Formador nos Cursos Educação e Formação de Adultos : nível secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rita Isabel da Conceição Miguel, 1968-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/5676
Resumo: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
id RCAP_3b7b59ec31340d45a0fbdfab00283856
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/5676
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formador nos Cursos Educação e Formação de Adultos : nível secundárioFormação de adultos - PortugalAprendizagem experiencialFormadoresTrabalhos de projecto de mestrado - 2011Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011O presente trabalho de projecto desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, mais propriamente no domínio da Formação de Adultos, centra-se no papel do formador de cursos de Educação e Formação de Adultos. Reflecte a necessidade, enquanto formadora da área de Sociedade, Tecnologia e Ciência dos cursos de Educação e Formação de Adultos de nível secundário de percurso escolar, de avaliação do trabalho desenvolvido enquanto formadora, relativamente às práticas formativas, metodologias, relacionamento com os formandos, de procurar respostas e encontrar certezas. O principal objectivo é analisar práticas formativas em cursos de Educação e Formação de Adultos, de nível secundário, desenvolvidas ao longo de quatro anos de experiência formativa na área de Sociedade Tecnologia e Ciências, embora os dados recolhidos junto dos formandos e analisados se reportem aos dois últimos anos. Outro objectivo deste trabalho é aprofundar conhecimentos na área da educação de adultos de modo a adequar práticas formativas. E contribuir de algum modo para a clarificação do papel do formador. O presente documento divide-se em três partes distintas. A primeira centra-se na Educação de Adultos e numa reflexão teórica sobre algumas correntes teóricas que emergiram sobre este tema. Embora de um modo muito sintético tenta-se enquadrar a Educação de Adultos em Portugal neste contexto histórico até aos dias de hoje, sob o olhar de diferentes autores. É ainda feita uma breve alusão ao que é a formação e qual o papel do formador, uma vez que este tem um papel muito importante na aquisição e reflexão sobre as aprendizagens pelo formando. Por último, é feita uma referência aos cursos de Educação e Formação de Adultos de nível secundário de percurso escolar. Na segunda parte a autora deste trabalho de projecto faz uma breve reflexão sobre as aprendizagens realizadas numa pequena narrativa autobiográfica do seu percurso profissional e formativo. Por último, na terceira parte é analisada a dimensão empírica da prática formativa, através de um estudo de caso, referente ao papel do formador e de como é visto e analisado pelos formandos. Este estudo tenta identificar o contributo do formador através da sua conduta e desempenho formativo sobre as aprendizagens dos formandos. Nas considerações finais são assinaladas algumas fragilidades ou constrangimentos sentidas pelos formadores e/ou formandos nestes cursos EFA-NS de percurso escolar.This research project developed within the scope of Master of Science in Education, specifically in the field of Adult Education, focuses on the role of the trainer in courses of Adult Education and Training. It reflects the need, while training in the area of Society, Science and Technology courses in Adult Education and Training the secondary level of education, school evaluation of the work as a trainer, of training practices, methodologies, relationship with trainees, and the search for answers and certainty. The main objective is to examine training practices in education courses and Adult Education, secondary level, developed over four years of training experience in the field of Science Technology and Society, although the data collected from the trainees is analyzed only over on the two later years. Another objective of this work is to deepen knowledge in the field of adult education in order to adequate training practices, thus contributing to clarifying the role of the trainer. This document is divided into three distinct parts. The first are focuses on Adult Education and a theoretical reflection on some theoretical perspectives that have emerged about this theme. Although in a very synthetic form, it attempts to frame Adult Education in Portugal in its historical context up to the present day under perspective of different authors. It is also a brief allusion to what is training and the role of the trainer, since it plays a very important part in the acquisition and reflection on learning by the trainee. Finally, a reference to courses in Adult Education and Training of secondary level of schooling is presented. In the second part, the author of this project work makes a brief reflection on the learning that takes place in a short autobiographical narrative of her career and training. Finally, the third part reviews the empirical dimension of the training practice, through a case study on the role of the trainer and how it is seen and analyzed by the trainees. This study attempts to identify the contribution of trainer through his behaviour, attitudes and training on the learning performance of trainees. The final considerations highlight some weaknesses and constraints experienced by trainers and / or trainees in these EFA-NS schooling courses.Cavaco, Carmen, 1970-Repositório da Universidade de LisboaCosta, Rita Isabel da Conceição Miguel, 1968-2012-03-20T18:05:51Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5676porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:47:31Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5676Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:56.674463Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formador nos Cursos Educação e Formação de Adultos : nível secundário
title Formador nos Cursos Educação e Formação de Adultos : nível secundário
spellingShingle Formador nos Cursos Educação e Formação de Adultos : nível secundário
Costa, Rita Isabel da Conceição Miguel, 1968-
Formação de adultos - Portugal
Aprendizagem experiencial
Formadores
Trabalhos de projecto de mestrado - 2011
title_short Formador nos Cursos Educação e Formação de Adultos : nível secundário
title_full Formador nos Cursos Educação e Formação de Adultos : nível secundário
title_fullStr Formador nos Cursos Educação e Formação de Adultos : nível secundário
title_full_unstemmed Formador nos Cursos Educação e Formação de Adultos : nível secundário
title_sort Formador nos Cursos Educação e Formação de Adultos : nível secundário
author Costa, Rita Isabel da Conceição Miguel, 1968-
author_facet Costa, Rita Isabel da Conceição Miguel, 1968-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavaco, Carmen, 1970-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Rita Isabel da Conceição Miguel, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de adultos - Portugal
Aprendizagem experiencial
Formadores
Trabalhos de projecto de mestrado - 2011
topic Formação de adultos - Portugal
Aprendizagem experiencial
Formadores
Trabalhos de projecto de mestrado - 2011
description Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-03-20T18:05:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/5676
url http://hdl.handle.net/10451/5676
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134197586067456