Sexualidade, Gênero e Cotidiano Escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.32921 |
Resumo: | Objetiva-se apresentar possíveis contribuições da psicanálise, com destaque para o pensamento do húngaro Sándor Ferenczi, para a efetivação de educação sexual emancipatória em processos educativos, com vistas à promoção do respeito à diversidade sexual e de gênero, assim como da ruptura com violências produzidas e reproduzidas pela cisheteronormatividade. No diálogo com conceitos psicanalíticos, discute-se a hipocrisia adoecedora, que ainda permeia hegemonicamente os processos educativos, quando se refere à sexualidade e ao gênero, intensificada por movimentos conservadores de extrema direita, atuantes no cenário político brasileiro. Reflete-se, também, acerca de caminhos para sua problematização e de rupturas com silenciamentos no cotidiano escolar, decompondo instituídos e ilusões pedagógicas que dogmatizam e normatizam sexualidades, formas de ser e existir. Compreende-se que a ética psicanalítica, ao questionar sobre o desejo, assim como sobre os recalcamentos e abjeções, traz colaborações na intensificação de processos e posicionamentos promotores de transformações no contexto da educação sexual. |
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Sexualidade, Gênero e Cotidiano EscolarSEXUALIDAD, GÉNERO Y VIDA ESCOLAR COTIDIANASEXUALITÉ, GENRE ET VIE SCOLAIRE QUOTIDIENNESexualidade, Gênero e Cotidiano EscolarArtigosObjetiva-se apresentar possíveis contribuições da psicanálise, com destaque para o pensamento do húngaro Sándor Ferenczi, para a efetivação de educação sexual emancipatória em processos educativos, com vistas à promoção do respeito à diversidade sexual e de gênero, assim como da ruptura com violências produzidas e reproduzidas pela cisheteronormatividade. No diálogo com conceitos psicanalíticos, discute-se a hipocrisia adoecedora, que ainda permeia hegemonicamente os processos educativos, quando se refere à sexualidade e ao gênero, intensificada por movimentos conservadores de extrema direita, atuantes no cenário político brasileiro. Reflete-se, também, acerca de caminhos para sua problematização e de rupturas com silenciamentos no cotidiano escolar, decompondo instituídos e ilusões pedagógicas que dogmatizam e normatizam sexualidades, formas de ser e existir. Compreende-se que a ética psicanalítica, ao questionar sobre o desejo, assim como sobre os recalcamentos e abjeções, traz colaborações na intensificação de processos e posicionamentos promotores de transformações no contexto da educação sexual.This study aims to present possible contributions of psychoanalysis - especially stemming from the ideas of Hungarian Sandor Ferenczi - to the implementation of emancipatory sexual education in educational processes with the goal of promoting respect to sexual and gender diversity as well as of breaking with violence produced and replicated by cisheteronormativity. In a dialog with psychoanalytical concepts, we discuss the unhealthy hypocrisy that still hegemonically permeates educational processes regarding sexuality and gender, intensified by conservative, far-right movements in the Brazilian political scenario. We also reflect on ways to problematize and break with silencing in the school day-to-day, breaking down pedagogical beliefs and illusions that institute sexualities and ways of being and existing as dogma and normal. We understand that psychoanalytical ethics - when questioning desire as well as repressions and abjections - collaborates to intensify processes and positions that promote transformations in the context of sexual education.El objetivo es presentar posibles aportes desde el psicoanálisis, con énfasis en el pensamiento del húngaro Sándor Ferenczi, para la implementación de la educación sexual emancipadora en los procesos educativos, con miras a promover el respeto a la diversidad sexual y de género, así como romper con la violencia. producido y reproducido por cisheteronormatividad. En el diálogo con conceptos psicoanalíticos, se discute la repugnante hipocresía, que aún permea hegemónicamente los procesos educativos, cuando se refiere a la sexualidad y al género, intensificada por los movimientos conservadores de extrema derecha, activos en la escena política brasileña. También reflexiona sobre caminos para su problematización y rupturas con los silencios en la cotidianidad escolar, descomponiendo principios establecidos e ilusiones pedagógicas que dogmatizan y normalizan sexualidades, formas de ser y existir. Se entiende que la ética psicoanalítica, al cuestionar el deseo, así como las represiones y abyecciones, contribuye a la intensificación de procesos y posiciones que promueven transformaciones en el contexto de la educación sexual.L'objectif est de présenter les contributions possibles de la psychanalyse, en mettant l'accent sur la pensée du Hongrois Sándor Ferenczi, pour la mise en œuvre de l'éducation sexuelle émancipatrice dans les processus éducatifs, en vue de promouvoir le respect de la diversité sexuelle et de genre, ainsi que de rompre avec la violence. produit et reproduit par cisheteronormativité. Dans le dialogue avec les concepts psychanalytiques, on discute de l'hypocrisie écoeurante, qui imprègne encore de manière hégémonique les processus éducatifs, lorsqu'il s'agit de sexualité et de genre, intensifiés par les mouvements conservateurs d'extrême droite, actifs sur la scène politique brésilienne. Il réfléchit également aux voies de sa problématisation et aux ruptures avec les silences de la vie scolaire quotidienne, en décomposant les principes établis et les illusions pédagogiques qui dogmatisent et normalisent les sexualités, les manières d'être et d'exister. Il est entendu que l’éthique psychanalytique, lorsqu’elle interroge le désir, ainsi que les refoulements et les abjections, contribue à l’intensification des processus et des positions qui favorisent les transformations dans le contexte de l’éducation sexuelle.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2023-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.32921por1646-2335Brancaleoni, Ana Paula Leivar Brancaleoniinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-28T13:30:20Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/32921Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:56:38.096070Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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