Literacia em Saúde Mental de Pessoas com Necessidade de Cuidados de Saúde Mental: Um estudo descritivo-correlacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Daniela Azevedo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49934
Resumo: Enquadramento: A literacia em saúde mental é um conceito que tem vindo a ganhar importância na área da Saúde Mental, pois visa aumentar o empoderamento da pessoa com necessidade de cuidados de saúde mental no que à sua doença diz respeito. Após uma revisão de literatura, percebeu-se que existe uma lacuna deste conhecimento no que concerne à literacia em saúde mental de pessoas com necessidade de cuidados de saúde mental. Objetivos: Com este trabalho pretende-se identificar o nível de literacia em saúde mental das pessoas com necessidade de cuidados de saúde mental; identificar a relação entre as características sociodemográficas e clínicas das pessoas com necessidade de cuidados de saúde mental e o seu nível de literacia em saúde mental e identificar a relação entre esta e a saúde mental positiva em pessoas com necessidade de cuidados de saúde mental. Métodos: Foi realizado um estudo descritivo-correlacional com a avaliação dos níveis de literacia em saúde mental, os níveis de saúde mental positiva e as relações existentes entre as características sociodemográficas e clínicas e o nível de literacia em saúde mental dos participantes no estudo. Recorreu-se a uma amostragem não probabilística acidental, incluindo 222 pessoas com diagnóstico de doença mental, em regime de internamento e/ou em regime de ambulatório a serem seguidas num Hospital Psiquiátrico de referência em Portugal. A análise de dados foi deita com recurso ao IBM SPSS®, versão 29.0. Resultados: Os níveis de literacia em saúde mental de pessoas com necessidade de cuidados de saúde mental demonstraram, em média, ser positivos (score médio total de 40,26 pontos de um total de 50 pontos possíveis). A escolaridade e o hábito de procurar informação sobre a doença, mostraram ser fatores que se relacionam com o aumento da literacia em saúde mental. Não se encontrou associação estatisticamente significativa entre os níveis de literacia em saúde mental e os níveis de saúde mental positiva. No entanto, os scores de avaliação da saúde mental positiva, demonstraram também ser favoráveis, obtendo um score de 54,09 num total de 70 pontos possíveis. Conclusões: A amostra de pessoas com necessidade de cuidados de saúde mental mostrou níveis favoráveis de literacia em saúde mental e de saúde mental positiva. Ao contrário do que se considerava anteriormente, pessoas com necessidade de cuidados de saúde mental não teriam bons resultados nos scores de saúde mental positiva, porque tinham uma doença mental, o mesmo não se verificou neste estudo.
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spelling Literacia em Saúde Mental de Pessoas com Necessidade de Cuidados de Saúde Mental: Um estudo descritivo-correlacionalMental health literacy of people in need of mental health care: A descriptive-correlational studySaúde MentalLiteracia em Saúde MentalPessoas com Necessidade de Cuidados de Saúde MentalSaúde Mental PositivaEnfermagemEnquadramento: A literacia em saúde mental é um conceito que tem vindo a ganhar importância na área da Saúde Mental, pois visa aumentar o empoderamento da pessoa com necessidade de cuidados de saúde mental no que à sua doença diz respeito. Após uma revisão de literatura, percebeu-se que existe uma lacuna deste conhecimento no que concerne à literacia em saúde mental de pessoas com necessidade de cuidados de saúde mental. Objetivos: Com este trabalho pretende-se identificar o nível de literacia em saúde mental das pessoas com necessidade de cuidados de saúde mental; identificar a relação entre as características sociodemográficas e clínicas das pessoas com necessidade de cuidados de saúde mental e o seu nível de literacia em saúde mental e identificar a relação entre esta e a saúde mental positiva em pessoas com necessidade de cuidados de saúde mental. Métodos: Foi realizado um estudo descritivo-correlacional com a avaliação dos níveis de literacia em saúde mental, os níveis de saúde mental positiva e as relações existentes entre as características sociodemográficas e clínicas e o nível de literacia em saúde mental dos participantes no estudo. Recorreu-se a uma amostragem não probabilística acidental, incluindo 222 pessoas com diagnóstico de doença mental, em regime de internamento e/ou em regime de ambulatório a serem seguidas num Hospital Psiquiátrico de referência em Portugal. A análise de dados foi deita com recurso ao IBM SPSS®, versão 29.0. Resultados: Os níveis de literacia em saúde mental de pessoas com necessidade de cuidados de saúde mental demonstraram, em média, ser positivos (score médio total de 40,26 pontos de um total de 50 pontos possíveis). A escolaridade e o hábito de procurar informação sobre a doença, mostraram ser fatores que se relacionam com o aumento da literacia em saúde mental. Não se encontrou associação estatisticamente significativa entre os níveis de literacia em saúde mental e os níveis de saúde mental positiva. No entanto, os scores de avaliação da saúde mental positiva, demonstraram também ser favoráveis, obtendo um score de 54,09 num total de 70 pontos possíveis. Conclusões: A amostra de pessoas com necessidade de cuidados de saúde mental mostrou níveis favoráveis de literacia em saúde mental e de saúde mental positiva. Ao contrário do que se considerava anteriormente, pessoas com necessidade de cuidados de saúde mental não teriam bons resultados nos scores de saúde mental positiva, porque tinham uma doença mental, o mesmo não se verificou neste estudo.Background: The concept of mental health literacy has increasingly become more important in the area of Mental Health, as it aims to foster the empowerment of people with mental health care needs when it comes to their illness. After a literature review, it was realized that there is a gap in this knowledge regarding the mental health literacy of people in need of mental health care. Objectives: With this study, it is intended to identify the level of mental health literacy of people with mental health care needs; to identify the relation between the sociodemographic and clinical characteristics of people with mental health care needs and their level of mental health literacy; and to identify the relation between mental health literacy and positive mental health in people with mental health care needs. Methods: A descriptive-correlational study was carried out with the assessment of the mental health literacy levels, of the positive mental health levels and the relation between sociodemographic and clinical characteristics and the mental health literacy level of the study’s participants. An accidental non-probability sampling was conducted, including 222 people with a mental disorder diagnosis that were inpatients and/or outpatients being treated at a Psychiatric Hospital, in Portugal. Data analysis was performed using IBM SPSS®, version 29.0. Results: Mental health literacy levels in people with mental health care needs have shown, on average, to be positive (with an average total score of 40,26 points from a total of 50 possible points). The level of education and the habit of searching for information about the illness have shown to have relation with an increase in mental health literacy. No statistically significant association was found between mental health literacy levels and positive mental health levels. However, the positive mental health assessment scores also proved to be favorable, obtaining a score of 54,09 out of 70 possible points. Conclusions: The sample of people in need of mental health care showed favorable levels of mental health literacy and positive mental health. Contrary to what was previously considered, that people in need of mental health care would not have good results in positive mental health scores, because they had a mental disorder, the same did not occur in this study.Sequeira, CarlosRepositório ComumMartins, Daniela Azevedo2024-02-20T15:07:14Z2023-122023-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49934TID:203527569porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:15:46Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49934Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:10:46.688700Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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