O que é ser um bom professor? Conceções de alunos e docentes do 1.º CEB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/9570 |
Resumo: | Relatório de Estágio realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação para obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
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O que é ser um bom professor? Conceções de alunos e docentes do 1.º CEBIdentidade profissionalProfessorAlunoProfissão docenteProfessional identityTeacherStudentTeaching professionRelatório de Estágio realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação para obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório surge no âmbito do trabalho realizado na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), que decorreu no 2.º ano do Curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal (HGP) no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório envolve a análise e reflexão de todo o processo de intervenção pedagógica desenvolvido e a descrição da investigação que se considerou importante realizar no seguimento desse processo. A investigação teve como grande objetivo identificar as conceções de alunos e de docentes do 1.º CEB sobre o que é um bom professor deste ciclo de ensino. Com este intuito, procurou-se conhecer as características de um bom professor valorizadas por alunos e docentes do 1.º CEB para, posteriormente, construir uma proposta de perfil de um bom professor deste ciclo de ensino com base nas opiniões dos participantes no estudo. A escolha deste tema foi motivada por preocupações pessoais e profissionais e pelo desejo de implementar processos de ensino e de aprendizagem de qualidade junto dos grupos com os quais decorreu a intervenção. Para obter essa informação, foi realizado um estudo de caso com uma abordagem qualitativa, que envolveu a realização de entrevistas semiestruturadas a três docentes e de dois focus group a alunos do 1.º CEB da mesma instituição, orientadas por um guião previamente elaborado com base na revisão da literatura sobre o tema. Após a realização das entrevistas, procedeu-se à sua transcrição e análise de conteúdo das mesmas, na qual se privilegiou uma abordagem mista (indutiva e dedutiva). Os resultados revelaram a existência de concordância nas conceções de alunos e docentes sobre o tema em análise, sendo as competências emocionais/afetivas aquelas que ambos os grupos consideraram como mais importantes num bom professor, sublinhando em particular a afetividade na relação pedagógica como uma das dimensões que importa ter em consideração. Também a dimensão ética foi bastante valorizada por ambos os grupos, tendo os entrevistados reforçado a importância da figura do professor enquanto modelo e exemplo para os alunos.ABSTRACT This report emerges after the work developed in the Supervised Teaching Practice II subject, which took place in the second year of the Master’s Degree in Primary School Education and Middle School Education in the Subjects of Portuguese and Portuguese History and Geography. The report involves the analysis and reflection of all the pedagogical intervention process developed and the description of the investigation that was regarded relevant in light of that process. The investigation’s main goal was to identify the conceptions of primary school students and teachers about what a good teacher is. As such, it was sought to find out the traits of a good teacher valued by both primary school students and teachers, in order to create a proposal of a good primary teacher profile based on the opinions of the study’s participants. This theme choice was motivated by personal and professional concerns and the desire to implement teaching and learning processes of quality with the students that were taught. To obtain that information, a case study with a qualitative approach was developed. It involved three semi-structured interviews to teachers and focus group interviews to two groups of primary school students of the same institution. These interviews were oriented by a script previously created based on the literature review about the theme. After the interviews, followed their transcription and content analysis, which privileged mixed methods (inductive and deductive). The results revealed concordance between the students and the teachers’ conceptions about the theme. The emotional/affective skills were considered the most important in a good teacher. Both students and teachers stressed, in particular, the significance of affection in the pedagogical relation. The ethical dimension was also strongly valued by both students and teachers, who stressed the importance of the teacher’s figure as a role model to the students.Madureira, IsabelRCIPLHenriques, Gonçalo Nuno Caeiro2019-02-22T10:53:25Z2018-12-132018-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9570TID:202105725porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:24Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9570Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:07.209660Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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