STEM no ensino da massa e do peso : um estudo com alunos do 7.º ano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/47105 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
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STEM no ensino da massa e do peso : um estudo com alunos do 7.º anoEducação STEMMotivaçãoAprendizagemActividades experimentaisTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021Nos países ocidentalizados o interesse e motivação dos alunos relativamente às disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (disciplinas STEM) tem vindo a diminuir, apesar da procura global de mão-de-obra qualificada nas “STEM skills” ter vindo a aumentar e a literatura apontar para a introdução de uma abordagem integrada STEM, nos processos de aprendizagem como forma de captar os jovens para disciplinas STEM e, desviando o enfoque do processo de aprendizagem do professor para o aluno. Mas afinal o que é a STEM? E como é que uma abordagem STEM influência a motivação dos alunos, as suas estruturas cognitivas e aprendizagens? O nosso estudo pretende fazer um contributo para o acervo que tenta clarificar atributos e potencialidades da articulação STEM no processo de ensino/aprendizagem dos alunos. Partimos do problema: “Como é que uma abordagem STEM, sobre peso e massa, influência a motivação dos alunos, as suas estruturas cognitivas e aprendizagens?”. Para isso, pretende-se saber qual é a motivação e o interesse pelas áreas STEM, considerando o antes e o depois das atividades STEM, quais são as estruturas cognitivas dos alunos sobre os conceitos de peso e massa, antes do desenvolvimento da abordagem STEM e, por fim, quais foram as dificuldades que sentiram durante o desenvolvimento da abordagem STEM. Para procurar dar resposta ao problema realizouse uma investigação introduzindo atividades de investigação de engenharia reversa no estudo do peso e massa, conteúdos do programa de Ciências Físico – Químicas de 7.º ano e, consequentemente os indivíduos “investigados” foram alunos do sétimo ano, de um agrupamento da margem Sul. Este estudo insere-se num projeto mais amplo – GoSTEM – financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CED-EDG/31480/2017). O estudo seguiu uma metodologia de investigação mista, descritivo e com uma abordagem de teor interpretativo. Utilizaram-se vários instrumentos de recolha de dados: questionário, mapas de frequências WAT, documentos escritos (desenhos) e entrevista, em grupo focado. No processo de análise, os dados foram codificados e categorizados. À medida que o trabalho se desenvolvia constatou-se a dificuldade dos alunos para se desviarem do caminho “tradicional” onde prevalece uma separação entre o quotidiano e o conteúdo científico. As estruturas cognitivas dos alunos evoluíram e as dificuldades primárias sentidas foram resultado do confronto entre conhecimentos previamente adquiridos, do seu quotidiano, e o conhecimento científico. No final manifestaram um grande interesse em “abraçar” uma nova via, uma articulação mais integradora do que nos rodeia, uma integração STEM nos processos de ensino-aprendizagem, mas relativamente ao facto desta via influenciar as suas escolhas, não se verificaria nenhuma mudança por duas razões principais: terem ideias fixas e a esmagadora maioria já pretendia enveredar pela área científica e tecnológica.In westernized countries, students' interest and motivation in the subjects of Science, Technology, Engineering and Mathematics (subjects STEM) has been decreasing, although the global search of manpower on the “STEM skills” has been increasing and the literature aim for a introduction of an approach to integrated STEM, on the learning process as a way of attracting the youth to the subjects STEM and, diverting the process focus of learning of the teacher to the student. But what is STEM? And how does STEM influence students’ motivations, their cognitive structures and learning? Our research pretends to make a contribution for the estate that tries to clarify attributes and the potentials of articulations STEM on the process of teaching\ learning of the students. We start from our problem: “how does a STEM approach, about weight and mass, influences students’ motivations, their cognitive structures and learning?” For this, it is intended to know what is the motivation and interest in the STEM areas, considering the before and after STEM activities, what are the students' cognitive structures on the concepts of weight and mass, before the development of the STEM approach and, finally, what were the difficulties they experienced during the development of the STEM approach. To try answer to the problem an investigation took place introducing the engineering investigation activities reversed on the study of the weight and mass, content from the physicochemical program on the seventh grade and, consequently the individuals “investigated” were students from the seventh grade, from a school cluster on the south bank. This study is part of a broader project - GoSTEM - financed by the Foundation for Science and Technology (PTDC / CED-EDG / 31480/2017). Our study followed an mixed, descriptive and with an approach of interpretive content. Various data collecting instruments were used: questionnaires, WAT frequency maps, written documents (drawings) and interviews, on a focused group. On the analyze process, the data was coded and categorized. With the project evolution, the difficulty of the students to get away from the “traditional” route, where there’s a separation in between the quotidian and the scientific content, was noticed. The students’ cognitive structures evolved and the primary difficulties felt, were the result from the confront in between their already known knowledge, from their quotidian, and scientific knowledge. In the end, they manifested a great interest on opening their paths to a new way, an articulation more integrative that what surrounds us, a STEM integration on the teaching-learning process, but the fact that this way is going to influence their choices, doesn’t show any change for two main reasons: they have fixed ideas and the majority already pretended to invest on the scientific and technologic subjects.Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-Repositório da Universidade de LisboaTomás, António Manuel Salvado2021-03-26T16:25:25Z20212020-12-142021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47105TID:202970132porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:46Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47105Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:11.220484Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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