Formação Docente em Educação Física
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.23950 |
Resumo: | Este artigo tem como foco de análise a formação docente de Educação Física em duas Universidades públicas situadas em diferentes países: a Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil e a Universidade do Porto, Portugal. Assim, o objetivo é analisar os documentos norteadores das disciplinas desses cursos, apontando possibilidades de discussão sobre inclusão durante a formação docente. A partir de uma pesquisa documental, foi possível demostrar que há possibilidade de discutir inclusão e diferenças, mesmo em disciplinas que historicamente não tratam de tais questões. Indica-se, portanto, não necessariamente a mudança dos documentos norteadores e sim uma outra forma de se apropriar desses escritos e repensar como esses documentos podem refletir culturas, políticas e práticas inclusivas. |
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Formação Docente em Educação FísicaFormação Docente em Educação FísicaArtigosEste artigo tem como foco de análise a formação docente de Educação Física em duas Universidades públicas situadas em diferentes países: a Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil e a Universidade do Porto, Portugal. Assim, o objetivo é analisar os documentos norteadores das disciplinas desses cursos, apontando possibilidades de discussão sobre inclusão durante a formação docente. A partir de uma pesquisa documental, foi possível demostrar que há possibilidade de discutir inclusão e diferenças, mesmo em disciplinas que historicamente não tratam de tais questões. Indica-se, portanto, não necessariamente a mudança dos documentos norteadores e sim uma outra forma de se apropriar desses escritos e repensar como esses documentos podem refletir culturas, políticas e práticas inclusivas.This article focuses on the physical education teacher education in two public universities located in different countries: the Federal University of Rio de Janeiro, Brazil and the University of Porto, Portugal. Thus, the objective is to analyze the guiding documents of the disciplines of these courses, pointing possibilities of discussion about inclusion during the students formation. It was possible to demonstrate that there is a possibility to discuss such issues, even in disciplines that historically do not deal with diversity, differences or inclusion. It is not necessary to change the guiding documents, but another way of appropriating these writings and rethinking how these documents may reflect inclusive cultures, policies and practices.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2021-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.23950por1646-2335Pereira de Souza da Fonseca, MicheleCampos Mamede Maia, Maria Vitóriainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:51Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/23950Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:48:01.393447Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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