Diversidade cultural em contexto educativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/37589 |
Resumo: | Cada vez mais, nos dias que correm, a aceitação e o respeito pela diversidade cultural são fatores essenciais para a tolerância e para uma pacífica convivência. Embora, genericamente, a natureza das crianças não revele qualquer tipo de ressentimento ou rancor em relação a pessoas de nacionalidade, cultura ou etnia diferentes, a verdade é que, com o passar do tempo, se assistirem a situações de racismo e de desrespeito pela diferença, podem vir a comportar-se seguindo padrões completamente desadequados. Ou seja, nós, enquanto adultos(as) e membros ativos da sociedade atual, somos responsáveis pela forma como os(as) mais novos(as) veem o mundo e como aceitam (ou não) os(as) outros(as), independentemente da sua nacionalidade, etnia ou cultura. Neste sentido, é nosso dever aceitar, respeitar e tratar com igualdade todos(as) aqueles(as) que nos rodeiam e interagem connosco, seja em contexto laboral ou social. O principal objetivo deste trabalho é compreender de que forma a diversidade cultural é encarada em contexto escolar, isto é, perceber se docentes e alunos(as) aceitam as diferenças culturais, se todos(as) os(as) alunos(as) são integrados(as), independentemente da sua nacionalidade e, acima de tudo, se as diferenças são respeitadas e se há, entre todos(as), partilha de valores. O presente Relatório encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte, enquadra-se o tema da diversidade cultural, definem-se os conceitos, aborda-se a diversidade cultural nas sociedades atuais e na escola e refere-se o papel do(a) professor(a) no respeito pela diversidade cultural. Posteriormente, caracteriza-se o contexto no qual foi realizado este trabalho, reflete-se sobre as práticas utilizadas e sobre o que se pretendia colocar em prática com o grupo de estágio. Por fim, apresenta-se uma proposta de intervenção sobre o tema em questão e fazem-se algumas considerações finais. |
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