Uma investigação sobre as estratégias de marketing digital e os seus impactos na relação entre os músicos e o público
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/86520 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia |
id |
RCAP_3afe9eac9141c94966a9dacac9b4c6c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/86520 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma investigação sobre as estratégias de marketing digital e os seus impactos na relação entre os músicos e o públicoAn investigation into digital marketing strategies and their impacts on the relationship between musicians and the audienceMarketing de conteúdoMarketing de relacionamentoMarketing digitalMúsicosRedes sociaisContent marketingRelationship marketingDigital marketingMusiciansSocial MediaCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Marketing e EstratégiaO sucesso de um artista depende muito da sua relação com o público. Quanto mais estreita e positiva for esta relação, mais o público se vai sentir atraído por ele, maior a curiosidade, mais duradoura será a relação e, consequentemente, maior será o sucesso deste artista. Com a crescente afirmação do marketing digital, atualmente, é essencial que os músicos utilizem esta ferramenta para poderem estar próximos do seu público. Aos músicos é exigido que sejam, muitas vezes, não só artistas, como também marketers a tempo inteiro. A volatilidade do público dos músicos faz com que as estratégias que utilizam não sejam assim tão lineares. Deste modo, a presente investigação pretende perceber o impacto que as estratégias de marketing digital podem ter na relação entre os músicos e o público. Assim, os dois grandes objetivos do estudo focaram se em perceber quais as estratégias já utilizadas pelos músicos e o feedback que recolhem através da sua experiência e quais as práticas de marketing digital que mais aproximam os músicos do público, criando relações profundas e duradouras. Utilizou-se uma metodologia qualitativa com uma amostra não probabilística por conveniência. Todos os músicos e consumidores envolvidos na investigação foram selecionados dentro do pequeno/medio mercado e com características diferentes para que os resultados fossem o mais abrangente quanto possível. A recolha da informação implicou o recurso à técnica de entrevistas semiestruturadas. A partir deste estudo conclui-se que as plataformas digitais que mais aproximam os músicos do público são as redes sociais, por permitirem maior interação e por ser onde o público procura acompanhar os músicos. As plataformas de streaming surgem em segundo lugar. A publicação de conteúdos regulares, de qualidade, e em diferentes formatos estreita também esta relação, mantendo-o interessado. Embora nem todos os músicos concordem em mostrar um pouco da sua vida pessoal para além da vida profissional através do marketing digital, conclui-se que este fator, bem como a associação a causas sociais tende a aproximar mais o público do artista, aumentando as interações e, por conseguinte, melhorando a relação entre ambos.The success of an artist depends a lot on his relationship with the audience. The closer and more positive this relationship is, the more the audience will feel attracted to the artist, the greater the curiosity, the longer the relationship will be and, consequently, the greater the success of this artist. With the growing affirmation of digital marketing, nowadays, it is essential that musicians use this tool in order to be close to their audience. Musicians are often required to be not only artists, but also full-time marketers. The volatility of the musicians' audience means that the strategies they use are not so linear. In this way, the present investigation intends to understand the impact that digital marketing strategies can have on the relationship between musicians and the public. So, the two main objectives of the study focused on understanding which strategies are already used by musicians and the feedback they collect through their experience and which digital marketing practices bring musicians closer to the audience, creating deep and lasting relationships. A qualitative methodology was used with a non-probabilistic convenience sample. All musicians and consumers involved in the investigation were selected within the small/medium market and with different characteristics so that the results were as close to reality as possible. The collection of information implied the use of the technique of semi-structured interviews. From this study, it is concluded that the digital platforms that bring musicians closer to the audience are social networks, as they allow greater interaction and because it is where the audience seeks to follow the musicians. Streaming platforms come in second. Posting regular content, with quality and in different formats also strengthens this relationship, keeping the audience interested. Although not all musicians agree to show a little of their personal life in addition to their professional life through digital marketing, it is concluded that this factor, as well as the association with social causes, tends to bring the audience closer to the artist, increasing interactions, and therefore, improving the relationship between the two.Schwedler, Moritz VonUniversidade do MinhoAmorim, Joana Pinto de2023-09-192023-09-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/86520por203355822info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-23T01:18:55Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/86520Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:30:42.728816Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma investigação sobre as estratégias de marketing digital e os seus impactos na relação entre os músicos e o público An investigation into digital marketing strategies and their impacts on the relationship between musicians and the audience |
title |
Uma investigação sobre as estratégias de marketing digital e os seus impactos na relação entre os músicos e o público |
spellingShingle |
Uma investigação sobre as estratégias de marketing digital e os seus impactos na relação entre os músicos e o público Amorim, Joana Pinto de Marketing de conteúdo Marketing de relacionamento Marketing digital Músicos Redes sociais Content marketing Relationship marketing Digital marketing Musicians Social Media Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Uma investigação sobre as estratégias de marketing digital e os seus impactos na relação entre os músicos e o público |
title_full |
Uma investigação sobre as estratégias de marketing digital e os seus impactos na relação entre os músicos e o público |
title_fullStr |
Uma investigação sobre as estratégias de marketing digital e os seus impactos na relação entre os músicos e o público |
title_full_unstemmed |
Uma investigação sobre as estratégias de marketing digital e os seus impactos na relação entre os músicos e o público |
title_sort |
Uma investigação sobre as estratégias de marketing digital e os seus impactos na relação entre os músicos e o público |
author |
Amorim, Joana Pinto de |
author_facet |
Amorim, Joana Pinto de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Schwedler, Moritz Von Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Joana Pinto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing de conteúdo Marketing de relacionamento Marketing digital Músicos Redes sociais Content marketing Relationship marketing Digital marketing Musicians Social Media Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Marketing de conteúdo Marketing de relacionamento Marketing digital Músicos Redes sociais Content marketing Relationship marketing Digital marketing Musicians Social Media Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-19 2023-09-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/86520 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/86520 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203355822 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133575390429184 |