Estratégias para o desenvolvimento de uma identidade de género positiva e gratificante
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/10971 |
Resumo: | Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
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Estratégias para o desenvolvimento de uma identidade de género positiva e gratificanteIdentidade de géneroEstereótipos de géneroEducação sexualEstratégias de intervenção didáticaGender identityGender stereotypesSexual educationDidactic intervention strategiesRelatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrado no currículo do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório decorreu, assim, das práticas pedagógicas desenvolvidas nos contextos escolares supramencionados, mais especificamente das intervenções realizadas junto de uma turma do 3.º ano e de duas do 5.º ano de escolaridade. Inclui-se, também, uma investigação realizada no contexto de 1.º Ciclo, onde se desenvolveu um trabalho específico na área da Educação Sexual (ES), sobretudo no domínio das questões de género. Assim sendo, este documento apresenta as dimensões de análise e reflexão das práticas, seguidas da apresentação do estudo empírico. Este último tem como objetivo o de investigar, recorrendo a uma prática no domínio da ES, junto de uma turma do 3.º ano do 1.º CEB, como poderá um conjunto de estratégias de intervenção didática contribuir para transgredir os estereótipos de género, promovendo uma construção positiva da identidade de género. Os/as participantes foram 23 crianças, sendo 14 do sexo masculino e 9 do sexo feminino. Os resultados da investigação permitiram concluir que as estratégias implementadas potenciaram a partilha de opiniões, o confronto de ideias, a argumentação e a emergência de conceções alternativas no domínio da temática da identidade de género. As sessões dinamizadas foram pautadas pelo rigor científico, didático e pedagógico, contribuindo, efetivamente, para que fosse possível, por um lado, contribuir para uma identidade de género gratificante/saudável/positiva dos/as participantes, tendo, para tal, sido utilizados diferentes recursos didáticos. Por outro, a utilização de diferentes instrumentos de recolha de dados e diferentes técnicas de tratamento dos mesmos contribuiu para atingir o objetivo para o qual a investigação se propunha.ABSTRACT The current report was developed within the Curricular Unit for Supervised Teaching Practice II, integrated in the curriculum of the Master´s in Education of the 1st Cycle and in Mathematics and Natural Sciences of the 2nd Cycle of Basic Education. This was due to the pedagogical practices developed in the aforementioned school contexts, more specifically of the interventions carried out with a 3rd grade class and two of the 5th grade. Nevertheless, it is also included an investigation carried out in the context of the 1st Cycle, where a specific work in the area of Sexual Education (ES) was developed, especially in the area of gender issues. Therefore, this document presents the analysis and reflection dimensions of the practices, followed by a presentation of the empirical study. The latter aims to investigate, using a practice in the field of ES, with a group of the 3rd grade of the 1st Cycle, how can a set of didactic intervention strategies contribute to transgress gender stereotypes, promoting a positive construction of gender identity. Thus, the participants were 23 students, of whom 14 were male and 9 were female. The results of the investigation have led to the conclusion that the implemented estrategies empowered the sharing of opinions, the confrontation of ideas, the argumentation and the emergence of alternative conceptions in the field of thematic gender identity. The dynamized sessions were guided by scientific, didactic and pedagogical rigor effectively contributing so that the majority of its participants managed to achieve the objective and the purpose for which the research was intended. For this, different didactic resources were used, different instruments of data collection and different techniques of treatment of the same ones.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaSilva, Maria JoãoRCIPLMoreira, Cláudio Alexandre Oliveira2020-01-10T12:15:01Z2019-07-182019-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10971TID:202336018porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:39Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10971Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:19.088782Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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