Sistema Embebido de Baixo Custo para Fidelização de Clientes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/6252 |
Resumo: | Nos dias de hoje, o marketing digital é, cada vez mais, uma realidade que surge da necessidade que as entidades têm em vender mais e melhor de modo a fazer face à concorrência. Surge, assim, a necessidade da evolução tecnológica neste âmbito, pois é de todo o interesse conseguir massificar a ideia de entrega de produtos ou serviços especializados consoante os interesses do utilizador. No entanto, existia um problema de identificação e localização de pessoas em locais fechados. É neste contexto que surge o Beacon. Em 2013 a reconhecida marca Apple lança o primeiro beacon do mercado, denominado de iBeacon. Rapidamente se percebeu que este era o caminho certo e bastante viável para a implementação de um marketing personalizado ou de proximidade. Nesse mesmo ano, foram espalhados beacons por vários estabelecimentos comerciais para oferecer informações personalizadas ao cliente. Outras aplicações foram desenvolvidas recorrendo à tecnologia beacon, desde localização de pessoas, navegação num determinado local e até mesmo sistema de ajuda de decisão. Este projeto pretende divulgar que é possível criar um sistema de navegação indoor eficaz utilizando tecnologias atuais e com um baixo custo de implementação e manutenção. Neste documento foi também estudada uma forma de melhorar a fórmula de comunicação genérica entre o beacon e o dispositivo inteligente, pois em determinados ambientes verificou-se que nem sempre era tão precisa quanto esperado. Adicionalmente é importante também referir o método de navegação da aplicação, que tem como base um conceito bastante minimalista, desmaterializado a típica navegação num mapa, para um método baseado em navegação magnética, mas com o auxílio de beacons em vez do campo magnético terrestre. Por último pretende-se também que a aplicação seja um exemplo de usabilidade e que permita o utilizador uma navegação simples, eficiente e permita ao utilizador atingir os seus objetivos: poupar dinheiro nas suas compras utilizando a aplicação ShowMe, desenvolvida neste trabalho. No decorrer deste documento serão estudadas as várias aplicabilidades de um sistema multifacetado, que permitirá notificar os utilizadores sobre os seus interesses, permitir que estes efetuem trocas de promoções diretamente com a loja, com o objetivo de potenciar o seu interesse num produto específico, bem como garantir a navegação do cliente para a loja selecionada. A presente investigação também irá contemplar um levantamento do estado da arte para conhecer outras soluções tecnológicas possíveis para o mesmo fim. Este estudo tornar-se-á uma mais-valia para comparações futuras e publicações na área. Será ainda efetuado um levantamento das várias soluções em que o beacon foi utilizado como base tecnológica, permitindo assim desenhar um sistema escalável, tendo em conta todos estes exemplos. |
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Sistema Embebido de Baixo Custo para Fidelização de ClientesMestradoBeaconsLocalização interiorAplicações móveisOtimizaçãoEmissores de sinalDesenho centrado no utilizadorNavegação interiorDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaNos dias de hoje, o marketing digital é, cada vez mais, uma realidade que surge da necessidade que as entidades têm em vender mais e melhor de modo a fazer face à concorrência. Surge, assim, a necessidade da evolução tecnológica neste âmbito, pois é de todo o interesse conseguir massificar a ideia de entrega de produtos ou serviços especializados consoante os interesses do utilizador. No entanto, existia um problema de identificação e localização de pessoas em locais fechados. É neste contexto que surge o Beacon. Em 2013 a reconhecida marca Apple lança o primeiro beacon do mercado, denominado de iBeacon. Rapidamente se percebeu que este era o caminho certo e bastante viável para a implementação de um marketing personalizado ou de proximidade. Nesse mesmo ano, foram espalhados beacons por vários estabelecimentos comerciais para oferecer informações personalizadas ao cliente. Outras aplicações foram desenvolvidas recorrendo à tecnologia beacon, desde localização de pessoas, navegação num determinado local e até mesmo sistema de ajuda de decisão. Este projeto pretende divulgar que é possível criar um sistema de navegação indoor eficaz utilizando tecnologias atuais e com um baixo custo de implementação e manutenção. Neste documento foi também estudada uma forma de melhorar a fórmula de comunicação genérica entre o beacon e o dispositivo inteligente, pois em determinados ambientes verificou-se que nem sempre era tão precisa quanto esperado. Adicionalmente é importante também referir o método de navegação da aplicação, que tem como base um conceito bastante minimalista, desmaterializado a típica navegação num mapa, para um método baseado em navegação magnética, mas com o auxílio de beacons em vez do campo magnético terrestre. Por último pretende-se também que a aplicação seja um exemplo de usabilidade e que permita o utilizador uma navegação simples, eficiente e permita ao utilizador atingir os seus objetivos: poupar dinheiro nas suas compras utilizando a aplicação ShowMe, desenvolvida neste trabalho. No decorrer deste documento serão estudadas as várias aplicabilidades de um sistema multifacetado, que permitirá notificar os utilizadores sobre os seus interesses, permitir que estes efetuem trocas de promoções diretamente com a loja, com o objetivo de potenciar o seu interesse num produto específico, bem como garantir a navegação do cliente para a loja selecionada. A presente investigação também irá contemplar um levantamento do estado da arte para conhecer outras soluções tecnológicas possíveis para o mesmo fim. Este estudo tornar-se-á uma mais-valia para comparações futuras e publicações na área. Será ainda efetuado um levantamento das várias soluções em que o beacon foi utilizado como base tecnológica, permitindo assim desenhar um sistema escalável, tendo em conta todos estes exemplos.ABSTRACT: Nowadays and in order to cope with increasingly competitive markets, digital marketing has become an indispensable tool for any company to promote and sell high quality products. So for these to be shaped according to the user’s interests and preferences, technology has been pushed to evolve every day trying to keep up with a global high demand. However, there was a particular problem in identifying and locating people in indoors spaces. In 2013, Apple launches its iBeacon as the first beacon available in the market. Quickly this technology become an important step towards the implementation of a user's location tailored marketing. In that same year, multiple beacons were deployed into commercial buildings to provide customized information to its clients. Many applications were developed leveraging beacon’s technology, from user’s localization and indoor navigation to personalized assistants that would assist in the decision making process. This project will disclose that it is possible to develop an efficient indoor navigation system with current technologies at low cost implementation and maintenance. This document also studies an improvement of the generic communication method, which, at the moment, and regarding certain conditions, proved lacking the precision that was expected. Additionally, it is important to note that the application unique navigation system map is based on a very minimalistic concept. It acquires knowledge from the classic magnetic navigation method but in this case it is supported by beacons instead of the actual earth's magnetic field. Finally, an application is developed (named ShowMe) as a proof of concept and is capable to provide a simple and efficient navigation system to the user with the benefit of reduced costs. Throughout the document, several features are presented of what a versatile system can provide, from notifications about user’s interests or promotion coupons of a store, making it easier and faster to sell a product or to navigate the user directly to a selected store. This work will also survey the current state of the art technologies. Hopefully it will become a valuable resource for future research regarding this subject. To conclude, multiple solutions will be demonstrated where the beacon was used as base technology, allowing us to design a scalable system.Morgado, José Francisco MonteiroDuarte, Rui Pedro Monteiro AmaroRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuLima, Mauro Loureiro2020-03-25T19:11:33Z2020-02-072019-12-032020-02-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6252TID:202464407porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:30Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6252Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:12.038731Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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