A sequência didática no ensino do género exposição oral: uma experiência no 3º ano do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Isabel da Conceição Domingos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/25520
Resumo: A presente investigação tem como foco principal o ensino e aprendizagem da exposição oral numa turma de 3.º ano do ensino básico, com recurso a uma sequência didática. O principal objetivo é avaliar, a partir da análise comparativa das produções orais iniciais e finais de cinco alunos, se uma sequência didática, construída com base no conhecimento das propriedades dos géneros e dos textos, pode refletir-se, e a que níveis, na qualidade das exposições orais produzidas. O estudo é de natureza qualitativa e baseia-se na metodologia investigação-ação. A recolha de dados foi feita sobretudo através de observação estruturada, com recurso a grelhas de registo. O instrumento de recolha de dados foi construído a partir das características identificadas na literatura para o género em análise. Os resultados obtidos mostram uma melhoria significativa nas produções dos alunos da amostra em quase todos os itens considerados. Isto sugere que a sequência didática pode ser um dispositivo eficaz para o ensino e aprendizagem do género textual exposição oral.
id RCAP_c9a960a031ae58469053ef44d5647adb
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/25520
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A sequência didática no ensino do género exposição oral: uma experiência no 3º ano do 1º ciclo do ensino básicoExposição oralSequência didáticaOralidade1º Ciclo do Ensino BásicoOral presentationDidactic sequenceOral languageA presente investigação tem como foco principal o ensino e aprendizagem da exposição oral numa turma de 3.º ano do ensino básico, com recurso a uma sequência didática. O principal objetivo é avaliar, a partir da análise comparativa das produções orais iniciais e finais de cinco alunos, se uma sequência didática, construída com base no conhecimento das propriedades dos géneros e dos textos, pode refletir-se, e a que níveis, na qualidade das exposições orais produzidas. O estudo é de natureza qualitativa e baseia-se na metodologia investigação-ação. A recolha de dados foi feita sobretudo através de observação estruturada, com recurso a grelhas de registo. O instrumento de recolha de dados foi construído a partir das características identificadas na literatura para o género em análise. Os resultados obtidos mostram uma melhoria significativa nas produções dos alunos da amostra em quase todos os itens considerados. Isto sugere que a sequência didática pode ser um dispositivo eficaz para o ensino e aprendizagem do género textual exposição oral.This research focuses on teaching oral presentation skills in a Year 3 class (8-9-year-olds), using a genre-based approach. The main objective is to assess, from the comparative analysis of initial and final oral productions of five pupils, if a didactic sequence, designed based on the characteristics of genres and text types, can affect, and to what extent, the quality of oral presentations produced. The study is qualitative in nature and based on action-research methodology. Structured observation was the main method for data collection, using the characteristics identified in the literature on the textual genre under analysis as assessment criteria. The results indicate that after the implementation of the didactic sequence there was a significant improvement in the oral presentations of the sampled pupils, which suggests that the didactic sequence can be used as a teaching tool to improve oral presentations at all considered levels.Pinto, Mariana OliveiraRepositório ComumReis, Isabel da Conceição Domingos2019-01-04T14:09:33Z2018-122019-012018-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/25520TID:202160688porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:54:41Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/25520Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:29.863638Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A sequência didática no ensino do género exposição oral: uma experiência no 3º ano do 1º ciclo do ensino básico
title A sequência didática no ensino do género exposição oral: uma experiência no 3º ano do 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle A sequência didática no ensino do género exposição oral: uma experiência no 3º ano do 1º ciclo do ensino básico
Reis, Isabel da Conceição Domingos
Exposição oral
Sequência didática
Oralidade
1º Ciclo do Ensino Básico
Oral presentation
Didactic sequence
Oral language
title_short A sequência didática no ensino do género exposição oral: uma experiência no 3º ano do 1º ciclo do ensino básico
title_full A sequência didática no ensino do género exposição oral: uma experiência no 3º ano do 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr A sequência didática no ensino do género exposição oral: uma experiência no 3º ano do 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed A sequência didática no ensino do género exposição oral: uma experiência no 3º ano do 1º ciclo do ensino básico
title_sort A sequência didática no ensino do género exposição oral: uma experiência no 3º ano do 1º ciclo do ensino básico
author Reis, Isabel da Conceição Domingos
author_facet Reis, Isabel da Conceição Domingos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Mariana Oliveira
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Isabel da Conceição Domingos
dc.subject.por.fl_str_mv Exposição oral
Sequência didática
Oralidade
1º Ciclo do Ensino Básico
Oral presentation
Didactic sequence
Oral language
topic Exposição oral
Sequência didática
Oralidade
1º Ciclo do Ensino Básico
Oral presentation
Didactic sequence
Oral language
description A presente investigação tem como foco principal o ensino e aprendizagem da exposição oral numa turma de 3.º ano do ensino básico, com recurso a uma sequência didática. O principal objetivo é avaliar, a partir da análise comparativa das produções orais iniciais e finais de cinco alunos, se uma sequência didática, construída com base no conhecimento das propriedades dos géneros e dos textos, pode refletir-se, e a que níveis, na qualidade das exposições orais produzidas. O estudo é de natureza qualitativa e baseia-se na metodologia investigação-ação. A recolha de dados foi feita sobretudo através de observação estruturada, com recurso a grelhas de registo. O instrumento de recolha de dados foi construído a partir das características identificadas na literatura para o género em análise. Os resultados obtidos mostram uma melhoria significativa nas produções dos alunos da amostra em quase todos os itens considerados. Isto sugere que a sequência didática pode ser um dispositivo eficaz para o ensino e aprendizagem do género textual exposição oral.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12
2018-12-01T00:00:00Z
2019-01-04T14:09:33Z
2019-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/25520
TID:202160688
url http://hdl.handle.net/10400.26/25520
identifier_str_mv TID:202160688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135370536812544