Fase de preparação das sessões de produção musical em DAW : princípios e boas praticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Paulo Sérgio Sousa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13341
Resumo: No contexto da produção de som, a fase de preparação para a mistura em DAW assume-se como uma prática crucial para a consolidação qualitativa de todo o processo de mistura de um projeto musical. Deste modo, defende-se a necessidade de sistematizar um conjunto de ‘princípios e boas práticas’ de modo a favorecer a fase consequente: a mistura. A partir da organização de ficheiros, nomenclaturas, cores, análise e tratamento do material sonoro não só se facilita a orientação e navegação dentro da sessão, como o todo o processo de edição, limpeza e correção. Perante a escassez de referências bibliográficas e artigos científicos que se referem à fase de preparação, defende-se a necessidade de partir para um estudo em torno da sistematização de abordagens teórico-práticas. Esta escassez de material académico e desinformação generalizada pode ser reflexo de alguma negligência, subestima ou falta de reconhecimento objetivo da importância destas práticas de preparação. A partir da pesquisa bibliográfica e entrevistas realizadas a variados profissionais foi possível reunir um conjunto de referências que permitiram comprovar os benefícios técnicos e artísticos transferidos para o processo de mistura, logo para a obra musical. O reconhecimento generalizado da integração das práticas de preparação no processo de mistura justifica a sua autonomização no processo de produção. Deste modo, este trabalho de investigação compreende a fase de preparação para a mistura como um conjunto de práticas que contribuem de forma decisiva para a consolidação artística da obra. Dado o elevado grau de especialização, admite-se a sua autonomia processual e a necessidade do seu reconhecimento profissional quer no contexto formativo, quer no contexto do domínio da produção.
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