Processos de raciocínio espacial na representação de figuras 3D por alunos do 1.º ano do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Joana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rodrigues, Margarida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/11966
Resumo: Neste artigo, procuramos analisar como é que o registo no plano de figuras 3D por alunos do 1.º ano promove o seu raciocínio espacial e a sua estruturação espacial. Para isso, analisamos os registos de sete alunos em duas tarefas e as comunicações nos momentos de discussão coletiva, em sala de aula, de algumas dessas resoluções. Os dados foram recolhidos no ciclo 1 de uma investigação baseada em design. Os resultados mostram que os alunos registam as suas construções segmentando-as em diferentes partes, usando diferentes formas de registo para evidenciar relações entre essas partes, como o desenho de quadrados enviesados, na estruturação local, ou no desenho de cubos mais pequenos ou de códigos numéricos para representar diferentes camadas, no caso da estruturação global. No caso da estruturação local, por vezes, os registos apresentam erros de contagem ou de coordenação de partes perpendiculares. Esta estruturação espacial parece estar ancorada em processos de raciocínio espacial, associados a compreender e transformar, que permitem relacionar as figuras 3D com a sua representação no plano, como relacionar, reorganizar, segmentar, mudar de dimensão e localizar. A valorização da comunicação matemática, assente em diferentes suportes, permite compreender melhor as ideias dos alunos e aprofundar a sua estruturação espacial.
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spelling Processos de raciocínio espacial na representação de figuras 3D por alunos do 1.º ano do ensino básicoFirst graders’ spatial reasoning processes in representing 3D shapesRaciocínio espacialEstruturação espacialRepresentaçõesDiscussões coletivasSpatial reasoningSpatial structuringRepresentationsCollective discussionsNeste artigo, procuramos analisar como é que o registo no plano de figuras 3D por alunos do 1.º ano promove o seu raciocínio espacial e a sua estruturação espacial. Para isso, analisamos os registos de sete alunos em duas tarefas e as comunicações nos momentos de discussão coletiva, em sala de aula, de algumas dessas resoluções. Os dados foram recolhidos no ciclo 1 de uma investigação baseada em design. Os resultados mostram que os alunos registam as suas construções segmentando-as em diferentes partes, usando diferentes formas de registo para evidenciar relações entre essas partes, como o desenho de quadrados enviesados, na estruturação local, ou no desenho de cubos mais pequenos ou de códigos numéricos para representar diferentes camadas, no caso da estruturação global. No caso da estruturação local, por vezes, os registos apresentam erros de contagem ou de coordenação de partes perpendiculares. Esta estruturação espacial parece estar ancorada em processos de raciocínio espacial, associados a compreender e transformar, que permitem relacionar as figuras 3D com a sua representação no plano, como relacionar, reorganizar, segmentar, mudar de dimensão e localizar. A valorização da comunicação matemática, assente em diferentes suportes, permite compreender melhor as ideias dos alunos e aprofundar a sua estruturação espacial.In this paper, our aim is to analyze in what way do 1st graders’ drawings of 3D shapes promote their spatial reasoning as well as their spatial structuring. For that, we analyze the drawings from seven students during two tasks, as well as their communication, during collective discussions concerning those resolutions, in the classroom. Data were collected during cycle 1 of a design-based research. Results show that students draw their constructions by segmenting them into different parts, and use different types of drawings to show the relationships among those parts, like slated squares, in the case of local structuring, or drawing smaller squares inside larger squares or using numeric codes to represent different layers, in the case of global structuring. Also, in local structuring, in some cases, students’ drawings show miscounting or lack of coordination between perpendicular parts. Spatial structuring seems to be anchored in spatial reasoning processes, related to understanding and transforming, that allow establishing relationships between 3D shapes and their plane representations, like relating, rearranging, sectioning, dimension shifting and locating. By letting students use different ways of communicating, we gain a better understanding of students’ ideas and, at the same time, allow them to deepen their spatial structuring.Associação de Professores de MatemáticaRCIPLConceição, JoanaRodrigues, Margarida2020-06-30T08:46:18Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11966porConceição, J., & Rodrigues, M. (2020). Processos de raciocínio espacial na representação de figuras 3D por alunos do 1.º ano do ensino básico. Quadrante, 29(1), 115-139. Obtido de https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/5360872-3915info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:03:58Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11966Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:08.828559Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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