Envolvimento académico de estudantes de engenharia: contributos para a validação interna e externa de uma escala de avaliação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/30119 |
Resumo: | Volume temático da Revista e-psi "Adaptação e sucesso académico no ensino superior" |
id |
RCAP_3ace7137002528a4df1f3aaa466829ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30119 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Envolvimento académico de estudantes de engenharia: contributos para a validação interna e externa de uma escala de avaliaçãoAcademic engagement in engineering students: contributions to the internal and external validation of an assessment scaleEnsino SuperiorEnvolvimento académicoAbandonoSucesso académicoHigher educationAcademic engagementDropoutAcademic successVolume temático da Revista e-psi "Adaptação e sucesso académico no ensino superior"Face à relevância do envolvimento académico dos estudantes , e à necessidade da sua avaliação, este artigo analisa a validade interna e externa de uma escala junto de estudantes de engenharia. Uma amostra de 360 estudantes preencheu o Inventário de Envolvimento Académico de Estudantes do Ensino Superior (USEI). Os resultados da Análise Fatorial Confirmatória replicam a estrutura tridimensional do instrumento (Envolvimento Comportamental, Envolvimento Emocional e Envolvimento Cognitivo) junto desta amostra de estudantes, com índices de consistência interna situados entre .61 e .80 para as três dimensões. Em termos de validade externa, apenas a dimensão emocional está relacionada com a intenção de abandono do curso, enquanto que a dimensão comportamental é a única com o impacto estatisticamente significativo na explicação do rendimento académico dos estudantes.Given the importance of students’ academic engagement, and the need for its assessment, this paper examines the internal and external validity of a scale with a sample of engineering students. Participants included 360 students who completed the University Student Engagement Inventory (USEI). The results of Confirmatory Factor Analysis replicated the three-dimensional structure of the questionnaire (Behavioral Engagement, Emotional Engagement, and Cognitive Engagement) with this sample of students, obtaining reliability coefficients ranging from .61 to .80 for the three dimensions. In terms of external validity, only the emotional dimension is related with students’ intention to dropout, while the behavioral dimension is the only one with a statistically significant impact on students’ academic performance.Revista E-Psi & PsyAssessmentLabUniversidade do MinhoCosta, Alexandra RibeiroAraújo, Alexandra Maria Dantas de CastroAlmeida, Leandro S.2014-062014-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/30119por2182-7591info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:17:42Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30119Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:10:23.048510Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Envolvimento académico de estudantes de engenharia: contributos para a validação interna e externa de uma escala de avaliação Academic engagement in engineering students: contributions to the internal and external validation of an assessment scale |
title |
Envolvimento académico de estudantes de engenharia: contributos para a validação interna e externa de uma escala de avaliação |
spellingShingle |
Envolvimento académico de estudantes de engenharia: contributos para a validação interna e externa de uma escala de avaliação Costa, Alexandra Ribeiro Ensino Superior Envolvimento académico Abandono Sucesso académico Higher education Academic engagement Dropout Academic success |
title_short |
Envolvimento académico de estudantes de engenharia: contributos para a validação interna e externa de uma escala de avaliação |
title_full |
Envolvimento académico de estudantes de engenharia: contributos para a validação interna e externa de uma escala de avaliação |
title_fullStr |
Envolvimento académico de estudantes de engenharia: contributos para a validação interna e externa de uma escala de avaliação |
title_full_unstemmed |
Envolvimento académico de estudantes de engenharia: contributos para a validação interna e externa de uma escala de avaliação |
title_sort |
Envolvimento académico de estudantes de engenharia: contributos para a validação interna e externa de uma escala de avaliação |
author |
Costa, Alexandra Ribeiro |
author_facet |
Costa, Alexandra Ribeiro Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro Almeida, Leandro S. |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro Almeida, Leandro S. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Alexandra Ribeiro Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro Almeida, Leandro S. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior Envolvimento académico Abandono Sucesso académico Higher education Academic engagement Dropout Academic success |
topic |
Ensino Superior Envolvimento académico Abandono Sucesso académico Higher education Academic engagement Dropout Academic success |
description |
Volume temático da Revista e-psi "Adaptação e sucesso académico no ensino superior" |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06 2014-06-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/30119 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/30119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-7591 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista E-Psi & PsyAssessmentLab |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista E-Psi & PsyAssessmentLab |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132532230324224 |