Análise de captação com simuladores de amplificadores de guitarra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Ticiano Aramis
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/14227
Resumo: Esta tese de mestrado tem como objetivo explorar as diferenças entre amplificadores valvulados e simuladores de amplificação, bem como os fatores que influenciam músicos e produtores em sua escolha de amplificação. Os estudos começam pela examinação das características, circuitos e componentes dos amplificadores valvulados, incluindo a pré-amplificação, estágio de saída de potência e fonte de alimentação. Também se investiga o papel das válvulas no processo de amplificação, especificamente as válvulas de pré-amplificação e de amplificação de potência. Os conceitos de ganho e saturação no contexto dos amplificadores valvulados também são discutidos. Após isso, a tese explora diferentes simuladores de amplificação, incluindo modelos atuais e a utilização de processamento digital de sinais (DSP). O impacto da taxa de amostragem e aliasing na precisão da simulação, bem como o uso de respostas de impulso para simulação de som, são analisados. Diferentes métodos de captação de som utilizados por músicos e produtores também são examinados. A literatura existente e análises anteriores sobre o tema são revisadas para fornecer uma compreensão abrangente do assunto. Além disso, a tese avalia o contexto atual, considerando aspectos como durabilidade e sustentabilidade tanto dos amplificadores valvulados quanto dos simuladores. A metodologia empregada inclui entrevistas, criação de amostras com os dois métodos de captação, análises aprofundadas com comparações, além de testes cegos de identificação dos modelos. Em conclusão, esta tese pretende contribuir para o entendimento das diferenças entre amplificadores valvulados e simuladores, e sobre os fatores que influenciam músicos e produtores em sua escolha de amplificação. A pesquisa pode fornecer informações tanto para músicos quanto para produtores e até fabricantes na tomada de decisões sobre opções de amplificação e diferenças existentes. Palavras-chave: amplificadores de guitarra, simulações digitais (modeling), impulsos de resposta, captação de guitarra, dsp (digital signal processing)
id RCAP_d857a588ab9a9075f9858979b7e86fc9
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/14227
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise de captação com simuladores de amplificadores de guitarraMESTRADO PRODUÇÃO E TECNOLOGIAS DO SOMTECNOLOGIAS DO SOMAMPLIFICADORESINSTRUMENTOS MUSICAISGUITARRAPROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAISCAPTAÇÃO DE SOMAUDIOVISUALSOUND TECHNOLOGIESAMPLIFIERSMUSICAL INSTRUMENTSGUITARDIGITAL SIGNAL PROCESSINGSOUND CAPTUREEsta tese de mestrado tem como objetivo explorar as diferenças entre amplificadores valvulados e simuladores de amplificação, bem como os fatores que influenciam músicos e produtores em sua escolha de amplificação. Os estudos começam pela examinação das características, circuitos e componentes dos amplificadores valvulados, incluindo a pré-amplificação, estágio de saída de potência e fonte de alimentação. Também se investiga o papel das válvulas no processo de amplificação, especificamente as válvulas de pré-amplificação e de amplificação de potência. Os conceitos de ganho e saturação no contexto dos amplificadores valvulados também são discutidos. Após isso, a tese explora diferentes simuladores de amplificação, incluindo modelos atuais e a utilização de processamento digital de sinais (DSP). O impacto da taxa de amostragem e aliasing na precisão da simulação, bem como o uso de respostas de impulso para simulação de som, são analisados. Diferentes métodos de captação de som utilizados por músicos e produtores também são examinados. A literatura existente e análises anteriores sobre o tema são revisadas para fornecer uma compreensão abrangente do assunto. Além disso, a tese avalia o contexto atual, considerando aspectos como durabilidade e sustentabilidade tanto dos amplificadores valvulados quanto dos simuladores. A metodologia empregada inclui entrevistas, criação de amostras com os dois métodos de captação, análises aprofundadas com comparações, além de testes cegos de identificação dos modelos. Em conclusão, esta tese pretende contribuir para o entendimento das diferenças entre amplificadores valvulados e simuladores, e sobre os fatores que influenciam músicos e produtores em sua escolha de amplificação. A pesquisa pode fornecer informações tanto para músicos quanto para produtores e até fabricantes na tomada de decisões sobre opções de amplificação e diferenças existentes. Palavras-chave: amplificadores de guitarra, simulações digitais (modeling), impulsos de resposta, captação de guitarra, dsp (digital signal processing)This master's thesis aims to explore the differences between valve amplifiers and amplification simulators, as well as the factors influencing musicians and producers in their choice of amplification. The study begins by examining the characteristics, circuits, and components of valve amplifiers, including pre-amplification, power output stage, and power supply. The role of valves in the amplification process, specifically pre-amplification and power amplification valves, is also investigated. The concepts of gain and saturation in the context of valve amplifiers are also discussed. Subsequently, the thesis explores different amplification simulators, including current models and the use of digital signal processing (DSP). The impact of sample rate and aliasing on simulation accuracy, as well as the use of impulse responses for sound simulation, are analyzed. Different methods of sound capture used by musicians and producers are also examined. Existing literature and previous analyses on the subject are reviewed to provide a comprehensive understanding of the topic. Additionally, the thesis evaluates the current context, considering aspects such as durability and sustainability of both valve amplifiers and simulators. The methodology employed includes interviews, sample creation using both amplification methods, in-depth analyses with comparisons, and blind tests for model identification. In conclusion, this thesis aims to contribute to the understanding of the differences between valve amplifiers and simulators, as well as the factors influencing musicians and producers in their choice of amplification. The research can provide insights for musicians, producers, and even manufacturers in making decisions regarding amplification options and existing differences. Keywords: guitar amplifier, digital modeling, impulse de response, guitar recording, DSP (digital signal processing2023-11-06T16:45:59Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/14227TID:203377109porVieira, Ticiano Aramisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T01:30:43Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/14227Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:33:58.179634Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise de captação com simuladores de amplificadores de guitarra
title Análise de captação com simuladores de amplificadores de guitarra
spellingShingle Análise de captação com simuladores de amplificadores de guitarra
Vieira, Ticiano Aramis
MESTRADO PRODUÇÃO E TECNOLOGIAS DO SOM
TECNOLOGIAS DO SOM
AMPLIFICADORES
INSTRUMENTOS MUSICAIS
GUITARRA
PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS
CAPTAÇÃO DE SOM
AUDIOVISUAL
SOUND TECHNOLOGIES
AMPLIFIERS
MUSICAL INSTRUMENTS
GUITAR
DIGITAL SIGNAL PROCESSING
SOUND CAPTURE
title_short Análise de captação com simuladores de amplificadores de guitarra
title_full Análise de captação com simuladores de amplificadores de guitarra
title_fullStr Análise de captação com simuladores de amplificadores de guitarra
title_full_unstemmed Análise de captação com simuladores de amplificadores de guitarra
title_sort Análise de captação com simuladores de amplificadores de guitarra
author Vieira, Ticiano Aramis
author_facet Vieira, Ticiano Aramis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Ticiano Aramis
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO PRODUÇÃO E TECNOLOGIAS DO SOM
TECNOLOGIAS DO SOM
AMPLIFICADORES
INSTRUMENTOS MUSICAIS
GUITARRA
PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS
CAPTAÇÃO DE SOM
AUDIOVISUAL
SOUND TECHNOLOGIES
AMPLIFIERS
MUSICAL INSTRUMENTS
GUITAR
DIGITAL SIGNAL PROCESSING
SOUND CAPTURE
topic MESTRADO PRODUÇÃO E TECNOLOGIAS DO SOM
TECNOLOGIAS DO SOM
AMPLIFICADORES
INSTRUMENTOS MUSICAIS
GUITARRA
PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS
CAPTAÇÃO DE SOM
AUDIOVISUAL
SOUND TECHNOLOGIES
AMPLIFIERS
MUSICAL INSTRUMENTS
GUITAR
DIGITAL SIGNAL PROCESSING
SOUND CAPTURE
description Esta tese de mestrado tem como objetivo explorar as diferenças entre amplificadores valvulados e simuladores de amplificação, bem como os fatores que influenciam músicos e produtores em sua escolha de amplificação. Os estudos começam pela examinação das características, circuitos e componentes dos amplificadores valvulados, incluindo a pré-amplificação, estágio de saída de potência e fonte de alimentação. Também se investiga o papel das válvulas no processo de amplificação, especificamente as válvulas de pré-amplificação e de amplificação de potência. Os conceitos de ganho e saturação no contexto dos amplificadores valvulados também são discutidos. Após isso, a tese explora diferentes simuladores de amplificação, incluindo modelos atuais e a utilização de processamento digital de sinais (DSP). O impacto da taxa de amostragem e aliasing na precisão da simulação, bem como o uso de respostas de impulso para simulação de som, são analisados. Diferentes métodos de captação de som utilizados por músicos e produtores também são examinados. A literatura existente e análises anteriores sobre o tema são revisadas para fornecer uma compreensão abrangente do assunto. Além disso, a tese avalia o contexto atual, considerando aspectos como durabilidade e sustentabilidade tanto dos amplificadores valvulados quanto dos simuladores. A metodologia empregada inclui entrevistas, criação de amostras com os dois métodos de captação, análises aprofundadas com comparações, além de testes cegos de identificação dos modelos. Em conclusão, esta tese pretende contribuir para o entendimento das diferenças entre amplificadores valvulados e simuladores, e sobre os fatores que influenciam músicos e produtores em sua escolha de amplificação. A pesquisa pode fornecer informações tanto para músicos quanto para produtores e até fabricantes na tomada de decisões sobre opções de amplificação e diferenças existentes. Palavras-chave: amplificadores de guitarra, simulações digitais (modeling), impulsos de resposta, captação de guitarra, dsp (digital signal processing)
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-06T16:45:59Z
2023-01-01T00:00:00Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/14227
TID:203377109
url http://hdl.handle.net/10437/14227
identifier_str_mv TID:203377109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134901668151296