Estratégias digitais para alavancar marcas e promover negócios: relatório de estágio na RSB - Comunicação na Imagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Ana Cláudia Esteves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/25019
Resumo: Estamos perante uma era em constante evolução, diante de um crescente avanço da tecnologia e da internet, de onde surgiu o marketing digital, que possibilita a interação online entre as marcas e os seus consumidores. Para que uma empresa tenha uma boa presença online é preciso escolher as estratégias digitais certas, focadas nas necessidades do seu público-alvo e que apresentem conteúdo relevante e valioso para o mesmo. O presente relatório descreve as atividades realizadas durante o estágio curricular de três meses (400 horas), realizado na RSB - Comunicação Na Imagem, uma agência de comunicação sediada no Porto. O estágio teve como objetivo o desenvolvimento e melhoria da presença online da empresa e desta forma, foram abordadas e utilizadas diversas estratégias e ferramentas, tais como: o website; blog; SEO; redes sociais; e-mail marketing; e publicidade online, sempre suportadas pelo conhecimento teórico salientado pela literatura. Foi ainda desenvolvido um Plano de Marketing Digital, que teve como base o modelo SOSTAC elaborado por Chaffey & Smith (2022), que permitiu a adaptação da RSB às novas tendências e competir com os diversos concorrentes existentes no mercado das soluções digitais, dos stands para feiras e da produção new media. Ao longo do relatório foram feitas sugestões e recomendações à RSB, para que no futuro a equipa de marketing consiga melhorar as suas estratégias digitais, de modo a obter um melhor posicionamento, assim como uma melhor relação com os seus clientes. A oportunidade deste estágio na RSB permitiu não só aplicar os conhecimentos lecionados ao longo do mestrado em marketing digital, mas também arrecadar novos conhecimentos que só seriam possíveis de adquirir através da inserção numa equipa de marketing em contexto de trabalho.
id RCAP_ec92f2a0c2664a4865eac3f349f6d993
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/25019
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias digitais para alavancar marcas e promover negócios: relatório de estágio na RSB - Comunicação na ImagemMarketing digitalMarketing de conteúdosPlano de marketing digitalRedes sociaisDigital marketingSocial mediaContent marketingDigital marketing planGestãoEstamos perante uma era em constante evolução, diante de um crescente avanço da tecnologia e da internet, de onde surgiu o marketing digital, que possibilita a interação online entre as marcas e os seus consumidores. Para que uma empresa tenha uma boa presença online é preciso escolher as estratégias digitais certas, focadas nas necessidades do seu público-alvo e que apresentem conteúdo relevante e valioso para o mesmo. O presente relatório descreve as atividades realizadas durante o estágio curricular de três meses (400 horas), realizado na RSB - Comunicação Na Imagem, uma agência de comunicação sediada no Porto. O estágio teve como objetivo o desenvolvimento e melhoria da presença online da empresa e desta forma, foram abordadas e utilizadas diversas estratégias e ferramentas, tais como: o website; blog; SEO; redes sociais; e-mail marketing; e publicidade online, sempre suportadas pelo conhecimento teórico salientado pela literatura. Foi ainda desenvolvido um Plano de Marketing Digital, que teve como base o modelo SOSTAC elaborado por Chaffey & Smith (2022), que permitiu a adaptação da RSB às novas tendências e competir com os diversos concorrentes existentes no mercado das soluções digitais, dos stands para feiras e da produção new media. Ao longo do relatório foram feitas sugestões e recomendações à RSB, para que no futuro a equipa de marketing consiga melhorar as suas estratégias digitais, de modo a obter um melhor posicionamento, assim como uma melhor relação com os seus clientes. A oportunidade deste estágio na RSB permitiu não só aplicar os conhecimentos lecionados ao longo do mestrado em marketing digital, mas também arrecadar novos conhecimentos que só seriam possíveis de adquirir através da inserção numa equipa de marketing em contexto de trabalho.We are facing an era in constant evolution, facing a growing advance in technology and the internet, from which digital marketing emerged, which enables online interaction between brands and their consumers. For a company to have a good online presence, it is necessary to choose the right digital strategies, focused on the needs of its target audience and that present relevant and valuable content for it. This report describes the activities carried out during the three-month internship (400 hours), carried out at RSB - Comunicação Na Imagem, a communication agency based in Porto. The objective of the internship was to develop and improve the company's online presence and, in this way, various strategies and tools were approached and used, such as: the website; blog; SEO; social media; email marketing; and online advertising, always supported by theoretical knowledge highlighted by the literature. A Digital Marketing Plan was also developed, based on the SOSTAC model prepared by Chaffey & Smith (2022), which allowed RSB to adapt to new trends and compete with the various existing competitors in the digital solutions market, from stands to fairs and new media production. Throughout the report, suggestions and recommendations were made to RSB, so that the marketing team could improve its digital strategies in the future, in order to obtain a better positioning, as well as a better relationship with its customers. The opportunity of this internship at RSB allowed not only to apply the knowledge taught throughout the master's degree in digital marketing, but also to acquire new knowledge that would only be possible to acquire through insertion in a marketing team in a work context.Lima, Ana Patrícia Pinto deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMacedo, Ana Cláudia Esteves2024-02-15T09:23:19Z2023-06-282023-06-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/25019TID:203528476porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-21T01:46:40Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/25019Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:19.698048Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias digitais para alavancar marcas e promover negócios: relatório de estágio na RSB - Comunicação na Imagem
title Estratégias digitais para alavancar marcas e promover negócios: relatório de estágio na RSB - Comunicação na Imagem
spellingShingle Estratégias digitais para alavancar marcas e promover negócios: relatório de estágio na RSB - Comunicação na Imagem
Macedo, Ana Cláudia Esteves
Marketing digital
Marketing de conteúdos
Plano de marketing digital
Redes sociais
Digital marketing
Social media
Content marketing
Digital marketing plan
Gestão
title_short Estratégias digitais para alavancar marcas e promover negócios: relatório de estágio na RSB - Comunicação na Imagem
title_full Estratégias digitais para alavancar marcas e promover negócios: relatório de estágio na RSB - Comunicação na Imagem
title_fullStr Estratégias digitais para alavancar marcas e promover negócios: relatório de estágio na RSB - Comunicação na Imagem
title_full_unstemmed Estratégias digitais para alavancar marcas e promover negócios: relatório de estágio na RSB - Comunicação na Imagem
title_sort Estratégias digitais para alavancar marcas e promover negócios: relatório de estágio na RSB - Comunicação na Imagem
author Macedo, Ana Cláudia Esteves
author_facet Macedo, Ana Cláudia Esteves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Ana Patrícia Pinto de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Ana Cláudia Esteves
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing digital
Marketing de conteúdos
Plano de marketing digital
Redes sociais
Digital marketing
Social media
Content marketing
Digital marketing plan
Gestão
topic Marketing digital
Marketing de conteúdos
Plano de marketing digital
Redes sociais
Digital marketing
Social media
Content marketing
Digital marketing plan
Gestão
description Estamos perante uma era em constante evolução, diante de um crescente avanço da tecnologia e da internet, de onde surgiu o marketing digital, que possibilita a interação online entre as marcas e os seus consumidores. Para que uma empresa tenha uma boa presença online é preciso escolher as estratégias digitais certas, focadas nas necessidades do seu público-alvo e que apresentem conteúdo relevante e valioso para o mesmo. O presente relatório descreve as atividades realizadas durante o estágio curricular de três meses (400 horas), realizado na RSB - Comunicação Na Imagem, uma agência de comunicação sediada no Porto. O estágio teve como objetivo o desenvolvimento e melhoria da presença online da empresa e desta forma, foram abordadas e utilizadas diversas estratégias e ferramentas, tais como: o website; blog; SEO; redes sociais; e-mail marketing; e publicidade online, sempre suportadas pelo conhecimento teórico salientado pela literatura. Foi ainda desenvolvido um Plano de Marketing Digital, que teve como base o modelo SOSTAC elaborado por Chaffey & Smith (2022), que permitiu a adaptação da RSB às novas tendências e competir com os diversos concorrentes existentes no mercado das soluções digitais, dos stands para feiras e da produção new media. Ao longo do relatório foram feitas sugestões e recomendações à RSB, para que no futuro a equipa de marketing consiga melhorar as suas estratégias digitais, de modo a obter um melhor posicionamento, assim como uma melhor relação com os seus clientes. A oportunidade deste estágio na RSB permitiu não só aplicar os conhecimentos lecionados ao longo do mestrado em marketing digital, mas também arrecadar novos conhecimentos que só seriam possíveis de adquirir através da inserção numa equipa de marketing em contexto de trabalho.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-28
2023-06-28T00:00:00Z
2024-02-15T09:23:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/25019
TID:203528476
url http://hdl.handle.net/10400.22/25019
identifier_str_mv TID:203528476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137443528572928