Entender o presente conhecendo o passado: O contributo do estudo do meio na educação para a cidadania
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2982 |
Resumo: | Nos anos mais recentes tem existido uma expressiva preocupação pública com os desafios que no futuro se colocarão às crianças atualmente em idade escolar. Foi neste contexto que surgiu o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), o qual torna evidente a complexidade do processo educativo até as crianças atingirem a maioridade. Procurámos saber, por isso, saber em que medida dimensões como o respeito e a compreensão do outro, a participação, os sentido de cidadania e o espírito crítico podem ser desenvolvidos nas crianças a partir da exploração dos conteúdos das ciências sociais e humanas, integradas na componente curricular de Estudo do Meio no 1.º ciclo do Ensino Básico. Do universo das ciências sociais e humanas selecionámos, em particular, a área de História. Confrontámos perspetivas de autores nacionais e internacionais, cujos estudos versam o contributo que a aprendizagem da História tem no desenvolvimento das crianças. Revisitámos ainda o impacto das teorias cognitivas mais influentes na definição dos currículos do 1.º ciclo do ensino básico, constatando que algumas daquelas teorias tiveram um efeito, essencialmente, restritivo, reduzindo a ambição dos documentos curriculares. Da nossa intervenção em contexto educativo incluímos neste estudo duas atividades, através das quais procurámos saber qual o contributo dos conteúdos de ciências sociais e humanas, presentes na componente curricular de Estudo do Meio, para o cumprimento de alguns dos desígnios do PASEO, em particular dos que almejam que o aluno no final da escolaridade seja: livre, autónomo, responsável e consciente de si próprio e do mundo que o rodeia (...) que valorize o respeito pela dignidade humana, pelo exercício da cidadania plena, pela solidariedade para com os outros, pela diversidade cultural e pelo debate democrático [e] que rejeite todas as formas de discriminação e de exclusão social (Martins et al, 2017, p. 15) A primeira foi implementada numa turma do 4.º ano de escolaridade e contou com a participação de 11 alunos. Esta atividade desenvolvida em 4 etapas, no âmbito da abordagem dos conteúdos de Estudo do Meio, implicou a construção individual de uma Banda Desenhada (BD) a retratar um acontecimento da História de Portugal. A atividade III teve duas finalidades: procurou perceber se os alunos tinham adquirido conhecimento histórico e se tinham desenvolvido outras competências nos alunos como a da colocação no lugar do outro e do respeito pelo outro. A análise de dados permitiu aferir que a maioria dos participantes revelou conhecimento sobre o acontecimento retratado e que houve, ainda, mobilização de competências cognitivas de ordem superior, como o pensamento inferencial, em todos os alunos. Foram igualmente recolhidas evidências de capacidade de se colocarem no lugar do outro e de manifestarem respeito pelo outro, na maioria dos alunos participantes que concluíram as BD. A segunda atividade foi implementada numa turma do 3.º ano e contou com a participação dos 26 alunos. Esta atividade foi desenvolvida em torno do passado do meio local, centrando-se no conhecimento de algumas figuras ilustres do Porto presentes na toponímia, estatuária, tradição oral e instituições locais. A realização desta atividade, no âmbito deste estudo, permitiu perceber a capacidade dos alunos em realizar inferências sobre a vida noutros tempos. Todavia as evidências das aprendizagens sobre a presença das figuras ilustres na toponímia e estatuária locais revelaram algumas fragilidades. Palavras-chave: Estudo do Meio, Ciências Sociais e Humanas, cidadania, sentido crítico |
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Entender o presente conhecendo o passado: O contributo do estudo do meio na educação para a cidadaniaEstudo do meioEnsino da História - Ensino Básico (1º ciclo)CidadaniaPensamento críticoNos anos mais recentes tem existido uma expressiva preocupação pública com os desafios que no futuro se colocarão às crianças atualmente em idade escolar. Foi neste contexto que surgiu o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), o qual torna evidente a complexidade do processo educativo até as crianças atingirem a maioridade. Procurámos saber, por isso, saber em que medida dimensões como o respeito e a compreensão do outro, a participação, os sentido de cidadania e o espírito crítico podem ser desenvolvidos nas crianças a partir da exploração dos conteúdos das ciências sociais e humanas, integradas na componente curricular de Estudo do Meio no 1.º ciclo do Ensino Básico. Do universo das ciências sociais e humanas selecionámos, em particular, a área de História. Confrontámos perspetivas de autores nacionais e internacionais, cujos estudos versam o contributo que a aprendizagem da História tem no desenvolvimento das crianças. Revisitámos ainda o impacto das teorias cognitivas mais influentes na definição dos currículos do 1.º ciclo do ensino básico, constatando que algumas daquelas teorias tiveram um efeito, essencialmente, restritivo, reduzindo a ambição dos documentos curriculares. Da nossa intervenção em contexto educativo incluímos neste estudo duas atividades, através das quais procurámos saber qual o contributo dos conteúdos de ciências sociais e humanas, presentes na componente curricular de Estudo do Meio, para o cumprimento de alguns dos desígnios do PASEO, em particular dos que almejam que o aluno no final da escolaridade seja: livre, autónomo, responsável e consciente de si próprio e do mundo que o rodeia (...) que valorize o respeito pela dignidade humana, pelo exercício da cidadania plena, pela solidariedade para com os outros, pela diversidade cultural e pelo debate democrático [e] que rejeite todas as formas de discriminação e de exclusão social (Martins et al, 2017, p. 15) A primeira foi implementada numa turma do 4.º ano de escolaridade e contou com a participação de 11 alunos. Esta atividade desenvolvida em 4 etapas, no âmbito da abordagem dos conteúdos de Estudo do Meio, implicou a construção individual de uma Banda Desenhada (BD) a retratar um acontecimento da História de Portugal. A atividade III teve duas finalidades: procurou perceber se os alunos tinham adquirido conhecimento histórico e se tinham desenvolvido outras competências nos alunos como a da colocação no lugar do outro e do respeito pelo outro. A análise de dados permitiu aferir que a maioria dos participantes revelou conhecimento sobre o acontecimento retratado e que houve, ainda, mobilização de competências cognitivas de ordem superior, como o pensamento inferencial, em todos os alunos. Foram igualmente recolhidas evidências de capacidade de se colocarem no lugar do outro e de manifestarem respeito pelo outro, na maioria dos alunos participantes que concluíram as BD. A segunda atividade foi implementada numa turma do 3.º ano e contou com a participação dos 26 alunos. Esta atividade foi desenvolvida em torno do passado do meio local, centrando-se no conhecimento de algumas figuras ilustres do Porto presentes na toponímia, estatuária, tradição oral e instituições locais. A realização desta atividade, no âmbito deste estudo, permitiu perceber a capacidade dos alunos em realizar inferências sobre a vida noutros tempos. Todavia as evidências das aprendizagens sobre a presença das figuras ilustres na toponímia e estatuária locais revelaram algumas fragilidades. Palavras-chave: Estudo do Meio, Ciências Sociais e Humanas, cidadania, sentido crítico2021-05-25T09:21:44Z2021-05-21T00:00:00Z2021-05-212021-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2982TID:202727530porAmorim, Daniel Cristiano da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:23Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2982Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:41.136318Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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