Orquestrando o espelhar de uma jornada...: relatório final

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Eden Baptista da Cruz
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13262
Resumo: Com o passar dos tempos a separação entre a educação pré-escolar e o 1.º CEB tem diminuído. Contudo, apesar dos esforços realizados, verifica-se ainda um distanciamento, não só a nível físico, como também ao nível curricular e pedagógico entre contextos. Esse distanciamento dificulta a comunicação entre profissionais, a compreensão mútua do trabalho desenvolvido e, consequentemente, a articulação entre estes dois níveis educativos. Este relatório pretende apresentar a experiência em pré-escolar e em 1.º CEB, dando conta do que foi feito no sentido de promover a proximidade entre estes dois contextos, minimizando a disparidade que se verifica. Num primeiro momento é apresentada a caracterização da instituição, referente ao grupo heterogéneo pré-escolar com o qual tive contato. Foi neste grupo de várias idades que pretendi desenvolver um conjunto de estratégias facilitadoras do processo de transição. Realizei tal tarefa com o apoio versátil das artes tentando minimizar os efeitos negativos que esta etapa pode ter no desenvolvimento e sucesso escolar do grupo. Num segundo momento, o relatório apresenta a experiência em contexto 1.ºCEB, norteada pela ideia de que a escola deve focalizar-se mais na criança, visando o apoio indispensável dos pais, assumindo-a como o agente ativo no processo de aprendizagem. O papel do educador/professor, as experiências educativas e as metodologias utilizadas, suavizam a mudança entre dois contextos distintos, numa perspetiva real de continuidade educativa.
id RCAP_3af5d963e032e9599c2fc9337aa52ada
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13262
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Orquestrando o espelhar de uma jornada...: relatório finalEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloPráticas EducativasPrática PedagógicaCom o passar dos tempos a separação entre a educação pré-escolar e o 1.º CEB tem diminuído. Contudo, apesar dos esforços realizados, verifica-se ainda um distanciamento, não só a nível físico, como também ao nível curricular e pedagógico entre contextos. Esse distanciamento dificulta a comunicação entre profissionais, a compreensão mútua do trabalho desenvolvido e, consequentemente, a articulação entre estes dois níveis educativos. Este relatório pretende apresentar a experiência em pré-escolar e em 1.º CEB, dando conta do que foi feito no sentido de promover a proximidade entre estes dois contextos, minimizando a disparidade que se verifica. Num primeiro momento é apresentada a caracterização da instituição, referente ao grupo heterogéneo pré-escolar com o qual tive contato. Foi neste grupo de várias idades que pretendi desenvolver um conjunto de estratégias facilitadoras do processo de transição. Realizei tal tarefa com o apoio versátil das artes tentando minimizar os efeitos negativos que esta etapa pode ter no desenvolvimento e sucesso escolar do grupo. Num segundo momento, o relatório apresenta a experiência em contexto 1.ºCEB, norteada pela ideia de que a escola deve focalizar-se mais na criança, visando o apoio indispensável dos pais, assumindo-a como o agente ativo no processo de aprendizagem. O papel do educador/professor, as experiências educativas e as metodologias utilizadas, suavizam a mudança entre dois contextos distintos, numa perspetiva real de continuidade educativa.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Loff, Philippe Bernard, 1955-Repositório ComumFerreira, Eden Baptista da Cruz2016-04-22T12:57:24Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13262201334127porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:59Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13262Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:02.902529Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Orquestrando o espelhar de uma jornada...: relatório final
title Orquestrando o espelhar de uma jornada...: relatório final
spellingShingle Orquestrando o espelhar de uma jornada...: relatório final
Ferreira, Eden Baptista da Cruz
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
title_short Orquestrando o espelhar de uma jornada...: relatório final
title_full Orquestrando o espelhar de uma jornada...: relatório final
title_fullStr Orquestrando o espelhar de uma jornada...: relatório final
title_full_unstemmed Orquestrando o espelhar de uma jornada...: relatório final
title_sort Orquestrando o espelhar de uma jornada...: relatório final
author Ferreira, Eden Baptista da Cruz
author_facet Ferreira, Eden Baptista da Cruz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-
Loff, Philippe Bernard, 1955-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Eden Baptista da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
topic Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
description Com o passar dos tempos a separação entre a educação pré-escolar e o 1.º CEB tem diminuído. Contudo, apesar dos esforços realizados, verifica-se ainda um distanciamento, não só a nível físico, como também ao nível curricular e pedagógico entre contextos. Esse distanciamento dificulta a comunicação entre profissionais, a compreensão mútua do trabalho desenvolvido e, consequentemente, a articulação entre estes dois níveis educativos. Este relatório pretende apresentar a experiência em pré-escolar e em 1.º CEB, dando conta do que foi feito no sentido de promover a proximidade entre estes dois contextos, minimizando a disparidade que se verifica. Num primeiro momento é apresentada a caracterização da instituição, referente ao grupo heterogéneo pré-escolar com o qual tive contato. Foi neste grupo de várias idades que pretendi desenvolver um conjunto de estratégias facilitadoras do processo de transição. Realizei tal tarefa com o apoio versátil das artes tentando minimizar os efeitos negativos que esta etapa pode ter no desenvolvimento e sucesso escolar do grupo. Num segundo momento, o relatório apresenta a experiência em contexto 1.ºCEB, norteada pela ideia de que a escola deve focalizar-se mais na criança, visando o apoio indispensável dos pais, assumindo-a como o agente ativo no processo de aprendizagem. O papel do educador/professor, as experiências educativas e as metodologias utilizadas, suavizam a mudança entre dois contextos distintos, numa perspetiva real de continuidade educativa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2016-04-22T12:57:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/13262
201334127
url http://hdl.handle.net/10400.26/13262
identifier_str_mv 201334127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130015718178816