Cursos de preparação para o parto e parentalidade: perspetiva paterna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Helena Isabel Tomé
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/31704
Resumo: Objetivos: Analisar as atividades desenvolvidas ao longo do Estágio Natureza Profissional, para aquisição de competências de enfermagem especializada no âmbito da saúde materna e obstétrica; descrever os resultados obtidos pela análise da perceção paterna acerca dos CPPP. Método: Estágio realizado sob metodologia de supervisão clínica. A população foram todas as mulheres e casais das áreas de residência afetas às instituições onde decorreram os estágios, a amostra os pais cujo parto tenha ocorrido nas instituições onde decorreram os estágios e aos quais tenha prestado cuidados. Resultados: Foram cumpridas as experiências do ensino prático. A pesquisa revelou que de uma forma geral, os pais consideram os Cursos de Preparação para o Parto e Parentalidade (CPPP) como uma mais-valia na sua transição para a parentalidade. Conclusões: Objetivos do estágio atingidos. Tendo em conta as suas distintas características, é necessário continuar a investir nas reais necessidades dos pais; Childbirth Preparation and Parenting Courses: Paternal Perspective. ABSTRACT: Goals: To analyze the activities developed during the Professional Nature Internship, for the acquisition of specialized nursing skills in the scope of maternal and obstetric health; description of the results obtained by the analysis of the paternal perception about the CPPP. Method: Internship performed under clinical supervision methodology. The sample were all women and couples from the areas of residence related to the institutions where the internships took place, the sample was the parents whose births took place in the institutions where the internships took place and to whom they provided care. Results: They were fulfilled as a practical teaching experience. The survey revealed that, in general, parents consider CPPP as an asset in their transition to parenthood. Conclusions: Stage goals achieved. Considering their different characteristics, it is necessary to continue to invest in the real needs of parents.
id RCAP_3b4ff69f38bc80c9c2d2522ac9a92fa9
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/31704
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cursos de preparação para o parto e parentalidade: perspetiva paternaParentingPrenatal EducationFathersMidwiferyMenObjetivos: Analisar as atividades desenvolvidas ao longo do Estágio Natureza Profissional, para aquisição de competências de enfermagem especializada no âmbito da saúde materna e obstétrica; descrever os resultados obtidos pela análise da perceção paterna acerca dos CPPP. Método: Estágio realizado sob metodologia de supervisão clínica. A população foram todas as mulheres e casais das áreas de residência afetas às instituições onde decorreram os estágios, a amostra os pais cujo parto tenha ocorrido nas instituições onde decorreram os estágios e aos quais tenha prestado cuidados. Resultados: Foram cumpridas as experiências do ensino prático. A pesquisa revelou que de uma forma geral, os pais consideram os Cursos de Preparação para o Parto e Parentalidade (CPPP) como uma mais-valia na sua transição para a parentalidade. Conclusões: Objetivos do estágio atingidos. Tendo em conta as suas distintas características, é necessário continuar a investir nas reais necessidades dos pais; Childbirth Preparation and Parenting Courses: Paternal Perspective. ABSTRACT: Goals: To analyze the activities developed during the Professional Nature Internship, for the acquisition of specialized nursing skills in the scope of maternal and obstetric health; description of the results obtained by the analysis of the paternal perception about the CPPP. Method: Internship performed under clinical supervision methodology. The sample were all women and couples from the areas of residence related to the institutions where the internships took place, the sample was the parents whose births took place in the institutions where the internships took place and to whom they provided care. Results: They were fulfilled as a practical teaching experience. The survey revealed that, in general, parents consider CPPP as an asset in their transition to parenthood. Conclusions: Stage goals achieved. Considering their different characteristics, it is necessary to continue to invest in the real needs of parents.Universidade de Évora2022-04-05T17:09:00Z2022-04-052022-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/31704http://hdl.handle.net/10174/31704TID:202969215porDepartamento de Enfermagemhelenatomesousa@gmail.com744Sousa, Helena Isabel Toméinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:31:40Zoai:dspace.uevora.pt:10174/31704Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:20:51.799530Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cursos de preparação para o parto e parentalidade: perspetiva paterna
title Cursos de preparação para o parto e parentalidade: perspetiva paterna
spellingShingle Cursos de preparação para o parto e parentalidade: perspetiva paterna
Sousa, Helena Isabel Tomé
Parenting
Prenatal Education
Fathers
Midwifery
Men
title_short Cursos de preparação para o parto e parentalidade: perspetiva paterna
title_full Cursos de preparação para o parto e parentalidade: perspetiva paterna
title_fullStr Cursos de preparação para o parto e parentalidade: perspetiva paterna
title_full_unstemmed Cursos de preparação para o parto e parentalidade: perspetiva paterna
title_sort Cursos de preparação para o parto e parentalidade: perspetiva paterna
author Sousa, Helena Isabel Tomé
author_facet Sousa, Helena Isabel Tomé
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Helena Isabel Tomé
dc.subject.por.fl_str_mv Parenting
Prenatal Education
Fathers
Midwifery
Men
topic Parenting
Prenatal Education
Fathers
Midwifery
Men
description Objetivos: Analisar as atividades desenvolvidas ao longo do Estágio Natureza Profissional, para aquisição de competências de enfermagem especializada no âmbito da saúde materna e obstétrica; descrever os resultados obtidos pela análise da perceção paterna acerca dos CPPP. Método: Estágio realizado sob metodologia de supervisão clínica. A população foram todas as mulheres e casais das áreas de residência afetas às instituições onde decorreram os estágios, a amostra os pais cujo parto tenha ocorrido nas instituições onde decorreram os estágios e aos quais tenha prestado cuidados. Resultados: Foram cumpridas as experiências do ensino prático. A pesquisa revelou que de uma forma geral, os pais consideram os Cursos de Preparação para o Parto e Parentalidade (CPPP) como uma mais-valia na sua transição para a parentalidade. Conclusões: Objetivos do estágio atingidos. Tendo em conta as suas distintas características, é necessário continuar a investir nas reais necessidades dos pais; Childbirth Preparation and Parenting Courses: Paternal Perspective. ABSTRACT: Goals: To analyze the activities developed during the Professional Nature Internship, for the acquisition of specialized nursing skills in the scope of maternal and obstetric health; description of the results obtained by the analysis of the paternal perception about the CPPP. Method: Internship performed under clinical supervision methodology. The sample were all women and couples from the areas of residence related to the institutions where the internships took place, the sample was the parents whose births took place in the institutions where the internships took place and to whom they provided care. Results: They were fulfilled as a practical teaching experience. The survey revealed that, in general, parents consider CPPP as an asset in their transition to parenthood. Conclusions: Stage goals achieved. Considering their different characteristics, it is necessary to continue to invest in the real needs of parents.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-05T17:09:00Z
2022-04-05
2022-02-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/31704
http://hdl.handle.net/10174/31704
TID:202969215
url http://hdl.handle.net/10174/31704
identifier_str_mv TID:202969215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Enfermagem
helenatomesousa@gmail.com
744
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136689680023552