A Prática Coletiva como Ferramenta Motivacional da Aprendizagem Musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Andreia Sofia Clemente
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/61893
Resumo: O Presente relatório incide na Prática de Ensino Supervisionada, realizada no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico (2º Ciclo) durante o ano letivo 2017/2018. O principal objetivo deste trabalho é a descrição de todas as aprendizagens que me levaram a adquirir as competências necessárias à docência da Educação Musical no 2º ciclo do Ensino Básico. Com este documento, pretendo contribuir para a reflexão sobre a a importância da prática colectiva como ferramenta motivacional da aprendizagem musical, e como o desempenho do professor influência o desempenho dos alunos e, consequentemente, a sua motivação. O relatório está divido em quatro capítulos, que passo sumariamente a descrever: O primeiro é dedica-se à contextualização da Educação Musical; O segundo capítulo visa contextualizar a minha Prática de Ensino Supervisionada, onde exponho o local onde decorreu, assim como o seu projeto educativo e a sua oferta escolar; No capítulo seguinte, apresento o núcleo de estágio e descrevo, de forma fundamentada, a Prática de Ensino Supervisionada nas vertentes de observação e leccionação de aulas, assim como a participação nas atividades extracurriculares. O último capítulo é reservado à reflexão da minha participação no projeto de investigação “Cantar Mais”; Finalizo o relatório demonstrando de que forma me tornei professora de Educação Musical no 2º Ciclo do Ensino Básico.
id RCAP_8fd1fb9d81a02dbf79c8964140287143
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/61893
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Prática Coletiva como Ferramenta Motivacional da Aprendizagem MusicalEducação MusicalPrática MusicalMotivaçãoMusical EducationMusical PracticeMotivationDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO Presente relatório incide na Prática de Ensino Supervisionada, realizada no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico (2º Ciclo) durante o ano letivo 2017/2018. O principal objetivo deste trabalho é a descrição de todas as aprendizagens que me levaram a adquirir as competências necessárias à docência da Educação Musical no 2º ciclo do Ensino Básico. Com este documento, pretendo contribuir para a reflexão sobre a a importância da prática colectiva como ferramenta motivacional da aprendizagem musical, e como o desempenho do professor influência o desempenho dos alunos e, consequentemente, a sua motivação. O relatório está divido em quatro capítulos, que passo sumariamente a descrever: O primeiro é dedica-se à contextualização da Educação Musical; O segundo capítulo visa contextualizar a minha Prática de Ensino Supervisionada, onde exponho o local onde decorreu, assim como o seu projeto educativo e a sua oferta escolar; No capítulo seguinte, apresento o núcleo de estágio e descrevo, de forma fundamentada, a Prática de Ensino Supervisionada nas vertentes de observação e leccionação de aulas, assim como a participação nas atividades extracurriculares. O último capítulo é reservado à reflexão da minha participação no projeto de investigação “Cantar Mais”; Finalizo o relatório demonstrando de que forma me tornei professora de Educação Musical no 2º Ciclo do Ensino Básico.The present report focuses on the Supervised Teaching Practice, carried out within the scope of the Master's Degree in Teaching Music Education in Basic Education (2nd Cycle) during the academic year 2017/2018. The main objective of this work is the description of all the learning that led me to acquire the necessary skills to teach Music Education in the 2nd cycle of Basic Education. With this document, I intend to contribute to the reflection on the importance of collective practice as a motivational tool for musical learning, and how the performance of the teacher influences the students' performance and, consequently, their motivation. The report is divided into four chapters, which I briefly describe: The first is devoted to the contextualization of Music Education; The second chapter aims to contextualize my Supervised Teaching Practice, where I present the place where it took place, as well as its educational project and its school supply; In the following chapter, I present the core of the internship and describe, in a well-founded way, the Supervised Teaching Practice in the aspects of observation and lecturing of classes, as well as participation in extracurricular activities. The last chapter is reserved for the reflection of my participation in the research project “Cantar Mais"; I conclude the report by demonstrating how I became a Music Education teacher in the 2nd Cycle of Basic Education.Nogueira, JoãoRUNRodrigues, Andreia Sofia Clemente2019-02-28T10:56:14Z2019-01-302018-11-132019-01-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/61893TID:202163601porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:29:25Zoai:run.unl.pt:10362/61893Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:33:42.863245Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Prática Coletiva como Ferramenta Motivacional da Aprendizagem Musical
title A Prática Coletiva como Ferramenta Motivacional da Aprendizagem Musical
spellingShingle A Prática Coletiva como Ferramenta Motivacional da Aprendizagem Musical
Rodrigues, Andreia Sofia Clemente
Educação Musical
Prática Musical
Motivação
Musical Education
Musical Practice
Motivation
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short A Prática Coletiva como Ferramenta Motivacional da Aprendizagem Musical
title_full A Prática Coletiva como Ferramenta Motivacional da Aprendizagem Musical
title_fullStr A Prática Coletiva como Ferramenta Motivacional da Aprendizagem Musical
title_full_unstemmed A Prática Coletiva como Ferramenta Motivacional da Aprendizagem Musical
title_sort A Prática Coletiva como Ferramenta Motivacional da Aprendizagem Musical
author Rodrigues, Andreia Sofia Clemente
author_facet Rodrigues, Andreia Sofia Clemente
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, João
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Andreia Sofia Clemente
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Musical
Prática Musical
Motivação
Musical Education
Musical Practice
Motivation
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Educação Musical
Prática Musical
Motivação
Musical Education
Musical Practice
Motivation
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description O Presente relatório incide na Prática de Ensino Supervisionada, realizada no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico (2º Ciclo) durante o ano letivo 2017/2018. O principal objetivo deste trabalho é a descrição de todas as aprendizagens que me levaram a adquirir as competências necessárias à docência da Educação Musical no 2º ciclo do Ensino Básico. Com este documento, pretendo contribuir para a reflexão sobre a a importância da prática colectiva como ferramenta motivacional da aprendizagem musical, e como o desempenho do professor influência o desempenho dos alunos e, consequentemente, a sua motivação. O relatório está divido em quatro capítulos, que passo sumariamente a descrever: O primeiro é dedica-se à contextualização da Educação Musical; O segundo capítulo visa contextualizar a minha Prática de Ensino Supervisionada, onde exponho o local onde decorreu, assim como o seu projeto educativo e a sua oferta escolar; No capítulo seguinte, apresento o núcleo de estágio e descrevo, de forma fundamentada, a Prática de Ensino Supervisionada nas vertentes de observação e leccionação de aulas, assim como a participação nas atividades extracurriculares. O último capítulo é reservado à reflexão da minha participação no projeto de investigação “Cantar Mais”; Finalizo o relatório demonstrando de que forma me tornei professora de Educação Musical no 2º Ciclo do Ensino Básico.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-13
2019-02-28T10:56:14Z
2019-01-30
2019-01-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/61893
TID:202163601
url http://hdl.handle.net/10362/61893
identifier_str_mv TID:202163601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137959228735489