Impactos do processo RVCC de nível básico : aprender compensou?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ana Carla do Carmo, 1972-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/6090
Resumo: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
id RCAP_b0a87609f5ff7f63cfeb9c6d6bb1dda0
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/6090
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impactos do processo RVCC de nível básico : aprender compensou?Formação de adultos - PortugalFormação experiencialEducação permanenteAprendizagem ao longo da vidaTrabalhos de projecto de mestrado - 2011Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011A narrativa biográfica, que é o ponto de partida do presente trabalho de projecto, permite uma análise e uma reflexão crítica e retrospectiva sobre o percurso académico, formativo e profissional, que conduziu à função actual de Profissional de RVC, identificando as experiências profissionais, as pessoas e os contextos mais marcantes, permitindo reflectir sobre o desenvolvimento pessoal, profissional e sócio-cultural, fazendo uma articulação entre essas experiências vividas e os elementos conceptuais referentes à formação de adultos, fruto da análise documental realizada, que permite situar a experiência profissional e responder à questão - “Onde me situo como formador?”. Relembra-se o projecto inicial de educação de adultos e analisa-se a evolução das políticas de educação e formação de adultos, quer a nível internacional, quer a nível nacional durante as três últimas décadas, tendo como dimensões de análise as duas grandes perspectivas educativas dos últimos trinta anos – a educação permanente e a aprendizagem ao longo da vida. A dimensão empírica de nível micro, debruça-se sobre as mais-valias que a Educação de Adultos, mais precisamente através do Processo RVCC desenvolvido no Centro Novas Oportunidades de Benavente, tem sobre a vida dos Adultos certificados a nível básico. No final, apresenta-se uma comparação entre os dados obtidos pela equipa de avaliação externa à Iniciativa Novas Oportunidades (nível macro / nacional) e os obtidos no Centro Novas Oportunidades (nível micro / local), identificando o que de comum e diferente existe entre ambos.The biographical narrative, which is the starting point of the present working project, allows the analysis, a critical reflection and a retrospective about the academical, formative and professional route, that led to the actual function of RVC Professional, identifying the professional experiences, the people and the most marking contexts, allowing a reflection about the personal, the professional and the social-cultural development, making the articulation between those living experiences and the conceptual elements regarding the adults formation. This documental analysis allows to locate the professional experience and get the answer to the question “What is my position as a trainer? “. This work makes reference to the initial project of adult education and analyse the educational and formative policies development, in a international and national level during the three last decades. The analysis dimensions were the two great educational perspectives of the last thirty years – the permanent education and the lifelong learning. At a local level, the empirical dimension studies the gains the adult education, more accurately by the RVCC Process developed at the “Novas Oportunidades“ Center in Benavente, in terms of the adults life certified in basic level. At the end, was made a comparison between the results obtained by one external evaluation team outside the “Novas Oportunidades“ (Macro / National Level) and by the “Novas Oportunidades“ Center (Micro / Local Level), identifying the similarities and the differences between them.Alves, Natália, 1958-Repositório da Universidade de LisboaCarvalho, Ana Carla do Carmo, 1972-2012-04-23T10:26:51Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6090porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:22Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6090Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:18.784607Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impactos do processo RVCC de nível básico : aprender compensou?
title Impactos do processo RVCC de nível básico : aprender compensou?
spellingShingle Impactos do processo RVCC de nível básico : aprender compensou?
Carvalho, Ana Carla do Carmo, 1972-
Formação de adultos - Portugal
Formação experiencial
Educação permanente
Aprendizagem ao longo da vida
Trabalhos de projecto de mestrado - 2011
title_short Impactos do processo RVCC de nível básico : aprender compensou?
title_full Impactos do processo RVCC de nível básico : aprender compensou?
title_fullStr Impactos do processo RVCC de nível básico : aprender compensou?
title_full_unstemmed Impactos do processo RVCC de nível básico : aprender compensou?
title_sort Impactos do processo RVCC de nível básico : aprender compensou?
author Carvalho, Ana Carla do Carmo, 1972-
author_facet Carvalho, Ana Carla do Carmo, 1972-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Natália, 1958-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Ana Carla do Carmo, 1972-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de adultos - Portugal
Formação experiencial
Educação permanente
Aprendizagem ao longo da vida
Trabalhos de projecto de mestrado - 2011
topic Formação de adultos - Portugal
Formação experiencial
Educação permanente
Aprendizagem ao longo da vida
Trabalhos de projecto de mestrado - 2011
description Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-04-23T10:26:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/6090
url http://hdl.handle.net/10451/6090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134202328776704