De professor do ensino secundário a formador de RVCC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Curado, Filomena da Conceição de Sousa Freire, 1966-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/3145
Resumo: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
id RCAP_299c38448b742007d69a4484e680f1a4
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/3145
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling De professor do ensino secundário a formador de RVCCFormação de adultosAprendizagem experiencialReconhecimento de competênciasTeses de mestrado - 2010Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010Este estudo insere-se no contexto dos processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, incide sobre um dos intervenientes nestes processos que é o Formador, mais especificamente o Formador que é Professor do Ensino Secundário. Assim, partiu-se para este estudo com a seguinte questão: como é que um Professor do ensino secundário aprende a ser um Formador de RVCC? Procura-se deste modo reflectir sobre as mudanças efectuadas, na atitude e na prática profissional do Professor –Formador e discutir o processo de aprendizagem de um Professor do ensino secundário que se torna Formador de RVCC. A questão de partida e os objectivos deste estudo remeteram para as temáticas da Competência, do Reconhecimento de Adquiridos, da Aprendizagem Experiencial e do Formador de Adultos, que constituem o enquadramento teórico deste trabalho. É uma investigação de natureza qualitativa, um estudo de caso e tem como objecto de estudo um conjunto de formadores, de um Centro de Novas Oportunidades, integrado numa Escola Secundária. Como método de recolha de informação, foi usada a entrevista semi-directiva a sete formadores do dito Centro. E o tratamento das informações recolhidas foi feito através da Análise de conteúdo. A investigação efectuada permitiu concluir que os professores deste estudo aprenderam a ser formadores de RVCC essencialmente através da Prática e da Experiência, tornadas objecto de reflexão. Nestas mobilizam um conjunto de recursos: saberes ser relacionais; saberes teóricos, adquiridos autonomamente e através de contextos formais; e saberes práticos objectivados e partilhados com outros com quem trabalham em equipa.Cette étude s’insère dans le contexte des processus de Reconnaissance, Validation et Certification des Compétences et se centre sur un des intervenants dans ces processus, qui est le formateur, plus spécifiquement le formateur qui est professeur de l’enseignement secondaire. Ainsi, je suis partie pour cette étude avec la question suivante : comment un professeur de l’enseignement secondaire apprend-il à être un formateur de RVCC ? On cherche donc à réfléchir sur les changements effectués dans l’attitude et dans la pratique professionnelle du professeur – formateur et discuter le processus d’apprentissage d’un professeur de l’enseignement secondaire qui devient formateur de RVCC. La question de départ et les objectifs de cette étude ont remis vers les thématiques de la Compétence, de la Reconnaissances des acquis, de l’Apprentissage Expérientielle et du Formateur d’Adultes, qui constituent l’encadrement théorique de ce travail. C’est une investigation de nature qualitative, une étude de cas et qui a comme objet d´étude un ensemble de formateurs d’un Centre Novelles Opportunités, intégré dans une École Secondaire. Comme méthode de recueille d’informations, a été utilisé l’entretien demi directif avec sept formateurs du Centre. Et le traitement des informations recueillies a été fait travers l’Analyse de Contenu. L’investigation effectuée a permis inférer que les professeurs de cette étude ont appris à être formateurs de RVCC essentiellement à travers la Pratique et l’Expérience, devenues objet de réflexion. Dans celles-ci ils mobilisent un ensemble de recours : savoirs êtres relationnels ; savoirs théoriques, acquis de façon autonome ou à travers des contextes formels ; et savoirs pratiques objectivés et partagés avec ceux qui appartiennent à la même équipe de travail.Cabrito, Belmiro Gil, 1949-Repositório da Universidade de LisboaCurado, Filomena da Conceição de Sousa Freire, 1966-2011-04-19T12:32:19Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/3145porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:43:38Zoai:repositorio.ul.pt:10451/3145Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:14.065767Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv De professor do ensino secundário a formador de RVCC
title De professor do ensino secundário a formador de RVCC
spellingShingle De professor do ensino secundário a formador de RVCC
Curado, Filomena da Conceição de Sousa Freire, 1966-
Formação de adultos
Aprendizagem experiencial
Reconhecimento de competências
Teses de mestrado - 2010
title_short De professor do ensino secundário a formador de RVCC
title_full De professor do ensino secundário a formador de RVCC
title_fullStr De professor do ensino secundário a formador de RVCC
title_full_unstemmed De professor do ensino secundário a formador de RVCC
title_sort De professor do ensino secundário a formador de RVCC
author Curado, Filomena da Conceição de Sousa Freire, 1966-
author_facet Curado, Filomena da Conceição de Sousa Freire, 1966-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabrito, Belmiro Gil, 1949-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Curado, Filomena da Conceição de Sousa Freire, 1966-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de adultos
Aprendizagem experiencial
Reconhecimento de competências
Teses de mestrado - 2010
topic Formação de adultos
Aprendizagem experiencial
Reconhecimento de competências
Teses de mestrado - 2010
description Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-04-19T12:32:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/3145
url http://hdl.handle.net/10451/3145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134177257324544