O desenvolvimento das micro-habilidades de compreensão oral: um projeto no 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/36144 |
Resumo: | O presente Projeto de Intervenção-Investigação foi implementado numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como tema principal o desenvolvimento das micro-habilidades da compreensão oral. Neste sentido, apresenta-se, no enquadramento teórico, o desenvolvimento da linguagem desde que a criança nasce até à sua entrada no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para além disso, explica-se o que é a produção oral, define-se o que é a compreensão oral e como estas podem ser abordadas no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Como forma de completar este capítulo, apresentam-se as micro-habilidades da compreensão oral, acompanhando-as com sugestões de atividades possíveis a serem implementadas em sala de aula. Partindo do tema base, foi possível criar-se, primeiramente, uma questão- problema e quatro grandes objetivos que ajudaram na resposta à mesma. Um desses objetivos foi a criação de uma sequência didática constituída por 4 sessões, que abordaram partes da história da cidade de Aveiro. Nesta perspetiva, pretende-se averiguar se a sequência didática e as atividades propostas contribuíram para o desenvolvimento das micro-habilidades de compreensão oral, percebendo o seu impacte na aprendizagem dos alunos. Quanto à metodologia adotada, apresenta características do modelo de Investigação-Ação. Desta feita, as técnicas de recolha de dados utilizadas foram os inquéritos por questionário, a observação participante e a compilação documental. A partir destes, foi possível realizar-se a análise e discussão crítica e contextualizada da informação recolhida. No final deste Relatório, revela-se uma possibilidade de resposta à questão-problema e realça-se o impacte que este projeto teve na formação profissional e pessoal da professora estagiária-investigadora. |
id |
RCAP_3b2704b79f2f9215e271ae49d0b5a960 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/36144 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O desenvolvimento das micro-habilidades de compreensão oral: um projeto no 3º ano do 1º Ciclo do Ensino BásicoCompreensão oralMicro-habilidadesSequência didáticaInterdisciplinaridadeO presente Projeto de Intervenção-Investigação foi implementado numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como tema principal o desenvolvimento das micro-habilidades da compreensão oral. Neste sentido, apresenta-se, no enquadramento teórico, o desenvolvimento da linguagem desde que a criança nasce até à sua entrada no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para além disso, explica-se o que é a produção oral, define-se o que é a compreensão oral e como estas podem ser abordadas no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Como forma de completar este capítulo, apresentam-se as micro-habilidades da compreensão oral, acompanhando-as com sugestões de atividades possíveis a serem implementadas em sala de aula. Partindo do tema base, foi possível criar-se, primeiramente, uma questão- problema e quatro grandes objetivos que ajudaram na resposta à mesma. Um desses objetivos foi a criação de uma sequência didática constituída por 4 sessões, que abordaram partes da história da cidade de Aveiro. Nesta perspetiva, pretende-se averiguar se a sequência didática e as atividades propostas contribuíram para o desenvolvimento das micro-habilidades de compreensão oral, percebendo o seu impacte na aprendizagem dos alunos. Quanto à metodologia adotada, apresenta características do modelo de Investigação-Ação. Desta feita, as técnicas de recolha de dados utilizadas foram os inquéritos por questionário, a observação participante e a compilação documental. A partir destes, foi possível realizar-se a análise e discussão crítica e contextualizada da informação recolhida. No final deste Relatório, revela-se uma possibilidade de resposta à questão-problema e realça-se o impacte que este projeto teve na formação profissional e pessoal da professora estagiária-investigadora.This Intervention-Research Project was implemented in a 3rd grade class of the 1st cycle of basic education, having as main theme the development of listening micro-skills. In this sense, the theoretical framework presents the development of language from birth until the child enters the 1st cycle of basic education. Furthermore, we explain what is spoken production, we define what is listening comprehension and how it should be dealt with in the 1st cycle of basic education. As a way of completing this chapter, the micro-skills of listening comprehension are presented, accompanied by suggestions of possible activities to be implemented in the classroom. Starting from the basic theme, it was possible to create, firstly, a problem question and four main objectives which helped in answering it. One of these objectives was the creation of a didactic sequence composed by 4 sessions, which approached parts of the history of the city of Aveiro. In this perspective, we intend to find out if the didactic sequence and the proposed activities contributed to the development of listening comprehension micro-skills, perceiving its impact on students' learning. As for the methodology adopted, it presents characteristics of the Action-Research model. Thus, the data collection techniques used were questionnaire surveys, participant observation and document compilation. Based on these, it was possible to carry out the analysis and critical and contextualized discussion of the information collected. At the end of this report a possible answer to the question-problem is revealed and the impact that this project had on the professional and personal training of the trainee teacher-researcher is highlighted.2023-01-31T14:13:57Z2022-12-16T00:00:00Z2022-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/36144porRodrigo, Beatriz Filipa da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:09:41Zoai:ria.ua.pt:10773/36144Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:02.345114Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento das micro-habilidades de compreensão oral: um projeto no 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
O desenvolvimento das micro-habilidades de compreensão oral: um projeto no 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
O desenvolvimento das micro-habilidades de compreensão oral: um projeto no 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico Rodrigo, Beatriz Filipa da Silva Compreensão oral Micro-habilidades Sequência didática Interdisciplinaridade |
title_short |
O desenvolvimento das micro-habilidades de compreensão oral: um projeto no 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
O desenvolvimento das micro-habilidades de compreensão oral: um projeto no 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
O desenvolvimento das micro-habilidades de compreensão oral: um projeto no 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento das micro-habilidades de compreensão oral: um projeto no 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
O desenvolvimento das micro-habilidades de compreensão oral: um projeto no 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Rodrigo, Beatriz Filipa da Silva |
author_facet |
Rodrigo, Beatriz Filipa da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigo, Beatriz Filipa da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Compreensão oral Micro-habilidades Sequência didática Interdisciplinaridade |
topic |
Compreensão oral Micro-habilidades Sequência didática Interdisciplinaridade |
description |
O presente Projeto de Intervenção-Investigação foi implementado numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como tema principal o desenvolvimento das micro-habilidades da compreensão oral. Neste sentido, apresenta-se, no enquadramento teórico, o desenvolvimento da linguagem desde que a criança nasce até à sua entrada no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para além disso, explica-se o que é a produção oral, define-se o que é a compreensão oral e como estas podem ser abordadas no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Como forma de completar este capítulo, apresentam-se as micro-habilidades da compreensão oral, acompanhando-as com sugestões de atividades possíveis a serem implementadas em sala de aula. Partindo do tema base, foi possível criar-se, primeiramente, uma questão- problema e quatro grandes objetivos que ajudaram na resposta à mesma. Um desses objetivos foi a criação de uma sequência didática constituída por 4 sessões, que abordaram partes da história da cidade de Aveiro. Nesta perspetiva, pretende-se averiguar se a sequência didática e as atividades propostas contribuíram para o desenvolvimento das micro-habilidades de compreensão oral, percebendo o seu impacte na aprendizagem dos alunos. Quanto à metodologia adotada, apresenta características do modelo de Investigação-Ação. Desta feita, as técnicas de recolha de dados utilizadas foram os inquéritos por questionário, a observação participante e a compilação documental. A partir destes, foi possível realizar-se a análise e discussão crítica e contextualizada da informação recolhida. No final deste Relatório, revela-se uma possibilidade de resposta à questão-problema e realça-se o impacte que este projeto teve na formação profissional e pessoal da professora estagiária-investigadora. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-16T00:00:00Z 2022-12-16 2023-01-31T14:13:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/36144 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/36144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137725718200320 |