A importância da educação musical para um ensino inclusivo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/101587 |
Resumo: | O presente relatório reflete o trabalho realizado na Prática de Ensino Supervisionada numa Escola de 2º e 3º ciclos da área metropolitana de Lisboa, durante o ano letivo 2018/2019, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. Pretende apresentar a descrição e reflexão de todas as atividades desenvolvidas ao longo do ano e os processos e metodologias envolventes na observação e prática letiva, assim como uma abordagem sobre a disciplina de Educação Musical para um ensino inclusivo. O relatório divide-se em cinco capítulos principais, no entanto pode ser separado em três grandes partes: a abordagem relativa à disciplina de Educação Musical, assim como toda a sua envolvência e contextualização histórica no sistema educativo em Portugal; a reflexão acerca das experiências durante a prática e as componentes de investigação coletiva e individual. Nos capítulos de reflexão acerca da prática, há toda a caracterização das turmas e a descrição do processo de observação e lecionação durante o ano letivo. Por sua vez, as componentes de investigação estão desenvolvidas de duas maneiras: coletiva e individual. Relativamente às partes da componente de investigação coletiva, a mesmo assenta na plataforma Cantar Mais, trabalho desenvolvido durante as aulas com os restantes colegas de Mestrado. A parte individual aborda o que é o ensino inclusivo, a influência que os docentes e encarregados têm perante os alunos e a importância que a disciplina de Educação Musical tem para uma aprendizagem inclusiva a todos os alunos em sala de aula. |
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A importância da educação musical para um ensino inclusivoEducação musicalInclusãoEnsino InclusivoPrática LetivaMusical EducationInclusionInclusive EducationTeaching PracticeDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras HumanidadesO presente relatório reflete o trabalho realizado na Prática de Ensino Supervisionada numa Escola de 2º e 3º ciclos da área metropolitana de Lisboa, durante o ano letivo 2018/2019, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. Pretende apresentar a descrição e reflexão de todas as atividades desenvolvidas ao longo do ano e os processos e metodologias envolventes na observação e prática letiva, assim como uma abordagem sobre a disciplina de Educação Musical para um ensino inclusivo. O relatório divide-se em cinco capítulos principais, no entanto pode ser separado em três grandes partes: a abordagem relativa à disciplina de Educação Musical, assim como toda a sua envolvência e contextualização histórica no sistema educativo em Portugal; a reflexão acerca das experiências durante a prática e as componentes de investigação coletiva e individual. Nos capítulos de reflexão acerca da prática, há toda a caracterização das turmas e a descrição do processo de observação e lecionação durante o ano letivo. Por sua vez, as componentes de investigação estão desenvolvidas de duas maneiras: coletiva e individual. Relativamente às partes da componente de investigação coletiva, a mesmo assenta na plataforma Cantar Mais, trabalho desenvolvido durante as aulas com os restantes colegas de Mestrado. A parte individual aborda o que é o ensino inclusivo, a influência que os docentes e encarregados têm perante os alunos e a importância que a disciplina de Educação Musical tem para uma aprendizagem inclusiva a todos os alunos em sala de aula.This report reflects the work carried out in the Supervised Teaching Practice at the 2nd and 3rd Cycle School of the Lisbon metropolitan area, during the 2018/2019 school year, within the scope of the Master in Music Education Teaching in Basic Education. Intends to present a description and reflection on all the activities developed throughout the year and the processes and methods involved in observation and teaching practice, as an approach on the discipline of Music Education for inclusive teaching. The report is divided into five main chapters, however it can be separated into three major parts: a disciplinary approach to Music Education, as well as all its participation and historical context in the educational system in Portugal; a reflection on the experiences during the practice and as components of collective and individual investigation. In the reflection chapters on practice, there is a full characterization of the classes and a description of the observation and teaching process during the school year. In its turn, as research components they are using two ways: collective and individual. Regarding the parts of the collective research component, the same Cantar Mais platform, work developed during the classes with the other Master's colleagues. The individual part addresses what inclusive teaching is, the influence that teachers and students have, and the importance of the subject Music Education has for inclusive learning for all students in the classroom.Nogueira, JoãoRUNCrespo, Inês Filipa dos Santos2020-07-28T14:02:27Z2020-06-122020-07-282020-06-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/101587TID:202489892porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:47:32Zoai:run.unl.pt:10362/101587Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:39:32.717134Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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