Peer-to-Peer at UP: the formative potential of multidisciplinary peer observation
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2012.3376 |
Resumo: | Peer to peer project is a peer observation program that is running at some Faculties from Porto University, since 2009. Its major aim was, since the beginning, to use peer observation as a teachers’ training purpose. Peer observation arises from critical friend concept and it is a common practice in several universities. The original feature of POT at Porto University is its multidisciplinary character and its training goal both to observers as to observed teachers. Text presents peer to peer structure and discusses the emergent question – to what extent multidisciplinary peer observation promotes teacher training? |
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Peer-to-Peer at UP: the formative potential of multidisciplinary peer observationDe par em par na UP: o potencial formativo da observação de pares multidisciplinarPeer to peer project is a peer observation program that is running at some Faculties from Porto University, since 2009. Its major aim was, since the beginning, to use peer observation as a teachers’ training purpose. Peer observation arises from critical friend concept and it is a common practice in several universities. The original feature of POT at Porto University is its multidisciplinary character and its training goal both to observers as to observed teachers. Text presents peer to peer structure and discusses the emergent question – to what extent multidisciplinary peer observation promotes teacher training?O projeto de par em par na Universidade do Porto (UP) surgiu na sequência de uma iniciativa multidisciplinar semelhante desenvolvida entre a Faculdade de Engenharia e a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação em regime experimental no segundo semestre de 2008-09 e durante o ano letivo 2009-10, cuja maior finalidade era a de recorrer à observação de pares como uma oportunidade de formação de professores. Na sequência, o processo de observação de aulas em parceria foi alargado a título experimental a dez Unidades Orgânicas (UO) da Universidade do Porto, no segundo semestre do ano letivo 2010-2011. A observação de aulas baseada no conceito de amigo crítico (observação de pares) é comum em muitas universidades. A especificidade da observação de aulas em parceria proposta para aplicação na UP é o seu carácter multidisciplinar e a sua finalidade formativa, quer para os observados, quer para os observadores. O texto que se apresenta propõe-se discutir uma questão central que emerge desta experiência, a saber: Qual é o potencial formativo da observação de pares multidisciplinar?Universidade Católica Portuguesa2012-06-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2012.3376oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3376Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 12 (2012): Supervisão, colegialidade e avaliação; 79-992182-46141645-400610.34632/investigacaoeducacional.2012.n12reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3376https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2012.3376https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3376/3274Direitos de Autor (c) 2012 Ana Mouraz, Amélia Lopes, José Martins Ferreira, João Pedro Pêgohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMouraz, AnaLopes, AméliaFerreira, José MartinsPêgo, João Pedro2022-05-24T16:54:50Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3376Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:57:53.817511Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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