O papel do enfermeiro especialista na melhoria da qualidade dos cuidados
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/30667 |
Resumo: | O presente documento surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica e evidencia os principais contributos dos módulos de Estágio, para o desenvolvimento de competências especializadas em enfermagem médico-cirúrgica. Estes módulos decorreram num Serviço de Urgência, no Instituto Nacional de Emergência Médica e numa Unidade de Cuidados Intensivos, entre 2 de maio de 2017 e 10 de fevereiro de 2018. Este documento tem por objetivos: analisar de forma crítica o processo de concretização dos objetivos definidos no projeto de estágio; avaliar de forma global e crítica o processo de desenvolvimento de competências durante o estágio e fundamentar as opções e atividades desenvolvidas na evidência científica resultante das revisões de literatura realizadas, nos critérios éticos aplicáveis e na gestão eficiente dos recursos disponíveis. Para a sua elaboração, adotei uma metodologia descritiva e critico-reflexiva, suportada em pesquisa bibliográfica, recorrendo a bases de dados, publicações periódicas e a trabalhos de investigação. Para além destes recursos, saliento as oportunidades de aprendizagem, no contexto da prática. A sua estrutura encontra-se dividida em quatro capítulos. Na introdução, faz-se um enquadramento do relatório, do estágio e dos objetivos; no segundo capítulo, descreve-se as características dos diferentes locais de estágio; no terceiro capítulo procede-se à exposição e análise crítico-reflexiva das atividades realizadas, com vista a alcançar os objetivos delineados, e à aquisição das competências comuns do enfermeiro especialista e competências especificas do Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica, estabelecidas pela Ordem dos Enfermeiros. No domínio da responsabilidade profissional, ética e legal, são descritas e analisadas situações que abordam o respeito pela privacidade e intimidade do doente, o dever de sigilo profissional, o dever de informar, e o consentimento presumido. No domínio da melhoria contínua da qualidade são valorizadas as atividades que visam a qualidade e a segurança dos cuidados, bem como, são identificadas oportunidades de melhoria e apresentadas estratégias de resolução, no âmbito dos registos dos cuidados, metodologia de trabalho e formação em serviço. No domínio da gestão de cuidados, realça-se a colaboração e o interesse em perceber todo o processo de gestão de um serviço, e por último, no domínio do desenvolvimento das aprendizagens profissionais, são apresentadas todas as atividades que visaram o desenvolvimento de competências comunicacionais, e o próprio processo de autodesenvolvimento pessoal e profissional, bem como, procura-se demonstrar a capacidade de reagir perante situações imprevistas e complexas. Por fim, na conclusão abordo o meu desenvolvimento profissional à luz das competências adquiridas. Como contributo para os contextos da prática, depois de identificadas as oportunidades de melhoria, foi construída uma norma sobre os registos de enfermagem relacionados com o “Transporte Inter hospitalar de doentes”. Elaborei também um documento denominado Ventilação Não Invasiva no pré-hospitalar. Procedi também a levantamento das necessidades formativas da equipa de enfermagem da UCI, e uma proposta de plano de formação para 2018. Concluído o percurso, julgo no futuro ser capaz de prestar cuidados especializados em Enfermagem Médico-Cirúrgica, através de processos de tomada de decisão, assentes na ação refletida e na prática baseada na evidência científica. |
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O papel do enfermeiro especialista na melhoria da qualidade dos cuidadosThe role of specialist nurse in care quality improvementEnfermeiroEspecialistaQualidadeCompetênciasNurseSpecialistQualitySkillsDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO presente documento surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica e evidencia os principais contributos dos módulos de Estágio, para o desenvolvimento de competências especializadas em enfermagem médico-cirúrgica. Estes módulos decorreram num Serviço de Urgência, no Instituto Nacional de Emergência Médica e numa Unidade de Cuidados Intensivos, entre 2 de maio de 2017 e 10 de fevereiro de 2018. Este documento tem por objetivos: analisar de forma crítica o processo de concretização dos objetivos definidos no projeto de estágio; avaliar de forma global e crítica o processo de desenvolvimento de competências durante o estágio e fundamentar as opções e atividades desenvolvidas na evidência científica resultante das revisões de literatura realizadas, nos critérios éticos aplicáveis e na gestão eficiente dos recursos disponíveis. Para a sua elaboração, adotei uma metodologia descritiva e critico-reflexiva, suportada em pesquisa bibliográfica, recorrendo a bases de dados, publicações periódicas e a trabalhos de investigação. Para além destes recursos, saliento as oportunidades de aprendizagem, no contexto da prática. A sua estrutura encontra-se dividida em quatro capítulos. Na introdução, faz-se um enquadramento do relatório, do estágio e dos objetivos; no segundo capítulo, descreve-se as características dos diferentes locais de estágio; no terceiro capítulo procede-se à exposição e análise crítico-reflexiva das atividades realizadas, com vista a alcançar os objetivos delineados, e à aquisição das competências comuns do enfermeiro especialista e competências especificas do Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica, estabelecidas pela Ordem dos Enfermeiros. No domínio da responsabilidade profissional, ética e legal, são descritas e analisadas situações que abordam o respeito pela privacidade e intimidade do doente, o dever de sigilo profissional, o dever de informar, e o consentimento presumido. No domínio da melhoria contínua da qualidade são valorizadas as atividades que visam a qualidade e a segurança dos cuidados, bem como, são identificadas oportunidades de melhoria e apresentadas estratégias de resolução, no âmbito dos registos dos cuidados, metodologia de trabalho e formação em serviço. No domínio da gestão de cuidados, realça-se a colaboração e o interesse em perceber todo o processo de gestão de um serviço, e por último, no domínio do desenvolvimento das aprendizagens profissionais, são apresentadas todas as atividades que visaram o desenvolvimento de competências comunicacionais, e o próprio processo de autodesenvolvimento pessoal e profissional, bem como, procura-se demonstrar a capacidade de reagir perante situações imprevistas e complexas. Por fim, na conclusão abordo o meu desenvolvimento profissional à luz das competências adquiridas. Como contributo para os contextos da prática, depois de identificadas as oportunidades de melhoria, foi construída uma norma sobre os registos de enfermagem relacionados com o “Transporte Inter hospitalar de doentes”. Elaborei também um documento denominado Ventilação Não Invasiva no pré-hospitalar. Procedi também a levantamento das necessidades formativas da equipa de enfermagem da UCI, e uma proposta de plano de formação para 2018. Concluído o percurso, julgo no futuro ser capaz de prestar cuidados especializados em Enfermagem Médico-Cirúrgica, através de processos de tomada de decisão, assentes na ação refletida e na prática baseada na evidência científica.This report comes within the scope of Master’s degree in Nursing with Specialization in Medical-Surgical Nursing and aims to demonstrate the main contributions of each Internship module in the development of specialized skills in medical-surgical nursing. This internship occurred in Emergency Department, National Institute of Emergency Medicine and in na Intensive Care Unit, between May 2017 and February 2018. This document aims to: critically analyze the proposed objectives achievement; overall evaluate the skills development process during the internship and explain every option and every activitiy developed according to scientific evidence, ethical criteria and the efficient resources management. For its elaboration it was adopted a descriptive, critical and reflexive methodology, supported by bibliographical research, databases, periodical publications and research work. In addition, it was emphasized the practical learning opportunities. Its structure is divided into four chapters. In the introduction, it is demonstrated a general framework of this report, the internship and the proposed objectives; in the second chapter, it is described the different characteristics of the internship places; in the third chapter, the critical and reflexive analysis of the activities is presented, considering the achievement of the planned objectives and the specialist nurse skills acquisition, established by the Order of Nurses. In terms of professional, ethical and legal responsibility, it were described and analysed situations related to patient privacy and intimacy, professional secrecy duty, duty to inform, and presumed consent. In terms of continuous quality improvement, it was valorized the activities that aimed the care quality and safety, and it was identified improvement opportunities and resolution strategies within the scope of care records, work methodology and complementary formation. In terms of care management, it was enphasized the collaboration and the interest in understanding the entire process of a department management. In terms of professional learning development, all activities that aimed to improve communication skills and the personal/ professional self-development process were presented as well as to demonstrate the reaction capacity in unpredictable and complex situations. In the conclusion it is described my professional development according to acquired competences. As a practical contribution, after identify the improvement opportunities, it was elaborated a protocol of nursing records related to the "Interhospital transport of patients", it was created a document designated “Non-Invasive Ventilation in prehospital”, and it was analysed the nursing team formation needs and proposed a training plan. Once the internship is completed, I believe to be able to provide specialized care in Medical-Surgical Nursing through decision-making processes based on reflected action and practice based on scientific evidence.Rocha, Maria Lúcia daVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMarques, Domingos André Gama2020-06-03T11:09:52Z2018-09-2720182018-09-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/30667TID:202469395porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:36:11Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/30667Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:24:39.259956Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente documento surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica e evidencia os principais contributos dos módulos de Estágio, para o desenvolvimento de competências especializadas em enfermagem médico-cirúrgica. Estes módulos decorreram num Serviço de Urgência, no Instituto Nacional de Emergência Médica e numa Unidade de Cuidados Intensivos, entre 2 de maio de 2017 e 10 de fevereiro de 2018. Este documento tem por objetivos: analisar de forma crítica o processo de concretização dos objetivos definidos no projeto de estágio; avaliar de forma global e crítica o processo de desenvolvimento de competências durante o estágio e fundamentar as opções e atividades desenvolvidas na evidência científica resultante das revisões de literatura realizadas, nos critérios éticos aplicáveis e na gestão eficiente dos recursos disponíveis. Para a sua elaboração, adotei uma metodologia descritiva e critico-reflexiva, suportada em pesquisa bibliográfica, recorrendo a bases de dados, publicações periódicas e a trabalhos de investigação. Para além destes recursos, saliento as oportunidades de aprendizagem, no contexto da prática. A sua estrutura encontra-se dividida em quatro capítulos. Na introdução, faz-se um enquadramento do relatório, do estágio e dos objetivos; no segundo capítulo, descreve-se as características dos diferentes locais de estágio; no terceiro capítulo procede-se à exposição e análise crítico-reflexiva das atividades realizadas, com vista a alcançar os objetivos delineados, e à aquisição das competências comuns do enfermeiro especialista e competências especificas do Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica, estabelecidas pela Ordem dos Enfermeiros. No domínio da responsabilidade profissional, ética e legal, são descritas e analisadas situações que abordam o respeito pela privacidade e intimidade do doente, o dever de sigilo profissional, o dever de informar, e o consentimento presumido. No domínio da melhoria contínua da qualidade são valorizadas as atividades que visam a qualidade e a segurança dos cuidados, bem como, são identificadas oportunidades de melhoria e apresentadas estratégias de resolução, no âmbito dos registos dos cuidados, metodologia de trabalho e formação em serviço. No domínio da gestão de cuidados, realça-se a colaboração e o interesse em perceber todo o processo de gestão de um serviço, e por último, no domínio do desenvolvimento das aprendizagens profissionais, são apresentadas todas as atividades que visaram o desenvolvimento de competências comunicacionais, e o próprio processo de autodesenvolvimento pessoal e profissional, bem como, procura-se demonstrar a capacidade de reagir perante situações imprevistas e complexas. Por fim, na conclusão abordo o meu desenvolvimento profissional à luz das competências adquiridas. Como contributo para os contextos da prática, depois de identificadas as oportunidades de melhoria, foi construída uma norma sobre os registos de enfermagem relacionados com o “Transporte Inter hospitalar de doentes”. Elaborei também um documento denominado Ventilação Não Invasiva no pré-hospitalar. Procedi também a levantamento das necessidades formativas da equipa de enfermagem da UCI, e uma proposta de plano de formação para 2018. Concluído o percurso, julgo no futuro ser capaz de prestar cuidados especializados em Enfermagem Médico-Cirúrgica, através de processos de tomada de decisão, assentes na ação refletida e na prática baseada na evidência científica. |
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