A importância da educação musical para um ensino inclusivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crespo, Inês Filipa dos Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/101587
Resumo: O presente relatório reflete o trabalho realizado na Prática de Ensino Supervisionada numa Escola de 2º e 3º ciclos da área metropolitana de Lisboa, durante o ano letivo 2018/2019, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. Pretende apresentar a descrição e reflexão de todas as atividades desenvolvidas ao longo do ano e os processos e metodologias envolventes na observação e prática letiva, assim como uma abordagem sobre a disciplina de Educação Musical para um ensino inclusivo. O relatório divide-se em cinco capítulos principais, no entanto pode ser separado em três grandes partes: a abordagem relativa à disciplina de Educação Musical, assim como toda a sua envolvência e contextualização histórica no sistema educativo em Portugal; a reflexão acerca das experiências durante a prática e as componentes de investigação coletiva e individual. Nos capítulos de reflexão acerca da prática, há toda a caracterização das turmas e a descrição do processo de observação e lecionação durante o ano letivo. Por sua vez, as componentes de investigação estão desenvolvidas de duas maneiras: coletiva e individual. Relativamente às partes da componente de investigação coletiva, a mesmo assenta na plataforma Cantar Mais, trabalho desenvolvido durante as aulas com os restantes colegas de Mestrado. A parte individual aborda o que é o ensino inclusivo, a influência que os docentes e encarregados têm perante os alunos e a importância que a disciplina de Educação Musical tem para uma aprendizagem inclusiva a todos os alunos em sala de aula.
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