FAD – Formação Assistida Digitalmente, a transição digital na formação presencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge, Susana
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21998
Resumo: A formação profissional em Portugal sofreu grandes alterações com a pandemia provocada pela CoViD-19, sendo necessário garantir a continuidade das ações de formação a decorrer nos vários centros de formação do país, e foram implementadas estratégias de comunicação com os formandos e soluções de formação assistida digitalmente. O paradigma da formação profissional mudou, deixou de haver a obrigatoriedade de formação presencial em sala, em algumas modalidades, e a formação a distância passou a ser uma realidade. Todos os atores da formação se mobilizaram para a mudança e adaptaram-se à utilização de novos recursos digitais na formação. Neste artigo pretende-se aferir a adaptação dos formadores à forma de comunicar com os formandos quer em plataformas de trabalho colaborativo ou Learning Management Sytems (LMS) e aplicações de videochamada.
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spelling FAD – Formação Assistida Digitalmente, a transição digital na formação presencialFAD - Formación Asistida Digitalmente, la transición digital en la formación presencialFAD – Formação Assistida Digitalmente, a transição digital na formação presencialArtigosA formação profissional em Portugal sofreu grandes alterações com a pandemia provocada pela CoViD-19, sendo necessário garantir a continuidade das ações de formação a decorrer nos vários centros de formação do país, e foram implementadas estratégias de comunicação com os formandos e soluções de formação assistida digitalmente. O paradigma da formação profissional mudou, deixou de haver a obrigatoriedade de formação presencial em sala, em algumas modalidades, e a formação a distância passou a ser uma realidade. Todos os atores da formação se mobilizaram para a mudança e adaptaram-se à utilização de novos recursos digitais na formação. Neste artigo pretende-se aferir a adaptação dos formadores à forma de comunicar com os formandos quer em plataformas de trabalho colaborativo ou Learning Management Sytems (LMS) e aplicações de videochamada.Vocational training in Portugal has undergone major changes with the pandemic caused by CoViD-19, and it is necessary to guarantee the continuity of training actions taking place in the various training centers in the country, and communication strategies with trainees and assisted training solutions were implemented. digitally. The paradigm of professional training has changed, there is no longer a requirement for classroom training in some modalities, and distance training has become a reality. All training actors were mobilized for change and adapted to the use of new digital resources in training. This article aims to assess the adaptation of trainers to the way of communicating with trainees, whether on collaborative work platforms or Learning Management Systems (LMS) and video call applications.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2020-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21998por2182-9608Jorge, Susanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:11:55Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/21998Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:02:10.017964Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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