Cursos de preparação para o parto e parentalidade: perspetiva paterna
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/31704 |
Resumo: | Objetivos: Analisar as atividades desenvolvidas ao longo do Estágio Natureza Profissional, para aquisição de competências de enfermagem especializada no âmbito da saúde materna e obstétrica; descrever os resultados obtidos pela análise da perceção paterna acerca dos CPPP. Método: Estágio realizado sob metodologia de supervisão clínica. A população foram todas as mulheres e casais das áreas de residência afetas às instituições onde decorreram os estágios, a amostra os pais cujo parto tenha ocorrido nas instituições onde decorreram os estágios e aos quais tenha prestado cuidados. Resultados: Foram cumpridas as experiências do ensino prático. A pesquisa revelou que de uma forma geral, os pais consideram os Cursos de Preparação para o Parto e Parentalidade (CPPP) como uma mais-valia na sua transição para a parentalidade. Conclusões: Objetivos do estágio atingidos. Tendo em conta as suas distintas características, é necessário continuar a investir nas reais necessidades dos pais; Childbirth Preparation and Parenting Courses: Paternal Perspective. ABSTRACT: Goals: To analyze the activities developed during the Professional Nature Internship, for the acquisition of specialized nursing skills in the scope of maternal and obstetric health; description of the results obtained by the analysis of the paternal perception about the CPPP. Method: Internship performed under clinical supervision methodology. The sample were all women and couples from the areas of residence related to the institutions where the internships took place, the sample was the parents whose births took place in the institutions where the internships took place and to whom they provided care. Results: They were fulfilled as a practical teaching experience. The survey revealed that, in general, parents consider CPPP as an asset in their transition to parenthood. Conclusions: Stage goals achieved. Considering their different characteristics, it is necessary to continue to invest in the real needs of parents. |
id |
RCAP_3b4ff69f38bc80c9c2d2522ac9a92fa9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/31704 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Cursos de preparação para o parto e parentalidade: perspetiva paternaParentingPrenatal EducationFathersMidwiferyMenObjetivos: Analisar as atividades desenvolvidas ao longo do Estágio Natureza Profissional, para aquisição de competências de enfermagem especializada no âmbito da saúde materna e obstétrica; descrever os resultados obtidos pela análise da perceção paterna acerca dos CPPP. Método: Estágio realizado sob metodologia de supervisão clínica. A população foram todas as mulheres e casais das áreas de residência afetas às instituições onde decorreram os estágios, a amostra os pais cujo parto tenha ocorrido nas instituições onde decorreram os estágios e aos quais tenha prestado cuidados. Resultados: Foram cumpridas as experiências do ensino prático. A pesquisa revelou que de uma forma geral, os pais consideram os Cursos de Preparação para o Parto e Parentalidade (CPPP) como uma mais-valia na sua transição para a parentalidade. Conclusões: Objetivos do estágio atingidos. Tendo em conta as suas distintas características, é necessário continuar a investir nas reais necessidades dos pais; Childbirth Preparation and Parenting Courses: Paternal Perspective. ABSTRACT: Goals: To analyze the activities developed during the Professional Nature Internship, for the acquisition of specialized nursing skills in the scope of maternal and obstetric health; description of the results obtained by the analysis of the paternal perception about the CPPP. Method: Internship performed under clinical supervision methodology. The sample were all women and couples from the areas of residence related to the institutions where the internships took place, the sample was the parents whose births took place in the institutions where the internships took place and to whom they provided care. Results: They were fulfilled as a practical teaching experience. The survey revealed that, in general, parents consider CPPP as an asset in their transition to parenthood. Conclusions: Stage goals achieved. Considering their different characteristics, it is necessary to continue to invest in the real needs of parents.Universidade de Évora2022-04-05T17:09:00Z2022-04-052022-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/31704http://hdl.handle.net/10174/31704TID:202969215porDepartamento de Enfermagemhelenatomesousa@gmail.com744Sousa, Helena Isabel Toméinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:31:40Zoai:dspace.uevora.pt:10174/31704Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:20:51.799530Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cursos de preparação para o parto e parentalidade: perspetiva paterna |
title |
Cursos de preparação para o parto e parentalidade: perspetiva paterna |
spellingShingle |
Cursos de preparação para o parto e parentalidade: perspetiva paterna Sousa, Helena Isabel Tomé Parenting Prenatal Education Fathers Midwifery Men |
title_short |
Cursos de preparação para o parto e parentalidade: perspetiva paterna |
title_full |
Cursos de preparação para o parto e parentalidade: perspetiva paterna |
title_fullStr |
Cursos de preparação para o parto e parentalidade: perspetiva paterna |
title_full_unstemmed |
Cursos de preparação para o parto e parentalidade: perspetiva paterna |
title_sort |
Cursos de preparação para o parto e parentalidade: perspetiva paterna |
author |
Sousa, Helena Isabel Tomé |
author_facet |
Sousa, Helena Isabel Tomé |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Helena Isabel Tomé |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Parenting Prenatal Education Fathers Midwifery Men |
topic |
Parenting Prenatal Education Fathers Midwifery Men |
description |
Objetivos: Analisar as atividades desenvolvidas ao longo do Estágio Natureza Profissional, para aquisição de competências de enfermagem especializada no âmbito da saúde materna e obstétrica; descrever os resultados obtidos pela análise da perceção paterna acerca dos CPPP. Método: Estágio realizado sob metodologia de supervisão clínica. A população foram todas as mulheres e casais das áreas de residência afetas às instituições onde decorreram os estágios, a amostra os pais cujo parto tenha ocorrido nas instituições onde decorreram os estágios e aos quais tenha prestado cuidados. Resultados: Foram cumpridas as experiências do ensino prático. A pesquisa revelou que de uma forma geral, os pais consideram os Cursos de Preparação para o Parto e Parentalidade (CPPP) como uma mais-valia na sua transição para a parentalidade. Conclusões: Objetivos do estágio atingidos. Tendo em conta as suas distintas características, é necessário continuar a investir nas reais necessidades dos pais; Childbirth Preparation and Parenting Courses: Paternal Perspective. ABSTRACT: Goals: To analyze the activities developed during the Professional Nature Internship, for the acquisition of specialized nursing skills in the scope of maternal and obstetric health; description of the results obtained by the analysis of the paternal perception about the CPPP. Method: Internship performed under clinical supervision methodology. The sample were all women and couples from the areas of residence related to the institutions where the internships took place, the sample was the parents whose births took place in the institutions where the internships took place and to whom they provided care. Results: They were fulfilled as a practical teaching experience. The survey revealed that, in general, parents consider CPPP as an asset in their transition to parenthood. Conclusions: Stage goals achieved. Considering their different characteristics, it is necessary to continue to invest in the real needs of parents. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-05T17:09:00Z 2022-04-05 2022-02-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/31704 http://hdl.handle.net/10174/31704 TID:202969215 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/31704 |
identifier_str_mv |
TID:202969215 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Enfermagem helenatomesousa@gmail.com 744 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136689680023552 |