O desenvolvimento das micro-habilidades de compreensão oral: um projeto no 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigo, Beatriz Filipa da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/36144
Resumo: O presente Projeto de Intervenção-Investigação foi implementado numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como tema principal o desenvolvimento das micro-habilidades da compreensão oral. Neste sentido, apresenta-se, no enquadramento teórico, o desenvolvimento da linguagem desde que a criança nasce até à sua entrada no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para além disso, explica-se o que é a produção oral, define-se o que é a compreensão oral e como estas podem ser abordadas no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Como forma de completar este capítulo, apresentam-se as micro-habilidades da compreensão oral, acompanhando-as com sugestões de atividades possíveis a serem implementadas em sala de aula. Partindo do tema base, foi possível criar-se, primeiramente, uma questão- problema e quatro grandes objetivos que ajudaram na resposta à mesma. Um desses objetivos foi a criação de uma sequência didática constituída por 4 sessões, que abordaram partes da história da cidade de Aveiro. Nesta perspetiva, pretende-se averiguar se a sequência didática e as atividades propostas contribuíram para o desenvolvimento das micro-habilidades de compreensão oral, percebendo o seu impacte na aprendizagem dos alunos. Quanto à metodologia adotada, apresenta características do modelo de Investigação-Ação. Desta feita, as técnicas de recolha de dados utilizadas foram os inquéritos por questionário, a observação participante e a compilação documental. A partir destes, foi possível realizar-se a análise e discussão crítica e contextualizada da informação recolhida. No final deste Relatório, revela-se uma possibilidade de resposta à questão-problema e realça-se o impacte que este projeto teve na formação profissional e pessoal da professora estagiária-investigadora.
id RCAP_3b2704b79f2f9215e271ae49d0b5a960
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/36144
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenvolvimento das micro-habilidades de compreensão oral: um projeto no 3º ano do 1º Ciclo do Ensino BásicoCompreensão oralMicro-habilidadesSequência didáticaInterdisciplinaridadeO presente Projeto de Intervenção-Investigação foi implementado numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como tema principal o desenvolvimento das micro-habilidades da compreensão oral. Neste sentido, apresenta-se, no enquadramento teórico, o desenvolvimento da linguagem desde que a criança nasce até à sua entrada no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para além disso, explica-se o que é a produção oral, define-se o que é a compreensão oral e como estas podem ser abordadas no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Como forma de completar este capítulo, apresentam-se as micro-habilidades da compreensão oral, acompanhando-as com sugestões de atividades possíveis a serem implementadas em sala de aula. Partindo do tema base, foi possível criar-se, primeiramente, uma questão- problema e quatro grandes objetivos que ajudaram na resposta à mesma. Um desses objetivos foi a criação de uma sequência didática constituída por 4 sessões, que abordaram partes da história da cidade de Aveiro. Nesta perspetiva, pretende-se averiguar se a sequência didática e as atividades propostas contribuíram para o desenvolvimento das micro-habilidades de compreensão oral, percebendo o seu impacte na aprendizagem dos alunos. Quanto à metodologia adotada, apresenta características do modelo de Investigação-Ação. Desta feita, as técnicas de recolha de dados utilizadas foram os inquéritos por questionário, a observação participante e a compilação documental. A partir destes, foi possível realizar-se a análise e discussão crítica e contextualizada da informação recolhida. No final deste Relatório, revela-se uma possibilidade de resposta à questão-problema e realça-se o impacte que este projeto teve na formação profissional e pessoal da professora estagiária-investigadora.This Intervention-Research Project was implemented in a 3rd grade class of the 1st cycle of basic education, having as main theme the development of listening micro-skills. In this sense, the theoretical framework presents the development of language from birth until the child enters the 1st cycle of basic education. Furthermore, we explain what is spoken production, we define what is listening comprehension and how it should be dealt with in the 1st cycle of basic education. As a way of completing this chapter, the micro-skills of listening comprehension are presented, accompanied by suggestions of possible activities to be implemented in the classroom. Starting from the basic theme, it was possible to create, firstly, a problem question and four main objectives which helped in answering it. One of these objectives was the creation of a didactic sequence composed by 4 sessions, which approached parts of the history of the city of Aveiro. In this perspective, we intend to find out if the didactic sequence and the proposed activities contributed to the development of listening comprehension micro-skills, perceiving its impact on students' learning. As for the methodology adopted, it presents characteristics of the Action-Research model. Thus, the data collection techniques used were questionnaire surveys, participant observation and document compilation. Based on these, it was possible to carry out the analysis and critical and contextualized discussion of the information collected. At the end of this report a possible answer to the question-problem is revealed and the impact that this project had on the professional and personal training of the trainee teacher-researcher is highlighted.2023-01-31T14:13:57Z2022-12-16T00:00:00Z2022-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/36144porRodrigo, Beatriz Filipa da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:09:41Zoai:ria.ua.pt:10773/36144Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:02.345114Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento das micro-habilidades de compreensão oral: um projeto no 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico
title O desenvolvimento das micro-habilidades de compreensão oral: um projeto no 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle O desenvolvimento das micro-habilidades de compreensão oral: um projeto no 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico
Rodrigo, Beatriz Filipa da Silva
Compreensão oral
Micro-habilidades
Sequência didática
Interdisciplinaridade
title_short O desenvolvimento das micro-habilidades de compreensão oral: um projeto no 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full O desenvolvimento das micro-habilidades de compreensão oral: um projeto no 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr O desenvolvimento das micro-habilidades de compreensão oral: um projeto no 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed O desenvolvimento das micro-habilidades de compreensão oral: um projeto no 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort O desenvolvimento das micro-habilidades de compreensão oral: um projeto no 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico
author Rodrigo, Beatriz Filipa da Silva
author_facet Rodrigo, Beatriz Filipa da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigo, Beatriz Filipa da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão oral
Micro-habilidades
Sequência didática
Interdisciplinaridade
topic Compreensão oral
Micro-habilidades
Sequência didática
Interdisciplinaridade
description O presente Projeto de Intervenção-Investigação foi implementado numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como tema principal o desenvolvimento das micro-habilidades da compreensão oral. Neste sentido, apresenta-se, no enquadramento teórico, o desenvolvimento da linguagem desde que a criança nasce até à sua entrada no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para além disso, explica-se o que é a produção oral, define-se o que é a compreensão oral e como estas podem ser abordadas no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Como forma de completar este capítulo, apresentam-se as micro-habilidades da compreensão oral, acompanhando-as com sugestões de atividades possíveis a serem implementadas em sala de aula. Partindo do tema base, foi possível criar-se, primeiramente, uma questão- problema e quatro grandes objetivos que ajudaram na resposta à mesma. Um desses objetivos foi a criação de uma sequência didática constituída por 4 sessões, que abordaram partes da história da cidade de Aveiro. Nesta perspetiva, pretende-se averiguar se a sequência didática e as atividades propostas contribuíram para o desenvolvimento das micro-habilidades de compreensão oral, percebendo o seu impacte na aprendizagem dos alunos. Quanto à metodologia adotada, apresenta características do modelo de Investigação-Ação. Desta feita, as técnicas de recolha de dados utilizadas foram os inquéritos por questionário, a observação participante e a compilação documental. A partir destes, foi possível realizar-se a análise e discussão crítica e contextualizada da informação recolhida. No final deste Relatório, revela-se uma possibilidade de resposta à questão-problema e realça-se o impacte que este projeto teve na formação profissional e pessoal da professora estagiária-investigadora.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-16T00:00:00Z
2022-12-16
2023-01-31T14:13:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/36144
url http://hdl.handle.net/10773/36144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137725718200320