A avaliação das competências de leitura e escrita: o caso de dois cursos do ensino profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/23645 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Avaliação) |
id |
RCAP_3af6d51e18c40c05b61bdbc188748564 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23645 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A avaliação das competências de leitura e escrita: o caso de dois cursos do ensino profissional377372.4028Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Avaliação)A sociedade atribui à escola a responsabilidade de promover nos estudantes a capacidade de interpretação e de produção de significados necessários à resolução dos problemas colocados pelas atividades sociais e profissionais. Apoiado num modelo pedagógico promotor do desenvolvimento integral da pessoa através de uma relação estreita com o mundo do trabalho, o ensino profissional preconiza um processo de aprendizagem e de avaliação centrados no aluno. Reconhecendo que o domínio de competências letradas é assumido cada vez mais como condição imprescindível à integração dos jovens na vida ativa, interpelamos no nosso estudo a relação entre os cursos profissionais e o desenvolvimento e avaliação dessas competências. A presente dissertação tem, portanto, como temática central a avaliação das competências de leitura e escrita nos Cursos Profissionais. Neste estudo, pretendemos caracterizar as práticas de avaliação levadas a cabo pelos professores, identificar as perceções dos mesmos relativamente à competência de leitura e escrita dos alunos, bem como caracterizar o modo como as competências de comunicação são avaliadas. O método de investigação escolhido encontra-se próximo do “estudo de caso”, tendo-se recorrido a técnicas quantitativas e qualitativas. Foi aplicado um inquérito por questionário aos professores de dois cursos profissionais – Curso Profissional de Artes do Espetáculo- Interpretação e Curso Profissional de Técnico de Restauração – e realizadas entrevistas semiestruturadas às diretoras dos respectivos cursos. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que, embora os professores utilizem recursos diversificados nas suas práticas de avaliação, estes não oferecem ao aluno a oportunidade de se envolver em atividades significativas de uso e produção de textos. Contudo, os professores do estudo consideram que os seus alunos apresentam lacunas não só ao nível das competências de leitura, mas sobretudo ao nível das competências de escrita. Contrariando as orientações dos programas, os professores avaliam essas competências de forma sumativa. Contrariando, também, os objetivos dos cursos e o discurso institucionalizado de que o desenvolvimento das competências de comunicação deve ser objetivo de todas as áreas curriculares, a promoção de práticas específicas de uso e produção de textos não carateriza as práticas destes professores. Neste sentido, parece urgente a formação dos professores de todas as disciplinas quer para a consciencialização da importância da leitura e da escrita nas suas práticas de ensino quer para os modos de aí as integrar.Society assigns to school the responsibility to promote students’ reading and writing skills required to solve problems imposed both by their integration in society and by their future professional activities. Based on a pedagogical model which promotes the development of the individual as a whole in connection with the world of work, vocational education courses rely on a learnercentered process of assessment. As literacy has been assumed as a prerequisite to integrate young people into active life, in this work we discuss the relationship between vocational education courses and the development and assessment of those skills. The subject matter of this dissertation is the assessment of reading and writing skills in vocational courses. We intend to characterize teacher’s assessment practices, to know teacher’s perceptions about students’ reading and writing skills as well as to know how literacy skills are assessed. This research is a case study. The data have been collected by means of inquiries by questionnaire and half – structural interviews. These were treated according to quantitative and qualitative methods. We have inquired the teachers of the Curso Profissional de Artes do Espetáculo and the teachers of the Curso Profissional de Técnico de Restauração. The results allowed us to conclude that, although teachers use diverse resources in their assessment practices, they do not offer students the opportunity to engage in meaningful activities of production and use of texts. The teachers of our study have acknowledged that their students lack both in reading and writing skills. The students’ results are the focus of these teachers’ assessment practices. Even though people accept the fact that the development of communication skills should be the goal of all curriculum areas, teacher’s practices don’t reflect it. In this sense, it seems urgent to raise awareness of the importance of reading and writing in their teaching practices.Dionísio, Maria de Lourdes da TrindadeUniversidade do MinhoSoares, Paula Susana Ribeiro Fernandes20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/23645por201554100info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:12:02Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23645Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:03:55.554999Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A avaliação das competências de leitura e escrita: o caso de dois cursos do ensino profissional |
title |
A avaliação das competências de leitura e escrita: o caso de dois cursos do ensino profissional |
spellingShingle |
A avaliação das competências de leitura e escrita: o caso de dois cursos do ensino profissional Soares, Paula Susana Ribeiro Fernandes 377 372.4 028 |
title_short |
A avaliação das competências de leitura e escrita: o caso de dois cursos do ensino profissional |
title_full |
A avaliação das competências de leitura e escrita: o caso de dois cursos do ensino profissional |
title_fullStr |
A avaliação das competências de leitura e escrita: o caso de dois cursos do ensino profissional |
title_full_unstemmed |
A avaliação das competências de leitura e escrita: o caso de dois cursos do ensino profissional |
title_sort |
A avaliação das competências de leitura e escrita: o caso de dois cursos do ensino profissional |
author |
Soares, Paula Susana Ribeiro Fernandes |
author_facet |
Soares, Paula Susana Ribeiro Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Paula Susana Ribeiro Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
377 372.4 028 |
topic |
377 372.4 028 |
description |
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Avaliação) |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/23645 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/23645 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201554100 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132446723145728 |