Estratégias digitais para alavancar marcas e promover negócios: relatório de estágio na RSB - Comunicação na Imagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/25019 |
Resumo: | Estamos perante uma era em constante evolução, diante de um crescente avanço da tecnologia e da internet, de onde surgiu o marketing digital, que possibilita a interação online entre as marcas e os seus consumidores. Para que uma empresa tenha uma boa presença online é preciso escolher as estratégias digitais certas, focadas nas necessidades do seu público-alvo e que apresentem conteúdo relevante e valioso para o mesmo. O presente relatório descreve as atividades realizadas durante o estágio curricular de três meses (400 horas), realizado na RSB - Comunicação Na Imagem, uma agência de comunicação sediada no Porto. O estágio teve como objetivo o desenvolvimento e melhoria da presença online da empresa e desta forma, foram abordadas e utilizadas diversas estratégias e ferramentas, tais como: o website; blog; SEO; redes sociais; e-mail marketing; e publicidade online, sempre suportadas pelo conhecimento teórico salientado pela literatura. Foi ainda desenvolvido um Plano de Marketing Digital, que teve como base o modelo SOSTAC elaborado por Chaffey & Smith (2022), que permitiu a adaptação da RSB às novas tendências e competir com os diversos concorrentes existentes no mercado das soluções digitais, dos stands para feiras e da produção new media. Ao longo do relatório foram feitas sugestões e recomendações à RSB, para que no futuro a equipa de marketing consiga melhorar as suas estratégias digitais, de modo a obter um melhor posicionamento, assim como uma melhor relação com os seus clientes. A oportunidade deste estágio na RSB permitiu não só aplicar os conhecimentos lecionados ao longo do mestrado em marketing digital, mas também arrecadar novos conhecimentos que só seriam possíveis de adquirir através da inserção numa equipa de marketing em contexto de trabalho. |
id |
RCAP_ec92f2a0c2664a4865eac3f349f6d993 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/25019 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias digitais para alavancar marcas e promover negócios: relatório de estágio na RSB - Comunicação na ImagemMarketing digitalMarketing de conteúdosPlano de marketing digitalRedes sociaisDigital marketingSocial mediaContent marketingDigital marketing planGestãoEstamos perante uma era em constante evolução, diante de um crescente avanço da tecnologia e da internet, de onde surgiu o marketing digital, que possibilita a interação online entre as marcas e os seus consumidores. Para que uma empresa tenha uma boa presença online é preciso escolher as estratégias digitais certas, focadas nas necessidades do seu público-alvo e que apresentem conteúdo relevante e valioso para o mesmo. O presente relatório descreve as atividades realizadas durante o estágio curricular de três meses (400 horas), realizado na RSB - Comunicação Na Imagem, uma agência de comunicação sediada no Porto. O estágio teve como objetivo o desenvolvimento e melhoria da presença online da empresa e desta forma, foram abordadas e utilizadas diversas estratégias e ferramentas, tais como: o website; blog; SEO; redes sociais; e-mail marketing; e publicidade online, sempre suportadas pelo conhecimento teórico salientado pela literatura. Foi ainda desenvolvido um Plano de Marketing Digital, que teve como base o modelo SOSTAC elaborado por Chaffey & Smith (2022), que permitiu a adaptação da RSB às novas tendências e competir com os diversos concorrentes existentes no mercado das soluções digitais, dos stands para feiras e da produção new media. Ao longo do relatório foram feitas sugestões e recomendações à RSB, para que no futuro a equipa de marketing consiga melhorar as suas estratégias digitais, de modo a obter um melhor posicionamento, assim como uma melhor relação com os seus clientes. A oportunidade deste estágio na RSB permitiu não só aplicar os conhecimentos lecionados ao longo do mestrado em marketing digital, mas também arrecadar novos conhecimentos que só seriam possíveis de adquirir através da inserção numa equipa de marketing em contexto de trabalho.We are facing an era in constant evolution, facing a growing advance in technology and the internet, from which digital marketing emerged, which enables online interaction between brands and their consumers. For a company to have a good online presence, it is necessary to choose the right digital strategies, focused on the needs of its target audience and that present relevant and valuable content for it. This report describes the activities carried out during the three-month internship (400 hours), carried out at RSB - Comunicação Na Imagem, a communication agency based in Porto. The objective of the internship was to develop and improve the company's online presence and, in this way, various strategies and tools were approached and used, such as: the website; blog; SEO; social media; email marketing; and online advertising, always supported by theoretical knowledge highlighted by the literature. A Digital Marketing Plan was also developed, based on the SOSTAC model prepared by Chaffey & Smith (2022), which allowed RSB to adapt to new trends and compete with the various existing competitors in the digital solutions market, from stands to fairs and new media production. Throughout the report, suggestions and recommendations were made to RSB, so that the marketing team could improve its digital strategies in the future, in order to obtain a better positioning, as well as a better relationship with its customers. The opportunity of this internship at RSB allowed not only to apply the knowledge taught throughout the master's degree in digital marketing, but also to acquire new knowledge that would only be possible to acquire through insertion in a marketing team in a work context.Lima, Ana Patrícia Pinto deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMacedo, Ana Cláudia Esteves2024-02-15T09:23:19Z2023-06-282023-06-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/25019TID:203528476porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-21T01:46:40Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/25019Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:19.698048Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias digitais para alavancar marcas e promover negócios: relatório de estágio na RSB - Comunicação na Imagem |
title |
Estratégias digitais para alavancar marcas e promover negócios: relatório de estágio na RSB - Comunicação na Imagem |
spellingShingle |
Estratégias digitais para alavancar marcas e promover negócios: relatório de estágio na RSB - Comunicação na Imagem Macedo, Ana Cláudia Esteves Marketing digital Marketing de conteúdos Plano de marketing digital Redes sociais Digital marketing Social media Content marketing Digital marketing plan Gestão |
title_short |
Estratégias digitais para alavancar marcas e promover negócios: relatório de estágio na RSB - Comunicação na Imagem |
title_full |
Estratégias digitais para alavancar marcas e promover negócios: relatório de estágio na RSB - Comunicação na Imagem |
title_fullStr |
Estratégias digitais para alavancar marcas e promover negócios: relatório de estágio na RSB - Comunicação na Imagem |
title_full_unstemmed |
Estratégias digitais para alavancar marcas e promover negócios: relatório de estágio na RSB - Comunicação na Imagem |
title_sort |
Estratégias digitais para alavancar marcas e promover negócios: relatório de estágio na RSB - Comunicação na Imagem |
author |
Macedo, Ana Cláudia Esteves |
author_facet |
Macedo, Ana Cláudia Esteves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima, Ana Patrícia Pinto de Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo, Ana Cláudia Esteves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing digital Marketing de conteúdos Plano de marketing digital Redes sociais Digital marketing Social media Content marketing Digital marketing plan Gestão |
topic |
Marketing digital Marketing de conteúdos Plano de marketing digital Redes sociais Digital marketing Social media Content marketing Digital marketing plan Gestão |
description |
Estamos perante uma era em constante evolução, diante de um crescente avanço da tecnologia e da internet, de onde surgiu o marketing digital, que possibilita a interação online entre as marcas e os seus consumidores. Para que uma empresa tenha uma boa presença online é preciso escolher as estratégias digitais certas, focadas nas necessidades do seu público-alvo e que apresentem conteúdo relevante e valioso para o mesmo. O presente relatório descreve as atividades realizadas durante o estágio curricular de três meses (400 horas), realizado na RSB - Comunicação Na Imagem, uma agência de comunicação sediada no Porto. O estágio teve como objetivo o desenvolvimento e melhoria da presença online da empresa e desta forma, foram abordadas e utilizadas diversas estratégias e ferramentas, tais como: o website; blog; SEO; redes sociais; e-mail marketing; e publicidade online, sempre suportadas pelo conhecimento teórico salientado pela literatura. Foi ainda desenvolvido um Plano de Marketing Digital, que teve como base o modelo SOSTAC elaborado por Chaffey & Smith (2022), que permitiu a adaptação da RSB às novas tendências e competir com os diversos concorrentes existentes no mercado das soluções digitais, dos stands para feiras e da produção new media. Ao longo do relatório foram feitas sugestões e recomendações à RSB, para que no futuro a equipa de marketing consiga melhorar as suas estratégias digitais, de modo a obter um melhor posicionamento, assim como uma melhor relação com os seus clientes. A oportunidade deste estágio na RSB permitiu não só aplicar os conhecimentos lecionados ao longo do mestrado em marketing digital, mas também arrecadar novos conhecimentos que só seriam possíveis de adquirir através da inserção numa equipa de marketing em contexto de trabalho. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-28 2023-06-28T00:00:00Z 2024-02-15T09:23:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/25019 TID:203528476 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/25019 |
identifier_str_mv |
TID:203528476 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817551367267418112 |