A sequência didática no ensino do género exposição oral: uma experiência no 3º ano do 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/25520 |
Resumo: | A presente investigação tem como foco principal o ensino e aprendizagem da exposição oral numa turma de 3.º ano do ensino básico, com recurso a uma sequência didática. O principal objetivo é avaliar, a partir da análise comparativa das produções orais iniciais e finais de cinco alunos, se uma sequência didática, construída com base no conhecimento das propriedades dos géneros e dos textos, pode refletir-se, e a que níveis, na qualidade das exposições orais produzidas. O estudo é de natureza qualitativa e baseia-se na metodologia investigação-ação. A recolha de dados foi feita sobretudo através de observação estruturada, com recurso a grelhas de registo. O instrumento de recolha de dados foi construído a partir das características identificadas na literatura para o género em análise. Os resultados obtidos mostram uma melhoria significativa nas produções dos alunos da amostra em quase todos os itens considerados. Isto sugere que a sequência didática pode ser um dispositivo eficaz para o ensino e aprendizagem do género textual exposição oral. |
id |
RCAP_c9a960a031ae58469053ef44d5647adb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/25520 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A sequência didática no ensino do género exposição oral: uma experiência no 3º ano do 1º ciclo do ensino básicoExposição oralSequência didáticaOralidade1º Ciclo do Ensino BásicoOral presentationDidactic sequenceOral languageA presente investigação tem como foco principal o ensino e aprendizagem da exposição oral numa turma de 3.º ano do ensino básico, com recurso a uma sequência didática. O principal objetivo é avaliar, a partir da análise comparativa das produções orais iniciais e finais de cinco alunos, se uma sequência didática, construída com base no conhecimento das propriedades dos géneros e dos textos, pode refletir-se, e a que níveis, na qualidade das exposições orais produzidas. O estudo é de natureza qualitativa e baseia-se na metodologia investigação-ação. A recolha de dados foi feita sobretudo através de observação estruturada, com recurso a grelhas de registo. O instrumento de recolha de dados foi construído a partir das características identificadas na literatura para o género em análise. Os resultados obtidos mostram uma melhoria significativa nas produções dos alunos da amostra em quase todos os itens considerados. Isto sugere que a sequência didática pode ser um dispositivo eficaz para o ensino e aprendizagem do género textual exposição oral.This research focuses on teaching oral presentation skills in a Year 3 class (8-9-year-olds), using a genre-based approach. The main objective is to assess, from the comparative analysis of initial and final oral productions of five pupils, if a didactic sequence, designed based on the characteristics of genres and text types, can affect, and to what extent, the quality of oral presentations produced. The study is qualitative in nature and based on action-research methodology. Structured observation was the main method for data collection, using the characteristics identified in the literature on the textual genre under analysis as assessment criteria. The results indicate that after the implementation of the didactic sequence there was a significant improvement in the oral presentations of the sampled pupils, which suggests that the didactic sequence can be used as a teaching tool to improve oral presentations at all considered levels.Pinto, Mariana OliveiraRepositório ComumReis, Isabel da Conceição Domingos2019-01-04T14:09:33Z2018-122019-012018-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/25520TID:202160688porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:54:41Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/25520Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:29.863638Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A sequência didática no ensino do género exposição oral: uma experiência no 3º ano do 1º ciclo do ensino básico |
title |
A sequência didática no ensino do género exposição oral: uma experiência no 3º ano do 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
A sequência didática no ensino do género exposição oral: uma experiência no 3º ano do 1º ciclo do ensino básico Reis, Isabel da Conceição Domingos Exposição oral Sequência didática Oralidade 1º Ciclo do Ensino Básico Oral presentation Didactic sequence Oral language |
title_short |
A sequência didática no ensino do género exposição oral: uma experiência no 3º ano do 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
A sequência didática no ensino do género exposição oral: uma experiência no 3º ano do 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
A sequência didática no ensino do género exposição oral: uma experiência no 3º ano do 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
A sequência didática no ensino do género exposição oral: uma experiência no 3º ano do 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
A sequência didática no ensino do género exposição oral: uma experiência no 3º ano do 1º ciclo do ensino básico |
author |
Reis, Isabel da Conceição Domingos |
author_facet |
Reis, Isabel da Conceição Domingos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinto, Mariana Oliveira Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Isabel da Conceição Domingos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exposição oral Sequência didática Oralidade 1º Ciclo do Ensino Básico Oral presentation Didactic sequence Oral language |
topic |
Exposição oral Sequência didática Oralidade 1º Ciclo do Ensino Básico Oral presentation Didactic sequence Oral language |
description |
A presente investigação tem como foco principal o ensino e aprendizagem da exposição oral numa turma de 3.º ano do ensino básico, com recurso a uma sequência didática. O principal objetivo é avaliar, a partir da análise comparativa das produções orais iniciais e finais de cinco alunos, se uma sequência didática, construída com base no conhecimento das propriedades dos géneros e dos textos, pode refletir-se, e a que níveis, na qualidade das exposições orais produzidas. O estudo é de natureza qualitativa e baseia-se na metodologia investigação-ação. A recolha de dados foi feita sobretudo através de observação estruturada, com recurso a grelhas de registo. O instrumento de recolha de dados foi construído a partir das características identificadas na literatura para o género em análise. Os resultados obtidos mostram uma melhoria significativa nas produções dos alunos da amostra em quase todos os itens considerados. Isto sugere que a sequência didática pode ser um dispositivo eficaz para o ensino e aprendizagem do género textual exposição oral. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12 2018-12-01T00:00:00Z 2019-01-04T14:09:33Z 2019-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/25520 TID:202160688 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/25520 |
identifier_str_mv |
TID:202160688 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135370536812544 |