TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E INCLUSÃO DIGITAL - Um estudo de caso com adultos que frequentam ações de formação na modalidade EFA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Elena Bettencourt
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Loureiro, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i2.20668
Resumo: Os múltiplos benefícios das tecnologias digitais para o desenvolvimento humano tornam a inclusão digital uma necessidade na sociedade contemporânea. Neste artigo apresentamos um estudo exploratório sobre “Inclusão Digital”, tendo como referência empírica a investigação sobre as competências digitais de adultos/as pouco qualificados/as e em situação de desemprego que frequentam ações de formação profissional de dupla certificação, tendo por base o reforço da literacia digital e das competências digitais, imprescindíveis ao exercício de uma cidadania mais ativa e participativa, que lhes permita estar incluídos socialmente. A investigação teve uma perspetiva metodológica qualitativa apoiada na análise documental, no questionário de diagnóstico e no focus group. Os resultados evidenciam que o uso efetivo das tecnologias digitais está aquém das suas potencialidades, reforçando a ideia de que a inclusão digital é mais do que a mera utilização destas ferramentas e realçando a importância da literacia digital para uma eficiente apropriação e mobilização das tecnologias digitais no quotidiano de forma autónoma e responsável.
id RCAP_ee2e992f959fda51d210e5068823ce27
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/20668
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E INCLUSÃO DIGITAL - Um estudo de caso com adultos que frequentam ações de formação na modalidade EFATRANSFORMACIÓN DIGITAL E INCLUSIÓN DIGITAL- Un estudio de caso con adultos que asisten a programas de capacitación en la modalidad de EPTTRANSFORMAÇÃO DIGITAL E INCLUSÃO DIGITAL - Um estudo de caso com adultos que frequentam ações de formação na modalidade EFAArtigosOs múltiplos benefícios das tecnologias digitais para o desenvolvimento humano tornam a inclusão digital uma necessidade na sociedade contemporânea. Neste artigo apresentamos um estudo exploratório sobre “Inclusão Digital”, tendo como referência empírica a investigação sobre as competências digitais de adultos/as pouco qualificados/as e em situação de desemprego que frequentam ações de formação profissional de dupla certificação, tendo por base o reforço da literacia digital e das competências digitais, imprescindíveis ao exercício de uma cidadania mais ativa e participativa, que lhes permita estar incluídos socialmente. A investigação teve uma perspetiva metodológica qualitativa apoiada na análise documental, no questionário de diagnóstico e no focus group. Os resultados evidenciam que o uso efetivo das tecnologias digitais está aquém das suas potencialidades, reforçando a ideia de que a inclusão digital é mais do que a mera utilização destas ferramentas e realçando a importância da literacia digital para uma eficiente apropriação e mobilização das tecnologias digitais no quotidiano de forma autónoma e responsável.The multiple benefits of digital technologies for human development make digital inclusion a necessity in contemporary society. In this paper we present an exploratory study on Digital Inclusion, having as an empirical reference the research on the digital skills of low qualified and unemployed adults who attend double certification professional training actions, based on the reinforcement of digital literacy and digital competences, essential for the exercise of a more active and participatory citizenship, which allows them to be socially included. The research had a qualitative methodological perspective supported by documentary analysis, the diagnostic questionnaire and the focus group. The results show that the effective use of digital technologies is below its potential, reinforcing the idea that digital inclusion is more than the mere use of these tools and emphasizing the importance of digital literacy for an efficient appropriation and mobilization of digital technologies in autonomously and responsibly.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2020-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i2.20668por2182-9608Martins, Elena BettencourtLoureiro, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-29T19:15:40Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/20668Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:02:07.921306Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E INCLUSÃO DIGITAL - Um estudo de caso com adultos que frequentam ações de formação na modalidade EFA
TRANSFORMACIÓN DIGITAL E INCLUSIÓN DIGITAL- Un estudio de caso con adultos que asisten a programas de capacitación en la modalidad de EPT
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E INCLUSÃO DIGITAL - Um estudo de caso com adultos que frequentam ações de formação na modalidade EFA
title TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E INCLUSÃO DIGITAL - Um estudo de caso com adultos que frequentam ações de formação na modalidade EFA
spellingShingle TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E INCLUSÃO DIGITAL - Um estudo de caso com adultos que frequentam ações de formação na modalidade EFA
Martins, Elena Bettencourt
Artigos
title_short TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E INCLUSÃO DIGITAL - Um estudo de caso com adultos que frequentam ações de formação na modalidade EFA
title_full TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E INCLUSÃO DIGITAL - Um estudo de caso com adultos que frequentam ações de formação na modalidade EFA
title_fullStr TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E INCLUSÃO DIGITAL - Um estudo de caso com adultos que frequentam ações de formação na modalidade EFA
title_full_unstemmed TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E INCLUSÃO DIGITAL - Um estudo de caso com adultos que frequentam ações de formação na modalidade EFA
title_sort TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E INCLUSÃO DIGITAL - Um estudo de caso com adultos que frequentam ações de formação na modalidade EFA
author Martins, Elena Bettencourt
author_facet Martins, Elena Bettencourt
Loureiro, Ana
author_role author
author2 Loureiro, Ana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Elena Bettencourt
Loureiro, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Os múltiplos benefícios das tecnologias digitais para o desenvolvimento humano tornam a inclusão digital uma necessidade na sociedade contemporânea. Neste artigo apresentamos um estudo exploratório sobre “Inclusão Digital”, tendo como referência empírica a investigação sobre as competências digitais de adultos/as pouco qualificados/as e em situação de desemprego que frequentam ações de formação profissional de dupla certificação, tendo por base o reforço da literacia digital e das competências digitais, imprescindíveis ao exercício de uma cidadania mais ativa e participativa, que lhes permita estar incluídos socialmente. A investigação teve uma perspetiva metodológica qualitativa apoiada na análise documental, no questionário de diagnóstico e no focus group. Os resultados evidenciam que o uso efetivo das tecnologias digitais está aquém das suas potencialidades, reforçando a ideia de que a inclusão digital é mais do que a mera utilização destas ferramentas e realçando a importância da literacia digital para uma eficiente apropriação e mobilização das tecnologias digitais no quotidiano de forma autónoma e responsável.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i2.20668
url https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i2.20668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-9608
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130486021292032