O fenómeno sinestésico na estruturação do pensamento criativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torrão, Rita Guerreiro, 1979-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/8384
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes de Lisboa, 2012
id RCAP_3ae9b291b49a79892ee9feeb16e817e9
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/8384
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O fenómeno sinestésico na estruturação do pensamento criativoPensamento criativoMetacogniçãoSinestesiaEnsino artístico - PortugalRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2012Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes de Lisboa, 2012A estruturação do pensamento criativo do adolescente apresenta-se de modo “fragmentado”, em parte, devido às caraterísticas da sua experiência sensorial. Propõe-se observar a possibilidade de reconhecimento da perceção humana, segundo o “fenómeno sinestésico”, focalizando metodologias de ensino artístico e conteúdos curriculares na aprendizagem da criatividade. O nosso estudo envolveu um grupo/turma de adolescentes com idades compreendidas entre os quinze e os dezassete anos do 10º ano de escolaridade, na disciplina de Desenho. Desenhámos um conjunto de atividades pedagógicas que denominamos “experiências de fluir” que promovessem a “inteligência háptica”. Procedeu-se à observação direta de aulas. O relatório apresenta a participação dos adolescentes e resultados produzidos pelos alunos a partir da prática pedagógica docente alicerçada nas ideias inerentes aos movimentos artísticos da “Land Art” e da “Instalação” no projeto final. Verificámos haver uma carência de certos conteúdos programáticos na disciplina de Desenho e a sobrevalorização do sentido da “visão” nas metodologias de ensino das artes na escola. Observaram-se possibilidades de desenvolvimento do pensamento estético, da expressão e da criatividade estimulando competências como a “inteligência háptica” e o “fenómeno sinestésico”. A abertura da consciência humana aos fenómenos envolventes é crucial à estruturação do pensamento criativo, para tal, é necessário uma participação ativa dos intervenientes, bem como, a permeabilidade dos professores para aceitar novas perspetivas de ensino na vertente da arte experimental.The teenage creative thought is structured presents itself in a “fragmented” way, mainly due to the characteristics of its sensorial experience. The aim is to observe the possibility of reconnaissance of the human perception, according to the “synesthetic code”, focusing on arts teaching methodologies as well as in curricular contents in creative learning. Our study involved a tenth grade class of teenagers with ages between fifteen and seventeen years old, in the subject of drawing. We drew a set of pedagogic activities which we named “flowing experiences” on order to promote “haptic intelligence”. The lessons were closely observed and analysed. This report reflects the teenagers participation and the results achieved by the students supported by a pedagogical practice based on ideas inherent to artistic movements like “Land Art” and “Installation” in the final project. We managed to understand that some contents are lacking on the subject of Drawing and that, in arts teaching methodologies in schools, the sense of vision is overrated. Possibilities of improving aesthetic thought, expression and creativity stimulating skills like “haptic intelligence” and “synesthetic code” were observed. In order to correctly structures the creative thought it is crucial for the human mind to open itself to the involving phenomena. This said, it is necessary an active participation of everyone involved and an open mind, especially from teachers, accepting new perspectives concerning experimental art teaching.Fróis, João Pedro, 1957-Repositório da Universidade de LisboaTorrão, Rita Guerreiro, 1979-2013-04-26T08:59:04Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8384porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:52:14Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8384Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:56.889199Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O fenómeno sinestésico na estruturação do pensamento criativo
title O fenómeno sinestésico na estruturação do pensamento criativo
spellingShingle O fenómeno sinestésico na estruturação do pensamento criativo
Torrão, Rita Guerreiro, 1979-
Pensamento criativo
Metacognição
Sinestesia
Ensino artístico - Portugal
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
title_short O fenómeno sinestésico na estruturação do pensamento criativo
title_full O fenómeno sinestésico na estruturação do pensamento criativo
title_fullStr O fenómeno sinestésico na estruturação do pensamento criativo
title_full_unstemmed O fenómeno sinestésico na estruturação do pensamento criativo
title_sort O fenómeno sinestésico na estruturação do pensamento criativo
author Torrão, Rita Guerreiro, 1979-
author_facet Torrão, Rita Guerreiro, 1979-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fróis, João Pedro, 1957-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Torrão, Rita Guerreiro, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento criativo
Metacognição
Sinestesia
Ensino artístico - Portugal
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
topic Pensamento criativo
Metacognição
Sinestesia
Ensino artístico - Portugal
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes de Lisboa, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-04-26T08:59:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/8384
url http://hdl.handle.net/10451/8384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/pdf
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134222498136064