pós-humanístico. Matrizes que, por um lado, se divorciam da normatividade em jogo na moralidade racional pós-humanística, mas que paradoxalmente a ela parecem se subordinar. Buscaremos compreender em que medida a força emancipatória de uma obra que critica as normas de gênero e identidade formais e estéticas se conecta, num certo momento, a um ideal edênico de pureza da corporeidade abstrata e bem-aventurada.This paper aims to analyze the processes, circumstances and contexts of ORLAN’s work. Our main hypothesis is that her work share similarities with thoughts found in the post-humanistic discourse. Nevertheless, these thoughts differ from the ground rules of the post-humanistic morality but, at the same time, it paradoxically seems to be subordinated to it. We aim to understand to which point a work of art that criticizes the gender normativity and identities is connected to a divine ideal of abstract corporeity purity.UMinho Editora2020-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/2i.2669por2184-7010da Silva, Vanessa GuimarãesRocha, Guilherme Massarainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-24T08:38:19Zoai:journals.uminho.pt:article/2669Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:55:58.856535Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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