Diversidade cultural em contexto educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Raquel Filipa Coutinho da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/37589
Resumo: Cada vez mais, nos dias que correm, a aceitação e o respeito pela diversidade cultural são fatores essenciais para a tolerância e para uma pacífica convivência. Embora, genericamente, a natureza das crianças não revele qualquer tipo de ressentimento ou rancor em relação a pessoas de nacionalidade, cultura ou etnia diferentes, a verdade é que, com o passar do tempo, se assistirem a situações de racismo e de desrespeito pela diferença, podem vir a comportar-se seguindo padrões completamente desadequados. Ou seja, nós, enquanto adultos(as) e membros ativos da sociedade atual, somos responsáveis pela forma como os(as) mais novos(as) veem o mundo e como aceitam (ou não) os(as) outros(as), independentemente da sua nacionalidade, etnia ou cultura. Neste sentido, é nosso dever aceitar, respeitar e tratar com igualdade todos(as) aqueles(as) que nos rodeiam e interagem connosco, seja em contexto laboral ou social. O principal objetivo deste trabalho é compreender de que forma a diversidade cultural é encarada em contexto escolar, isto é, perceber se docentes e alunos(as) aceitam as diferenças culturais, se todos(as) os(as) alunos(as) são integrados(as), independentemente da sua nacionalidade e, acima de tudo, se as diferenças são respeitadas e se há, entre todos(as), partilha de valores. O presente Relatório encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte, enquadra-se o tema da diversidade cultural, definem-se os conceitos, aborda-se a diversidade cultural nas sociedades atuais e na escola e refere-se o papel do(a) professor(a) no respeito pela diversidade cultural. Posteriormente, caracteriza-se o contexto no qual foi realizado este trabalho, reflete-se sobre as práticas utilizadas e sobre o que se pretendia colocar em prática com o grupo de estágio. Por fim, apresenta-se uma proposta de intervenção sobre o tema em questão e fazem-se algumas considerações finais.
id RCAP_3a707ed060a5eb47bb761e96d0625b27
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/37589
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diversidade cultural em contexto educativoDiversidade CulturalRespeitoImpactoPapel do ProfessorCada vez mais, nos dias que correm, a aceitação e o respeito pela diversidade cultural são fatores essenciais para a tolerância e para uma pacífica convivência. Embora, genericamente, a natureza das crianças não revele qualquer tipo de ressentimento ou rancor em relação a pessoas de nacionalidade, cultura ou etnia diferentes, a verdade é que, com o passar do tempo, se assistirem a situações de racismo e de desrespeito pela diferença, podem vir a comportar-se seguindo padrões completamente desadequados. Ou seja, nós, enquanto adultos(as) e membros ativos da sociedade atual, somos responsáveis pela forma como os(as) mais novos(as) veem o mundo e como aceitam (ou não) os(as) outros(as), independentemente da sua nacionalidade, etnia ou cultura. Neste sentido, é nosso dever aceitar, respeitar e tratar com igualdade todos(as) aqueles(as) que nos rodeiam e interagem connosco, seja em contexto laboral ou social. O principal objetivo deste trabalho é compreender de que forma a diversidade cultural é encarada em contexto escolar, isto é, perceber se docentes e alunos(as) aceitam as diferenças culturais, se todos(as) os(as) alunos(as) são integrados(as), independentemente da sua nacionalidade e, acima de tudo, se as diferenças são respeitadas e se há, entre todos(as), partilha de valores. O presente Relatório encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte, enquadra-se o tema da diversidade cultural, definem-se os conceitos, aborda-se a diversidade cultural nas sociedades atuais e na escola e refere-se o papel do(a) professor(a) no respeito pela diversidade cultural. Posteriormente, caracteriza-se o contexto no qual foi realizado este trabalho, reflete-se sobre as práticas utilizadas e sobre o que se pretendia colocar em prática com o grupo de estágio. Por fim, apresenta-se uma proposta de intervenção sobre o tema em questão e fazem-se algumas considerações finais.Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Repositório ComumFonseca, Raquel Filipa Coutinho da2021-09-28T08:00:29Z2021-01-01T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/37589202768244porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:28Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/37589Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:11.704950Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diversidade cultural em contexto educativo
title Diversidade cultural em contexto educativo
spellingShingle Diversidade cultural em contexto educativo
Fonseca, Raquel Filipa Coutinho da
Diversidade Cultural
Respeito
Impacto
Papel do Professor
title_short Diversidade cultural em contexto educativo
title_full Diversidade cultural em contexto educativo
title_fullStr Diversidade cultural em contexto educativo
title_full_unstemmed Diversidade cultural em contexto educativo
title_sort Diversidade cultural em contexto educativo
author Fonseca, Raquel Filipa Coutinho da
author_facet Fonseca, Raquel Filipa Coutinho da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Raquel Filipa Coutinho da
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade Cultural
Respeito
Impacto
Papel do Professor
topic Diversidade Cultural
Respeito
Impacto
Papel do Professor
description Cada vez mais, nos dias que correm, a aceitação e o respeito pela diversidade cultural são fatores essenciais para a tolerância e para uma pacífica convivência. Embora, genericamente, a natureza das crianças não revele qualquer tipo de ressentimento ou rancor em relação a pessoas de nacionalidade, cultura ou etnia diferentes, a verdade é que, com o passar do tempo, se assistirem a situações de racismo e de desrespeito pela diferença, podem vir a comportar-se seguindo padrões completamente desadequados. Ou seja, nós, enquanto adultos(as) e membros ativos da sociedade atual, somos responsáveis pela forma como os(as) mais novos(as) veem o mundo e como aceitam (ou não) os(as) outros(as), independentemente da sua nacionalidade, etnia ou cultura. Neste sentido, é nosso dever aceitar, respeitar e tratar com igualdade todos(as) aqueles(as) que nos rodeiam e interagem connosco, seja em contexto laboral ou social. O principal objetivo deste trabalho é compreender de que forma a diversidade cultural é encarada em contexto escolar, isto é, perceber se docentes e alunos(as) aceitam as diferenças culturais, se todos(as) os(as) alunos(as) são integrados(as), independentemente da sua nacionalidade e, acima de tudo, se as diferenças são respeitadas e se há, entre todos(as), partilha de valores. O presente Relatório encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte, enquadra-se o tema da diversidade cultural, definem-se os conceitos, aborda-se a diversidade cultural nas sociedades atuais e na escola e refere-se o papel do(a) professor(a) no respeito pela diversidade cultural. Posteriormente, caracteriza-se o contexto no qual foi realizado este trabalho, reflete-se sobre as práticas utilizadas e sobre o que se pretendia colocar em prática com o grupo de estágio. Por fim, apresenta-se uma proposta de intervenção sobre o tema em questão e fazem-se algumas considerações finais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-28T08:00:29Z
2021-01-01T00:00:00Z
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/37589
202768244
url http://hdl.handle.net/10400.26/37589
identifier_str_mv 202768244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130034714181632