Música no Plural! Educação Musical e Multiculturalismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Patrícia Filipa Dos Santos Antunes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/142735
Resumo: O presente relatório foi elaborado no seguimento da Prática de Ensino Supervisionada realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (2.º ciclo). Nele procuro descrever de um modo reflexivo e crítico as atividades desenvolvidas ao longo do estágio realizado no ano letivo de 2020/2021. Com este relatório, pretendo oferecer um contributo à reflexão acerca do conceito multiculturalismo na disciplina de Educação Musical. Por considerar fundamental a experiência de tocar ou cantar em conjunto, desenvolvi este trabalho com uma visão prática relativamente ao ensino da música em sala de aula, o que se refere às possibilidades da Educação Musical se posicionar diante do compromisso de valorizar as diferentes identidades culturais. Desta forma, é importante fornecer um contexto de aprendizagem relacionado com a construção de identidades, contribuindo para a inclusão nas escolas através da música.
id RCAP_652f9b6c28c6e6e3bd7097e90a71a57c
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/142735
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Música no Plural! Educação Musical e MulticulturalismoEducação musicalPrática musicalMulticulturalismoDiversidade culturalFlexibilidade curricularEducação inclusivaMusic EducationMusical PracticeMulticulturalismCultural DiversityFlexible CurriculumInclusive EducationDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório foi elaborado no seguimento da Prática de Ensino Supervisionada realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (2.º ciclo). Nele procuro descrever de um modo reflexivo e crítico as atividades desenvolvidas ao longo do estágio realizado no ano letivo de 2020/2021. Com este relatório, pretendo oferecer um contributo à reflexão acerca do conceito multiculturalismo na disciplina de Educação Musical. Por considerar fundamental a experiência de tocar ou cantar em conjunto, desenvolvi este trabalho com uma visão prática relativamente ao ensino da música em sala de aula, o que se refere às possibilidades da Educação Musical se posicionar diante do compromisso de valorizar as diferentes identidades culturais. Desta forma, é importante fornecer um contexto de aprendizagem relacionado com a construção de identidades, contribuindo para a inclusão nas escolas através da música.The present report focuses on the Supervised Teaching Practice carried out in the context of the Master’s Degree in Teaching Music Education in Elementary School. Through it, I am to reflect, describe and critically address the activities developed throughout the school year of 2020/2021. With this report, I intend to offer a contribution to the reflection on the concept of multiculturalism in the context of Music Education. Considering that the experience of playing or singing together is fundamental, I developed this work with a practical vision regarding the teaching of music in the classroom. This refers to the possibilities of the role of Music Education in contributing and adding value to different cultural identities. Thus, it is important to provide a learning context related to the construction of identities, contributing to inclusion in schools through music.Figueiredo, Isabel Maria LopesNogueira, João Manuel Nunes da SilvaRUNValente, Patrícia Filipa Dos Santos Antunes2022-08-01T16:19:25Z2022-06-092021-11-242022-06-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/142735TID:203036530porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:20:35Zoai:run.unl.pt:10362/142735Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:50:29.246125Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Música no Plural! Educação Musical e Multiculturalismo
title Música no Plural! Educação Musical e Multiculturalismo
spellingShingle Música no Plural! Educação Musical e Multiculturalismo
Valente, Patrícia Filipa Dos Santos Antunes
Educação musical
Prática musical
Multiculturalismo
Diversidade cultural
Flexibilidade curricular
Educação inclusiva
Music Education
Musical Practice
Multiculturalism
Cultural Diversity
Flexible Curriculum
Inclusive Education
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Música no Plural! Educação Musical e Multiculturalismo
title_full Música no Plural! Educação Musical e Multiculturalismo
title_fullStr Música no Plural! Educação Musical e Multiculturalismo
title_full_unstemmed Música no Plural! Educação Musical e Multiculturalismo
title_sort Música no Plural! Educação Musical e Multiculturalismo
author Valente, Patrícia Filipa Dos Santos Antunes
author_facet Valente, Patrícia Filipa Dos Santos Antunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueiredo, Isabel Maria Lopes
Nogueira, João Manuel Nunes da Silva
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Patrícia Filipa Dos Santos Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Prática musical
Multiculturalismo
Diversidade cultural
Flexibilidade curricular
Educação inclusiva
Music Education
Musical Practice
Multiculturalism
Cultural Diversity
Flexible Curriculum
Inclusive Education
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação musical
Prática musical
Multiculturalismo
Diversidade cultural
Flexibilidade curricular
Educação inclusiva
Music Education
Musical Practice
Multiculturalism
Cultural Diversity
Flexible Curriculum
Inclusive Education
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório foi elaborado no seguimento da Prática de Ensino Supervisionada realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (2.º ciclo). Nele procuro descrever de um modo reflexivo e crítico as atividades desenvolvidas ao longo do estágio realizado no ano letivo de 2020/2021. Com este relatório, pretendo oferecer um contributo à reflexão acerca do conceito multiculturalismo na disciplina de Educação Musical. Por considerar fundamental a experiência de tocar ou cantar em conjunto, desenvolvi este trabalho com uma visão prática relativamente ao ensino da música em sala de aula, o que se refere às possibilidades da Educação Musical se posicionar diante do compromisso de valorizar as diferentes identidades culturais. Desta forma, é importante fornecer um contexto de aprendizagem relacionado com a construção de identidades, contribuindo para a inclusão nas escolas através da música.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-24
2022-08-01T16:19:25Z
2022-06-09
2022-06-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/142735
TID:203036530
url http://hdl.handle.net/10362/142735
identifier_str_mv TID:203036530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138101312880640