O projeto conexão jovem : uma iniciativa de empoderamento, inovação e ativismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/52457 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Inovação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
id |
RCAP_3a64dba1ed49b0a912c855fd9f7be680 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/52457 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O projeto conexão jovem : uma iniciativa de empoderamento, inovação e ativismoActivismoJovens - BrasilEducaçãoInovaçãoTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Inovação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021“Dar voz aos jovens” é, de longa data, umas das frases mais repetidas no contexto educacional. Mas como fazê-lo de forma eficaz? Aonde ouvir as opiniões dos jovens e utilizar os seus argumentos como centro da discussão, de forma que possam sentir que estão sendo ouvidos e contribuindo, assim, para o desenvolvimento de toda uma comunidade escolar? Neste contexto enunciou-se o problema deste estudo. O evento em questão aconteceu no estado de Santa Catarina, região Sul do Brasil, no ano de 2017, aonde contou com a participação de mais de 3.700 mil jovens da faixa etária entre os 10 e os 24 anos. Decorreu, simultaneamente, em 16 cidades, cobrindo todas as regiões do estado. Os participantes debateram propostas para tornar a Educação mais atrativa e acompanharam discussões sobre o futuro, dando voz aos jovens. Sobre as questões metodológicas, optou-se no presente projeto, por uma investigação de natureza qualitativa, estudando casos múltiplos, onde foi desenvolvida uma estrutura de entrevistas com cinco participantes do evento. Os resultados das entrevistas proporcionaram ao pesquisador investigar os impactos do ativismo nos jovens em relação à educação que lhes é oferecida, bem como validar a frente inovadora presente no referido evento. Os resultados alcançados vão de encontro às questões de investigação, de forma a reconhecer o Workshop Conexão Jovem como uma ação inovadora no contexto educacional, que contribuiu de forma concreta com o ativismo juvenil. Os jovens reconhecem a importância de projetos que fortaleçam o seu engajamento e deem oportunidade de colocar o seu ponto de vista sobre a educação que lhes é oferecida. Reconhecem, também, que os jovens fazem pouco uso do seu poder de influência e capacidade de contribuição. Esses mesmos jovens reconhecem que, eventos como o Workshop Conexão Jovem, são ferramentas propulsoras para um maior envolvimento dos jovens com assuntos relacionados com a educação.“Give young people a voice” has long been one of the most repeated phrases in the educational context. But how to do this effectively, where listening to young people is at the center of the discussion, so that listening to their opinion, feeling that they are being heard and contributing to the development of the entire school community? In this context, the problem of this study is stated. The event in question took place in the state of Santa Catarina, southern Brazil, in 2017, with the participation of more than 3.7 million young people aged between 10 and 24 years. It took place simultaneously in 16 cities, covering all regions of the state. Participants debated proposals to make education more suitable and focused on the future, giving voice to young people. On methodological issues, I opted in this project for an investigation of a qualitative nature, studying multiple cases, where an identification structure was developed with 5 participants of the event. The results of the related ones allowed the researcher to investigate the impacts of activism on young people in relation to the education offered to them, as well as to validate the innovative front present in the given event. The results achieved meet the research questions, in order to recognize the Young Connection Workshop as an innovative action in the educational context, which contributed in a concrete way to youth activism. Young people recognize the importance of projects that strengthen their engagement, giving them the opportunity to put their point of view on the education offered to them. They also recognize that young people make little use of their power of influence and ability to contribute. These same young people recognize that events such as the Young Connection Workshop are driving tools for greater involvement of young people with issues related to education.Reis, Pedro, 1965-Repositório da Universidade de LisboaSilva, Anderson Rauber da2022-04-20T15:49:21Z20212021-12-102021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/52457TID:203059654porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:57:42Zoai:repositorio.ul.pt:10451/52457Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:03:34.633557Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O projeto conexão jovem : uma iniciativa de empoderamento, inovação e ativismo |
title |
O projeto conexão jovem : uma iniciativa de empoderamento, inovação e ativismo |
spellingShingle |
O projeto conexão jovem : uma iniciativa de empoderamento, inovação e ativismo Silva, Anderson Rauber da Activismo Jovens - Brasil Educação Inovação Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O projeto conexão jovem : uma iniciativa de empoderamento, inovação e ativismo |
title_full |
O projeto conexão jovem : uma iniciativa de empoderamento, inovação e ativismo |
title_fullStr |
O projeto conexão jovem : uma iniciativa de empoderamento, inovação e ativismo |
title_full_unstemmed |
O projeto conexão jovem : uma iniciativa de empoderamento, inovação e ativismo |
title_sort |
O projeto conexão jovem : uma iniciativa de empoderamento, inovação e ativismo |
author |
Silva, Anderson Rauber da |
author_facet |
Silva, Anderson Rauber da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Reis, Pedro, 1965- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Anderson Rauber da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Activismo Jovens - Brasil Educação Inovação Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Activismo Jovens - Brasil Educação Inovação Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Inovação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-12-10 2021-01-01T00:00:00Z 2022-04-20T15:49:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/52457 TID:203059654 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/52457 |
identifier_str_mv |
TID:203059654 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134586228178944 |